WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Esperanto em destaque
Ano 9 - N° 448 - 17 de Janeiro de 2016
LEONARDO CASSANHO FORSTER
leo.cassanho@yahoo.com.br
Londrina, PR (Brasil)
 

 

TEDx Goiás sobre o Esperanto 

“Uma das formas de fazer que a relação com o outro possa fluir adequadamente é através da tecnologia mais básica que nós humanos temos: comunicação e linguagem. Desenvolvemo-la há séculos, mas ainda não fomos capazes de reinventar uma forma de comunicar entre todos da mesma forma. Na série Jornada nas Estrelas, o tradutor universal era ainda um experimento em 2.151, quando a Enterprise NX-01 foi lançada. Ele traduzia rapidamente o idioma alienígena, mas tratando-se de um estado experimental ainda eram necessários linguistas nas naves para ajudar nos processos. Como então falarmos com todos sem esse tradutor universal?

E se não precisássemos de linguistas? Nascido em Goiânia, Fábio Santos é esperantista. Mora hoje em Alto Paraíso de Goiás, cidade que lhe ensina a cada dia a “viver em comunidade” dialogando com uma diversidade cultural incrível, onde se tem tempo para um boa prosa ou observar o céu. Cientista da Computação pela Universidade Federal de Goiás, acha que pode ser daí que venha o seu interesse por aprender linguagens, de programação, corporais, verbais e tantas outras. Levanta várias bandeiras por um mundo melhor: vegetarianismo, universalismo, simplicidade voluntária, ambientalismo, permacultura, não-violência e aqui ele nos traz todas essas ideias numa só: como comunicarmos além dos nossos idiomas comuns.” 

Assista no youtube: https://goo.gl/xjIhPl

Paraná vira referência no Esperanto 

“Uma passagem da bíblia diz que os homens não entendem a língua um dos outros, o que provoca a discórdia. Mas ainda há quem tenha esperança de conseguir reunir os povos por meio de uma só língua. São os esperantistas, ou seja, os partidários do esperanto, língua criada há 129 anos por Ludwik Lejzer Zamenhof com o intuito de não apenas reunificar os povos, mas também resguardar as línguas e culturas nativas das tentativas de dominação cultural.” 

Leia mais em: http://goo.gl/oIfjSR

En Popola Ĉinio 

“Lastatempe la usona televida reto CNN aperigis "20 sugestojn pri vojaĝo en Ĉinio", inter kiuj estas tio pri ĉin-medicina organizo.” 

Recentemente a rede de televisão norte-americana CNN apresentou “20 sugestões a se considerar em uma viagem para a China”, entre elas, uma diz respeito à organização da Medicina chinesa. 

Leia mais (em esperanto): http://goo.gl/eUUQqV

Studado pri “La Libro de la Spiritoj” 

Demando n-ro 187.

D: Ĉu la substanco de la perispirito estas la sama sur ĉiuj globoj?

R: “Ne; ĝi estas pli aŭ malpli etereca. Pasante de unu al alia mondo, la Spirito sin tegas per la materio propra al ĉiu el tiuj mondoj, tiel rapide kiel fulmo.” 

André Luiz...  força espiritual 

A cada semana, propomos uma frase de André Luiz, do livro Sinal Verde, psicografado por Chico Xavier, vertida ao esperanto por Allan Kardec Afonso Costa.  

“Vi estos spirite forta se vi observos vian spiritan malforton.” 

“Você será espiritualmente forte se observar sua fragilidade espiritual.” 

Até a próxima!



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita