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Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 450 - 31 de Janeiro de 2016

ROGÉRIO COELHO
rcoelho47@yahoo.com.br
Muriaé, MG (Brasil)

 


As duas torres elevadas
da caridade

O homem derrapa na censura hostil em referência às faltas do
próximo, como  se não as tivesse em idênticas circunstâncias

 “Indulgência e Amor são os pináculos mais exuberantes da vera Caridade.” - François C. Liran

O Espírito de Verdade declarou sem rebuços[1]: “(...) sinto-me por demais tomado de compaixão pelas vossas misérias, para deixar de estender mão socorredora aos infelizes transviados que, vendo o Céu, caem nos abismos do erro. Crede, amai...”

No célebre e quase cruento episódio[2] da mulher flagrada em adultério, Jesus reverteu a impiedade da multidão ignara fazendo-a enxergar as próprias defecções.

Ora, se todos temos telhados de vidro, não nos assiste, de forma alguma, o direito de lançar pedras no telhado alheio. O anátema lançado na direção do semelhante volta, qual bumerangue, para o seu ponto de partida, quiçá com mais força e poder de destruição. Portanto, há que se ter, no próprio interesse, indulgência e amor na base da vida de relação.

José, Espírito protetor, nos aconselha[3] a utilização da severidade tão somente para conosco mesmos, empregando, por outro lado, sem parcimônia, a indulgência para com o próximo.

Só Deus pode julgar em última instância e de maneira absolutamente isenta e correta, vez que somente Ele conhece o móvel dos atos alheios em sua profundidade, desculpando, vezes sem conto, as faltas que censuramos, como também condenando as que muitas vezes relevamos...

A indulgência age como um bálsamo que mitiga as feridas expostas da Alma, acalmando as mais acerbas dores morais, mormente quando mesclada ao Amor, ao se transformar, então, em sublime e abendiçoada lixívia, com poder irresistível para erradicar o orgulho e o egoísmo, predispondo a criatura à benevolência e ao devotamento, sob o pálio da abnegação, oferecendo uma visão dos pródromos do reinado da paz.

Em uníssono com José, Espírito protetor, Joanna de Ângelis[4] amplia ainda mais o pensamento em torno da indulgência e do amor, afirmando: “(...) a indulgência é comportamento pouco usual entre os homens... Embora sendo mais fácil compreender do que censurar, prefere-se a acusação rigorosa à tolerância fraternal, estabelecendo-se áreas de animosidade no relacionamento social, perfeitamente evitáveis.

Ainda sofrendo as contingências do primarismo agressivo que teima em viger nas atitudes do cotidiano, o homem derrapa na censura hostil e na dureza de julgamento, em referência às faltas do próximo, como se não as tivesse em idênticas circunstâncias. Vezes outras, porque lhe são familiares as imperfeições, identifica-as noutrem, arremetendo contra as mesmas, em mecanismos de fuga a respeito da fragilidade pessoal e desforçando-se dos seus fracassos na debilidade do próximo, que lhe é intolerável.

Quanto mais severo é o intolerante, no exame das limitações e fracassos de outrem, mais atormentado e fraco ele se sente, disfarçando tal situação com a catilinária agressiva, através da qual se refugia e compraz.

A indulgência faz muita falta aos homens, e a sua ausência na ação responde por muitos males que afligem o mundo. Ela propicia ao equivocado a oportunidade pa­ra refazer a experiência, e dá-lhe também ensejo de avaliar o erro motivando-o a uma reformulação de conceitos sobre a vida, portanto auxiliando-o a agir com retidão.

A indulgência é ato de amor, que dignifica quem a oferece e aquele que a recebe. Tu, no entanto, que conheces Jesus, vai além: sê indulgente para com aquele que te fere e, conhece­dor que és do significado da vida, proporciona-lhe algum bem.

Não somente deves esquecer a ofensa, como também contribuir para o crescimento moral do ofensor, substituindo o ódio e a mágoa pelo amor, ensinando através da bondade a lição da fraternidade que ajuda e socorre. Da indulgência todos necessitam. Ela ampara os fortes quando caem, e anima os fracos que, sem a sua força, jamais se ergueriam.

Conta-se que, após a ressurreição de Jesus e o Seu aparecimento aos discípulos, quando reinava entre eles imensa alegria e incontida esperança, o Mestre foi buscar Judas, perturbado em si mesmo, nos tormentos do suicídio, a fim de auxiliá-lo na reabilitação necessária. Indulgência e amor são, portanto, os termos elevados da caridade em sua mais alta expressão”.          


 

[1] - KARDEC, Allan. O Evangelho seg. o Espiritismo. 125. ed. Rio: FEB, 2006, cap. VI, item 5, § 4º.

[2] - João, 8:1 a 11.

[3] - KARDEC, Allan. O Evangelho seg. o Espiritismo. 125. ed. Rio: FEB, 2006, cap. X, item 16, § 4º.

[4] - FRANCO, Divaldo. Luz da Esperança.  3. ed. Rio [de Janeiro]: F. V. LORENZ, 2002, cap.  22.


 

 


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