WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudando a série André Luiz

Ano 9 - N° 452 - 14 de Fevereiro de 2016

MARCELO BORELA DE OLIVEIRA
marceloborela2@gmail.com
Londrina, PR (Brasil)  
 

 

Agenda Cristã

André Luiz

(Parte 5)

Continuamos nesta edição o estudo sequencial do livro Agenda Cristã, obra de autoria de André Luiz, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier  em 1947 e publicada pela Federação Espírita Brasileira em 1948.

Questões preliminares     

A. Que propõe André Luiz com relação ao uso da franqueza?  

Que sejamos leais, mas fujamos à franqueza descaridosa. A pretexto de ser realista, não queiramos ser mais verdadeiro que Deus, somente de cuja Autoridade Amorosa recebemos as revelações e trabalhos de cada dia. (Agenda Cristã, cap. 9.)  

B. É bom ter cuidado em face do mal que presenciamos? 

Uma boa palavra – diz André – auxilia sempre. Mas o mal não merece comentário em tempo algum. (Agenda Cristã, cap. 9.)

C. Nos comentários referentes a outras pessoas, que recomenda André Luiz?

Ele recomenda que tenhamos cuidado quando fizermos qualquer apreciação alusiva a segundas e terceiras pessoas. Lembremo-nos de que, em outras ocasiões, outras pessoas serão chamadas a fim de se referirem a nós. (Agenda Cristã, cap. 10.)

Texto para leitura 

76. Nas conversações – Não se irrite com o interlocutor, se não lhe corresponde à expectativa. Talvez não tenha sido você suficientemente claro na ex­pressão. (Agenda Cristã, cap. 9.)

77. Se o interpelado não atende, de pronto, cale as reclamações. É provável que ele seja gago e, se o não for, a descortesia é uma infelicidade em si mesma. (Agenda Cristã, cap. 9.)

78. Quando alguém não lhe der a informação solicitada, com a presteza que você desejaria, não se aborreça. Recorde que a surdez pode atacar a todos. (Agenda Cristã, cap. 9.)

79. Evite os assuntos desconcertantes para o ouvinte. Todos temos zonas nevrálgicas no destino, sobre as quais precisamos fazer silêncio. (Agenda Cristã, cap. 9.)

80. Não pergunte a esmo. Quem muito interroga, muito fere. (Agenda Cristã, cap. 9.)

81. Cultive a delicadeza com os empregados de qualquer instituição ou estabelecimento, onde você permaneça de passagem. Sua mente, quase sempre, está despreocupada em semelhantes lugares e ignora os problemas de quem foi chamado a servi-lo. (Agenda Cristã, cap. 9.)

82. Seja leal, mas fuja à franqueza descaridosa. A pretexto de ser realista, não pretenda ser mais verdadeiro que Deus, somente de cuja Autoridade Amorosa recebemos as revelações e trabalhos de cada dia. (Agenda Cristã, cap. 9.)

83. Se o companheiro lhe fere o ouvido com má resposta, tenha calma e espere o tempo. Possivelmente já respondeu com gentileza noventa e nove vezes a outras pessoas, ou, talvez, acabe de sofrer uma perda impor­tante. (Agenda Cristã, cap. 9.)

84. Ajude, conversando. Uma boa palavra auxilia sempre. (Agenda Cristã, cap. 9.)

85. Lembre-se de que o mal não merece comentário em tempo algum. (Agenda Cristã, cap. 9.)

86. Nos momentos graves – Use calma. A vida pode ser um bom estado de luta, mas o estado de guerra nunca é uma vida boa. (Agenda Cristã, cap. 10.)

87. Não delibere apressadamente. As circunstâncias, filhas dos Desígnios Superiores, modificam-nos a experiência, de minuto a minuto. (Agenda Cristã, cap. 10.)

88. Evite lágrimas inoportunas. O pranto pode complicar os enigmas ao invés de resolvê-los. (Agenda Cristã, cap. 10.)

89. Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero. O reerguimento é a melhor medida para aquele que cai. (Agenda Cristã, cap. 10.)

90. Tenha paciência. Se você não chega a dominar-se, debalde buscará o entendimento de quem não o compreende ainda. (Agenda Cristã, cap. 10.)

91. Se a questão é excessivamente complexa, espere mais um dia ou mais uma semana, a fim de solucioná-la. O tempo não passa em vão. (Agenda Cristã, cap. 10.)

92. A pretexto de defender alguém, não penetre o círculo barulhento. Há pessoas que fazem muito ruído por simples questão de gosto. (Agenda Cristã, cap. 10.)

93. Seja comedido nas resoluções e atitudes. Nos instantes graves, nossa realidade espiritual é mais visível. (Agenda Cristã, cap. 10.)

94. Em qualquer apreciação, alusiva a segundas e terceiras pessoas, tenha cuidado. Em outras ocasiões, outras pessoas serão chamadas a fim de se referirem a você. (Agenda Cristã, cap. 10.)

95. Em hora alguma proclame seus méritos individuais, porque qualquer qualidade excelente é muito problemática no quadro de nossas aquisições. Lembre-se de que a virtude não é uma voz que fala, e, sim, um po­der que irradia. (Agenda Cristã, cap. 10.) (Continua no próximo número.)



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita