WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 459 - 3 de Abril de 2016

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Marconi Oliveira Miranda (Juiz de Fora, MG)
Quinta-feira, 24 de março de 2016 às 22:12:50
Gostaria de esclarecimento sobre a questão 621: Onde está escrita a Lei de Deus? R.: Na consciência. Então pergunto: Há pessoas que acham que estão fazendo o correto, ou seja, conforme a consciência. Exemplo: Muçulmano que se explode cheio de bombas atreladas ao corpo achando que está agindo correto. Como ficam estas questões?
Marconi


Resposta do Editor:

A palavra “consciência” possui diversos significados. Em filosofia, é definida como sendo um atributo altamente desenvolvido na espécie humana e que se define por uma oposição básica: é o atributo pelo qual o homem toma em relação ao mundo (e, posteriormente, em relação aos chamados estados interiores, subjetivos) aquela distância em que se cria a possibilidade de níveis mais altos de integração.

Segundo a questão 835 d´O Livro dos Espíritos, a consciência é um pensamento íntimo, que pertence ao homem, como todos os pensamentos.

É por causa disso que a palavra “consciência” pode apresentar-se seguida de diferentes adjetivos: consciência pura, consciência tranquila, consciência pesada, consciência culpada etc. Aliás, segundo lemos na questão 922 do livro mencionado, a consciência tranquila é um dos requisitos da chamada felicidade relativa de que podemos desfrutar em um planeta como o nosso.

Em seguida à questão 621, citada pelo leitor, Kardec registrou uma outra pergunta muito interessante: “Visto que o homem traz em sua consciência a lei de Deus, que necessidade havia de lhe ser ela revelada?”

Os instrutores espirituais responderam: “Ele a esquecera e desprezara. Quis então Deus lhe fosse lembrada”. (L.E. 621, a)

Na sequência, disseram que Deus confiou a certos homens a missão de revelarem a sua lei. “São Espíritos superiores, que encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade.” (L.E. 622)

Sendo um pensamento íntimo, é evidente que a consciência é suscetível de desenvolvimento e aprimoramento, do mesmo modo que uma pedra bruta pode ocultar uma joia valiosa que aguarda apenas que seja, no devido tempo, lapidada.

No artigo intitulado “Quais são e onde estão as Leis de Deus?”, Orson Peter Carrara alude explicitamente ao assunto. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/341/especial.html

 


De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Terça-feira, 29 de março de 2016 às 21:45:05
Sobre o tenebroso planeta Chupão, o que diz realmente o Espiritismo? Irmãos, alguns espíritas famosos atribuem que o próprio médium Chico Xavier teria nos alertado de um planeta que atrairia os espíritos encarnados e desencarnados de baixa vibração para esse planeta exílio. Pergunto se foi Chico Xavier que falou isso mesmo e se foi Chico Xavier que disse o que é realmente esse planeta Chupão.
Desde já, muito obrigado.
Sergio Henrique

Resposta do Editor:

A respeito do assunto publicamos nesta revista o artigo “O fim do mundo e os ETs nas reuniões mediúnicas”, de autoria de Leonardo Marmo Moreira. Eis parte do texto publicado:

“Chupão” seria um planeta que lenta e gradualmente receberia imigrações planetárias oriundas da Terra, constituídas por Espíritos que estivessem em níveis espirituais abaixo da média do nosso planeta e que estariam prejudicando a evolução geral das criaturas terrenas. Por conseguinte, estariam freando o avanço da Terra para um plano de Regeneração. Entretanto, não sabemos o que exatamente o Chico disse e como disse. Fornecendo o benefício da dúvida e admitindo-se, uma vez mais, essa possibilidade, haja vista informações da própria codificação e de outros médiuns ressaltando o período de transição pelo qual passa a Terra, o planeta “Chupão”, que receberia Espíritos não mais aptos a habitar a Terra, poderia ser apenas uma metáfora, denotando algum tipo de expurgo espiritual.

Para ler o artigo na íntegra, basta clicar neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/252/leonardo_marmo.html

 


De: Ila de Figueiredo Pinto (Astolfo Dutra, MG)
Sábado, 26 de março de 2016 às 11:16:55
Assunto: Especial 457 - A Bíblia não é a Palavra de Deus
Bom dia, companheiro!
Suas explicações são de suma importância para o conhecimento da verdade. Pois, só através de investigações acerca da palavra que nos foi deixada pela Bíblia, poderemos nos firmar no propósito de existentes aqui na terra. Obrigada pelos esclarecimentos, abraços.
Até a próxima.
Ila

 


De: Mauricio Gonçalves de Moura (Bauru, SP)
Quarta-feira, 23 de março de 2016 às 10:50:06
Assunto: Especial 457 - A Bíblia não é a Palavra de Deus
É interessante saber que há pessoas que dedicam seu tempo e sua pesquisa a um estudo de relevada importância como esse.
Parabéns.
Mauricio

 


De: André Novais (Uberaba, MG)
Quarta-feira, 23 de março de 2016 às 14:53:32
Assunto: Especial 457 - A Bíblia não é a Palavra de Deus
Extraordinária percepção.
Parabéns.
André

 


De: Graziela T. (São Bernardo do Campo, SP)
Quinta-feira, 24 de março de 2016 às 12:26:06
Boa tarde.
Gostaria de mais informações sobre o jornal de vocês, para fazermos anúncios.
Trabalhamos com dois médiuns atualmente e estamos buscando meios de divulgar o trabalho.
Grata.
Graziela

Resposta do Editor:

Para saber qual é a circulação e o alcance desta revista, basta clicar no Especial publicado nesta mesma edição, comemorativo do aniversário do periódico. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano9/459/especial.html /. Nossa revista, porém, não publica anúncios.

 


De: Anali dos Santos Siqueira (Ituiutaba, MG)
Domingo, 27 de março de 2016 às 11:07:33
Gostaria de receber palestras realizadas pelo Dr. Aguinaldo Vasconcelos. Hoje não pude ouvir, pois cuido de minha mãe idosa e acamada. Falta tempo, levanto tarde, pois à noite ela não dorme e tenho que estar acordada tb.
Obrigada!
Anali


Resposta do Editor:

Para assistir a diversas palestras proferidas pelo Dr. Aguinaldo de Paula Vasconcelos, basta acessar o YouTube. Eis um link que remete a uma delas:
https://www.youtube.com/watch?v=guVrQpgcdNo

 


De: Maria Rosa (Viana do Castelo, Portugal)
Segunda-feira, 28 de março de 2016 às 19:57:55
Assunto: Especial 458 - Levantando o véu da eutanásia
Só Deus tem o poder de dar e tirar a vida. Dentro do contexto espírita, gostei da reflexão desenvolvida.
Maria

 


De: Josiana da Silva (Lavras, MG)
Segunda-feira, 28 de março de 2016 às 16:12:36
Assunto: Especial 340 - A mediunidade e o médium
Quero consultar um médium.
Como faço?
Josiana


Resposta do Editor:

Em Lavras mesmo a leitora poderá satisfazer seu desejo. Basta procurar atendimento em uma casa espírita situada na cidade.

 


De: Helio S. (Serra Talhada, PE)
Sexta-feira, 25 de março de 2016 às 06:15:39
Assunto: Especial 343 - Jesus desce à Terra no Natal
Amigos. Eu também ouvi dizer que o mestre Jesus vinha duas vezes ao ano para a Terra! Qual seria a outra data?
Gostei da matéria!
Parabéns!
Helio


Resposta do Editor:

Não temos a informação a que o leitor se refere, mas, na condição do governador espiritual do planeta, tudo indica que ele jamais se ausenta do nosso orbe. Na obra de André Luiz, psicografada por Chico Xavier, é dito com toda a clareza que o Mestre periodicamente desce aos vales da dor e do sofrimento que compõem a paisagem espiritual de nosso planeta, para levar aos que sofrem o conforto de sua presença e sua assistência amorosa. Vale a pena, a propósito, ler o depoimento dado pelo instrutor Albano Metelo, que o leitor encontrará no cap. 1, págs. 16 a 18 do livro Obreiros da Vida Eterna, de André Luiz.

 

 

 
AVISO AO LEITOR

O leitor pode enviar sua mensagem diretamente ao editor desta seção, valendo-se deste endereço: aoofilho@oconsolador.com.br

Os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, dia 2/04/2016, às 17 horas.

Eis o link: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita