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Brasil
Ano 9 - N° 454 - 28 de Fevereiro de 2016
DJAIR DE SOUZA RIBEIRO
djribeiro@uol.com.br
Santo André, SP (Brasil)
 


Divaldo: “Mais significativo que crer em Deus é amá-Lo, amando nosso próximo”

O orador foi uma das atrações do
32º Congresso Espírita do Estado de Goiás

 
No período de 6 a 9 de fevereiro, realizou-se o 32º Congresso Espírita do Estado de Goiás, evento promovido pela federativa espírita local, que teve como tema central “Educação com o Cristo”.

Divaldo Franco foi um dos conferencistas que participaram do evento, que contou também com a participação dos palestrantes Sandra Borba, Cíntia Vieira Soares, Rossando Klinjey, Simão Pedro, Haroldo Dutra Dias, Otaciro Rangel, Marlon Reikdal e José Carlos De Lucca.

No dia 8 de fevereiro, na chamada segunda “gorda” de carnaval, enquanto milhares de pessoas buscam as extravagâncias de Momo e sua corte, em Goiânia mais de 3.000

pessoas se acotovelavam na entrada do Centro de Convenções buscando a oportunidade de assistir a mais uma palestra de Divaldo Franco.
   

O teatro Rio Vermelho com seus exatos 2.080 lugares tornou-se insuficiente para acomodar a multidão que desde as 17h aguardava a liberação de entrada para a palestra, cujo início estava agendado para as 20h. Foi necessário acomodar os demais em auditórios providos de te-

lões.  

A chuva forte de verão proporcionada pela Natureza já antecipava a chuva de bênçãos que a todos iria envolver.

Divaldo Franco iniciou a exposição abordando a Revolução Francesa de 1789 que, na esteira de destronar a monarquia absolutista, aboliu igualmente a Aristocracia e a Igreja oficial, abraçando o Materialismo filosófico. Pierre Gaspard Chaumette proclamou: A Razão é o único e verdadeiro Deus. O Deus oficial apresentado pela Igreja era incompatível com a Natureza.

O tempo, contudo, trouxe de volta pensadores, filósofos e cientistas que admitiam a existência de Deus, que voltava, assim, a tocar a alma da humanidade. Huberto Rohden, filósofo e teólogo brasileiro, denominava Deus como o Absoluto Anônimo. Divaldo cita então o Dr. Morrison e cita as sete razões pelas quais esse renomado cientista americano afirma provar a existência de Deus.

Divaldo acrescentou, então, que mais significativo do que crer na existência de Deus é amá-Lo, amando nosso próximo. Depois, emocionando a todos os presentes, aborda “Os Invisíveis” que não recebem de nós a devida atenção e consideração. Cita Madre Tereza de Calcutá que retira do monturo de lixo uma mulher à beira da morte, ali abandonada pelo próprio filho. Madre Tereza cuida dessa sofrida mulher que, observando ser sua benfeitora uma religiosa, lhe pergunta: Quem é teu Deus? E a caridosa Madre responde simplesmente: Você.

Culminando sua apresentação, Divaldo narrou um fato emocionante ocorrido recentemente. Divaldo estava em um restaurante quando, ao passar por um modesto servidor afrodescendente, ouviu Joanna de Ângelis lhe falar na acústica da alma: Não vás embora deste local sem antes dar um abraço no profissional que te serve à mesa. Divaldo assim o fez, agradecendo a fineza e profissionalismo com o qual fora servido. Oportunamente o servidor humilde buscou a companhia de Divaldo para agradecer-lhe o gesto de afeto e respeito. E confessou que planejava naquele mesmo dia cometer suicídio, pois fora diagnosticado com câncer terminal, mas o carinho recebido daquele estrangeiro estranho levou-o a repensar sua decisão.

Muitas vezes o ensinamento de Jesus “Vinde a mim todos vós que estais sobrecarregados e aflitos” pode ser alcançado com um simples, cordial, fraterno e sincero abraço. 

O Homem Integral 

Apesar do clichê, o 32º Congresso Espírita do Estado de Goiás encerrou suas atividades com chave de ouro. E nem poderia ser de outra forma. O concorrido evento contou com a presença de Divaldo Pereira Franco que, por mais de 2 horas, discorreu sobre o tema “O Homem Integral”.

Para aqueles que imaginam que o tema escolhido para o encerramento nada tem a ver com o assunto principal, vale lembrar que o conceito de homem integral refere-se a um processo que tem por precípuo objetivo o aperfeiçoamento espiritual, a utilizar-se continuamente da educação.

De maneira segura e lúdica, referindo-se constantemente a fatos e exemplos, Divaldo deixou claro que não devemos confundir homem integral com homem perfeito, uma vez que os postulados espíritas referem-se ao aperfeiçoamento moral e intelectual da criatura e não à busca da perfeição.

Iniciando sua narrativa pela evolução do psiquismo, que transita do instinto para a razão culminando com o amor, Divaldo observa que nossa mais ancestral emoção é o medo. Posteriormente aflora a razão e a criatura passa a ter a percepção da Divindade e o vislumbre da continuidade da vida no plano espiritual. A cultura grega e os seus pensadores e filósofos intuíram esses fatos, enquanto que os egípcios a eles chegaram pelo intercâmbio mediúnico.

Divaldo discorreu, então, de forma segura sobre o conhecimento e a conscientização da realidade universal, como sendo os pilares de arrimo do homem integral. Abordou a seguir os níveis de consciência, conforme classificação feita por Pedro Ouspensky:

1. Consciência de sono SEM sonhos (onde se demoram cerca de 90% da humanidade)

2. Consciência de sono COM sonhos

3. Consciência de Si mesmo.

4. Consciência Cósmica.

Quanto ao nível 4, ele lembrou a célebre frase de Paulo de Tarso: “Já não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim” (Gálatas 2:20).

Divaldo, magistral e didaticamente, ilustrou cada um desses níveis permitindo-nos a todos identificar aquele em que estagiamos e, assim, estabelecermos um programa pessoal de aperfeiçoamento.

Para abordar essa fase da conferência, Divaldo Franco citou o pensamento de Huberto Rohden, filósofo e teólogo brasileiro, acerca da abissal diferença que existe entre os termos cristão e crístico.

O primeiro se refere a todo aquele que professa ou adota quaisquer uma das diversas denominações religiosas cristãs, enquanto o segundo é aplicado somente àqueles que vivem e praticam os ensinamentos e a moral de Jesus, muitos deles sem sequer ser cristãos.

Gandhi, sem ser cristão era, contudo, crístico. A partir desse foco Divaldo discorre sobre os inúmeros fatos da vida e dos exemplos de homem integral vividos por Mohandas Karamchand Gandhi, o Mahatma, e sua Satyagraha – um termo formado pelas palavras: Satya – Verdade - e agraha - Firmeza, constância.

De Gandhi – que afirmou amar o Cristo, mas temer os cristãos – Divaldo salta para Martin Luther King Junior que, inspirado por Gandhi em um encontro entre ambos, deu início à luta pela igualdade racial nos Estados Unidos.

Nesse ponto da narrativa, Divaldo emocionou a todos quando das lutas de Martin Luther King saltou para o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, feito no mesmo local onde teve início a luta pelos direitos civis.

Os aplausos demorados e em pé foram os mais eloquentes testemunhos da grandiosidade da apresentação. 

Exposição Divaldo Franco, O Semeador de Estrelas 

Os organizadores do 32º Congresso Espírita do Estado de Goiás dedicaram um generoso espaço para homenagear Divaldo Franco.

Momento de autógrafos com Divaldo

A Exposição “Divaldo Franco, o Semeador de Estrelas” reverencia o maior médium espírita da atualidade, os fatos marcantes de sua trajetória, assim como o trabalho social desenvolvido pela Mansão do Caminho, que já atendeu mais de 35 mil crianças carentes na periferia de Salvador. Dentre os vários prêmios por ele recebidos, destaca-se o de Embaixador da Paz, a ele outorgado pela Organização das Nações Unidas

(ONU).  

Além de toda a historiografia de Divaldo, a exposição homenageia acertadamente o querido e saudoso Nilson de Souza Pereira (o inesquecível tio Nilson) e a mentora Joanna de Ângelis

A exposição foi originalmente criada pela Federação Espírita Brasileira e aberta ao público, em Brasília, entre novembro de 2014 e junho de 2015, ocasião em que mais de 200.000 pessoas visitaram a mostra.

 

Nota do Autor: 

As fotos que ilustram esta reportagem são de autoria de Sandra Patrocínio. 



 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita