WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Especial Inglês Espanhol    

Ano 9 - N° 445 - 20 de Dezembro de 2015

FELINTO ELÍZIO DUARTE CAMPELO
felintoelizio@gmail.com
 
Maceió, Alagoas (Brasil)

 
 

Felinto Elízio Duarte Campelo

A propósito
do Natal
 
O Natal – o aniversário de Jesus – está chegando. Sente-se no ar um misto de alegria, de emoção, de esperança, de fé

 
Não estamos trazendo para vocês, propriamente, uma mensagem. Chamar de mensagem seria força de expressão. São apenas algumas palavras, pobres, descoloridas, alinhavadas à guisa de mensagem natalina, para não fugir do compromisso assumido, lembrando o magnífico evento da vinda de Jesus à Terra.

Simples e despretensiosa como nós próprios, sem valor e qualificação literária, enfocando esparsas citações de cunho doutrinário, o seu conteúdo, entretanto, está cheio de sentimento.

Sincera, foi ditada pelo coração, escrita com a emoção que a festa natalina inspira, será transmitida sem os arroubos oratórios, mas dirigida a vocês com muito amor e como uma pálida expressão do muito que nos vai n’alma e não sabemos traduzir em palavras.

Os potentados e conquistadores se sucederam na Terra. Dominadores e cruéis, escravizaram homens, esmagaram nações, alcançando, pelas armas, as glórias efêmeras do mundo, e deixando em seu rastro a morte, a dor, o desespero, o ódio.

O Egito, sábio, poderoso e dominador, viu-se derrotado e ocupado pelos persas.

A Assíria empenhou-se em guerra com a Babilônia e a seguir foi tragada pelo Império dos Caldeus.

Nabucodonosor atacou e arrasou a cidade de Nínive, para depois desaparecer.

Esparta e Atenas, da velha e gloriosa Grécia de tantos e importantes filósofos, agrediam-se mutuamente em sanguinolentas batalhas fratricidas.

Roma, tirânica e invencível por muitos séculos, assistiu ao seu império esboroar-se. 

Ainda criança, Jesus confundiu e maravilhou os doutores da lei 

Os déspotas vieram, implantaram o regime da violência, da ambição, do orgulho, passaram num turbilhão de desencantos, foram vencidos, caíram no esquecimento. Os historiadores registram suas façanhas, a humanidade não mais se lembra deles.

Jesus, porém, teve como berço um punhado de palhas, como maternidade uma estrebaria, humildes pastores e bandos de animais foram os seus primeiros companheiros.

Quando do seu nascimento, hora maior da humanidade, os hinos de guerra foram substituídos por cânticos abençoados saudando a chegada libertadora do Embaixador Celeste.

Ainda criança, no Templo, Jesus confundiu e maravilhou os doutores da lei.

Feito jovem, no lar, trabalhou como simples carpinteiro, exemplificando que em toda realização não podemos dispensar o esforço próprio.

Já adulto, amando, perdoando, curando, consolando, ensinando, o Mestre revogou todas as legislações opressivas e impiedosas e promulgou a lei do amor, do perdão e da caridade.

Em sua peregrinação terrena, pregando aos homens a nova doutrina de fraternidade, fez do seu Evangelho um MANUAL DE CONDUTA HUMANA, para orientação dos nossos passos pelas sendas da vida; compôs um POEMA DE AMOR, que enternece e leva os corações renovados a vibrarem em uníssono com o Criador; doou-nos uma FONTE PERENE DE ESPERANÇAS, quando dos seus lábios brotaram, com inesquecível ternura, judiciosos ensinamentos.  

Sede, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celestial 

Em seu código de ética, Jesus registrou: 

“Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma e de todo o vosso entendimento. Este é o primeiro e o maior mandamento. E o segundo, semelhante ao primeiro, é: amareis o vosso próximo com o a vós mesmos. Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.”

“Aprendestes o que foi dito: Amareis o vosso próximo e odiareis os vossos inimigos. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai que está nos céus. Sede, pois, perfeitos, como perfeito é o vosso Pai Celestial.”

“Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que, afetadamente, oram em pé nas sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens. Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai ao Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa.”

“Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”

“Tirai primeiro a trave do vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão.”              

“Não julgueis, a fim de não serdes julgados; porquanto sereis julgados conforme houverdes julgado os outros.” 

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra 

Continuemos buscando conhecer, agora, o Evangelho em sua feição poética, recordando o Sermão da Montanha, hino de exaltação aos humildes e sofredores, e de louvor aos bons e justos:      

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.  

Quanta poesia também nas palavras de Jesus, contidas em Marcos, cap. X: “Deixai que venham a mim as criancinhas e não as impeçais, porquanto o reino dos céus é para os que a eles se assemelham”. 

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida” – afirmou Jesus 

Foi Jesus também um inspirado trovador, como podemos comprovar no cap. VI de Mateus: 

“Observai os pássaros do céu: não semeiam, não ceifam, nada guardam em celeiros; mas vosso Pai Celestial os alimenta.”

“Observai como crescem os lírios dos campos: não trabalham nem fiam, entretanto, eu vos declaro que nem Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles.”

Rememoremos, outrossim, o Evangelho como manancial inesgotável de consolações para o presente e de certeza num futuro melhor:

“Meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, a minha gente houvera combatido para impedir que eu caísse nas mãos dos judeus. Mas o meu reino ainda não é aqui.”

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. Depois que me tenha ido e vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também aí estejais.”

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai, senão por mim.”

“Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco.”                   

“Em verdade, em verdade, vos digo: Se o homem não renascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus.”

“Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.”

“Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bate à porta, ela abrir-se-á.” 

Jesus é verdadeiramente o divisor do tempo 

Jesus foi o exemplo maior de amor, de bondade, de simplicidade; foi meigo, doce e compassivo, austero e disciplinador, sem jamais empregar a violência.

Tolerante, compreendeu e relevou todas as fraquezas humanas.

Enérgico, usou de sua força e superioridade moral, para exprobrar os mercadores do templo e expulsar Espíritos obsessores, perversos e ignorantes, que subjugavam criaturas infelizes.

Por efeito de sua magna importância, Jesus é verdadeiramente o divisor do tempo. A História Universal identifica as eras como antes de Cristo e depois de Cristo.

Ainda hoje, vinte séculos decorridos, o Enviado Celeste reina soberano no coração da cristandade.

Como ocorreu há dois mil anos, preciso se faz que Jesus nasça em cada um de nós. Nasça como uma criancinha risonha, bela, sadia, que nos comova e encante com seu sorriso inocente, que nos leve a sonhar. Uma criança que não estacione no tempo, cresça e se torne adolescente lúcido, pronto para esclarecer e corrigir os vaidosos que se julgam detentores da verdade, tal qual aconteceu no templo em Jerusalém.

Um adolescente que alcance a juventude, compenetrado dos seus deveres, dotado de nobres predicados, trabalhador, honesto, equilibrado, mensageiro da concórdia.

Um jovem que atinja a idade adulta, fortalecido na fé, alimentado de amor, aureolado pela luz interior, que faça da caridade a virtude principal da sua vida.

Cada alma é um mundo onde Jesus – o Cristo Bendito de Deus – deve nascer e crescer. Façamos com que neste Natal Ele renasça em nós e, como carpinteiro que foi, venha esculpir em nosso coração um altar de reverência ao Pai.     

O Natal – o aniversário de Jesus – está chegando. Sente-se no ar um misto de alegria, de emoção, de esperança, de fé. A mesma alegria que naturalmente nos visita nas festividades mundanas. A grande emoção que nos envolve quando das confraternizações entre colegas, amigos, confrades e familiares. A renovada esperança de vermos dias melhores na virada de página do calendário do tempo. A abençoada fé, qual lírio virgíneo, que se desabrocha iluminada e se eleva em prece de louvor ao Divino aniversariante. 

É imperioso que diariamente Jesus renasça entre nós 

Repete-se, amiúde, ser o Natal o momento de reflexão, de análise do que foi feito, como foi feito, do que ficou por fazer.

Certo, o Natal nos enseja uma profunda reflexão sobre o que nos sucedeu no transcorrer do ano, nos leva a reconsiderar atitudes, nos induz a relevar faltas alheias e ofensas recebidas, nos encoraja a reconciliar com os adversários esquecendo mágoas, perdoando incondicionalmente e sem limite. O Natal inspira amor.

Não basta, porém, analisar ocorrências e refletir acerca de atitudes apenas na época natalina. É imprescindível que esse trabalho seja feito sempre, e mais: é imperioso que diariamente Jesus renasça entre nós.

Quando de fato o homem aprender a sublime mensagem do Evangelho e tiver o Mestre presente no relicário do coração, estará sepultado o passado de desacertos, desaparecerão as mágoas, sumirão os rancores, os ódios serão aplacados, as contendas esquecidas. Haverá paz na Terra.

Teremos então, todos os dias, um novo NATAL, o aniversário de Jesus.  

Feliz Natal para todos os que gozam de saúde; para os que desfrutam de uma situação financeira estável; para os que foram premiados com uma família equilibrada.

Feliz Natal para os que são torturados por enfermidades incuráveis; para os que padecem fome e frio, experimentando privações e extrema pobreza; para os que convivem com familiares problemáticos. Para esses nossos irmãos, que o Natal traga a esperança de uma nova vida livre dos tormentos que hoje lhes martirizam a alma.

Que ao refletirmos sobre o Natal de Cristo, sobre o que significa a presença de Jesus na Terra, possamos tentar, mesmo que timidamente, começar a nossa renovação interior.

FELIZ NATAL!


 


 
Para expressar sua opinião a respeito desta matéria, preencha e envie o formulário abaixo.
Seu comentário poderá ser publicado na seção de cartas de uma de nossas futuras edições.
 
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Comentário:



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita