WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 445 - 20 de Dezembro de 2015

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)
   

 


Só de Deus é a infinita providência, e não é menor
 a sua previdência


Providência e previdência, duas palavras semelhantes em sua forma e, também, em seus significados. Isso vale igualmente para os seus correlatos: prover, providente, improvidente, prever, previdente, imprevidente. E providente é até sinônimo de previdente: prudente.

E prever significa também profetizar algo no futuro (precognição) ou já acontecido (retrocognição). E os profetas são chamados hoje de médiuns videntes, pessoas que têm dons espirituais do seu Espírito. (1 Coríntios 14: 14). E, para quem pensa que vidente é coisa diabólica, eu digo que é bíblica, pois os profetas eram chamados também de videntes (1 Samuel 9: 9). Mas existem os falsos e os verdadeiros. Por isso é que os Espíritos que se manifestam através deles devem ser examinados (1 João 4: 1; e 1 Coríntios 12: 10). E isso nos prova que há dois tipos de profetas ou médiuns: os Espíritos encarnados e os desencarnados. (1 Coríntios 14: 32.)

Atribui-se a Deus, também, o nome de Providência Divina, e por que Ele não seria, igualmente, Previdência Divina? O certo é que nenhum projeto divino pode ter uma falha sequer. E Ele nos deu uma coisa tão valiosa, que ela até nos diferencia de outros seres vivos, a saber, o livre-arbítrio. Mas se esse livre-arbítrio pudesse ser causa de perdição sempiterna para nós, jamais Deus no-lo teria dado. Se não fosse assim, o livre-arbítrio seria para nós como que uma isca traiçoeira colocada no anzol para pescar o peixe. Os homens até que são pescados para Deus, mas não com anzol e para uma infelicidade sem-fim!

Nós somos também providentes e previdentes, mas limitados. Daí que nossos projetos nem sempre têm um final feliz, o que ocorre somente quando eles se caracterizam pela busca do bem não só para nós, mas também para os outros, ou seja, quando eles seguem as diretrizes da máxima do excelso Mestre: “Fazei aos outros o que quereis que eles vos façam”. Essa máxima é uma das mais importantes da sua mensagem para nós, e que é baseada no amor que Deus tem para com todas as suas criaturas. Daí que Ele quer que elas se amem também reciprocamente. A missão do seu Enviado foi e é a de propagar esse amor recíproco incondicional entre todos nós, e que, por isso mesmo, em gratidão a Deus, nós devemos amá-Lo, também, sobre todas as coisas. Aliás, Deus é Amor, o amor deve reinar em todo o mundo, tanto entre suas criaturas, como delas para com Ele. Assim é, pois, foi com a maior providência e a maior previdência, em amor, que Deus nos criou.

E, apesar de nosso amor ser finito, imperfeito, e de sermos improvidentes e imprevidentes, nós realizamos também, com sucesso, nossos projetos.

E, a olhos vistos, a chance de nossa regeneração é o fenômeno da reencarnação com a qual Deus nos premiou com suas infinitas providência e previdência!                                                

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita