WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 444 - 13 de Dezembro de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: D. B. (São José dos Pinhais, PR)
Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015 às 11:50:38
Como me livrar de uma culpa que sinto por algo que fiz nesta vida? Pergunto: Tem como expiar uma dívida, ainda na mesma encarnação. Sinto que falhei em meu objetivo, que era o de ser mãe. Sinto-me culpada, não passo um dia, sem me arrepender de não ter sido uma boa mãe. A relação com minha filha sempre foi muito conturbada. Hoje, entendo muitas coisas, que na época eu não era capaz de entender. Ela saiu de casa e não quer contato comigo. Sei que errei muito, mas também acertei algumas vezes. Pelo que li, nós criamos nossos infernos e vivemos nele. Sinto que há três anos meu "inferno" me acompanha. Gostaria de limpar minha mente. Mudar a frequência, para que assim eu consiga me livrar disso. A situação mão mudará, sei que voltaremos juntas, para juntas nos acertarmos. Mas, como seria bom se ainda ocorresse isso nesta encarnação, diminuindo nossos débitos, uma com a outra. Gostaria de uma explicação "mais didática", para que desde já eu possa ter atitudes para melhorar isso.
Obrigada.
D. B.
 

Resposta do Editor: 

Arrependimento, expiação, reparação – eis os elementos que são necessários para que nós voltemos, depois de muito errar, ao caminho correto que nos conduzirá à perfeição. A prática do bem e a oração são os ingredientes que nos darão força para cumprir realmente tais objetivos. Ao orar, deve a leitora envolver a filha em seus pensamentos e, mentalmente, rogar-lhe perdão pelos seus erros. Além disso, é importante tudo fazer para tornar a vida dela mais feliz, buscando pela ação generosa e pelos bons exemplos a reconciliação desejada.

 


De: Gladis E. (São Borja, RS)
Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015 às 22:42:02
Eu sempre recebia e-mail sobre o Consolador.
O último que recebi foi em outubro, mas gostaria de continuar recebendo.
Gladis 

Resposta do Editor: 

Os destaques das edições semanais não mais são enviados por e-mail. A explicação foi dada na Carta ao leitor da edição 441. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano9/441/cartaaoleitor.html

Conforme dito ali, os destaques semanais da revista são postados no blog Espiritismo Século XXI aos sábados, exatamente às 17 horas. Eis o link que permite aos interessados acessá-lo: http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br

 


De: E. F. (Santa Maria, RS)
Terça-feira, 1º de dezembro de 2015 às 09:30:23
Minha filha vai fazer cirurgia espiritual agora dia 7 e quero saber mais sobre seu médico cirurgião Isaac Martins. Cirurgia de catarata, olho direito, às 23 hs. Grata por me dizer algo sobre esse médico, se tem orações diretamente a ele. É um Espírito ou ele é uma pessoa que ainda está entre nós aqui na Terra? Aguardo sua resposta imediatamente sempre grata.
E. F.
 

Resposta do Editor: 

Não temos nenhuma informação sobre o médico citado; em face disso, infelizmente, não podemos atender à consulente.

 


De: Elaine Lacerda Pereira (São Paulo, SP)
Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015 às 16:54:45
Boa tarde, prezados. Somos de uma instituição espírita de São Paulo e gostaríamos de obter informações para divulgação de um curso e palestra neste site.
Obrigada.
Elaine
 

Resposta do Editor: 

Como informamos sempre, no final das notícias publicadas na seção “Movimento Espírita Brasileiro”, as instituições e confrades que desejarem divulgar seus eventos nesta revista devem enviar as notícias para a editora da citada seção, no seguinte e-mail: mariangela@fatecriopreto.edu.br

 


De: Maria Aparecida Baptistei (São Paulo, SP)
Terça-feira, 8 de dezembro de 2015 às 19:16:51
Por favor, eu gostaria de ouvir mensagem fonada O EXATO INSTANTE. Não me recordo se o nome da mensagem está correto, pois a ouvi nos anos oitenta.
Obrigada.
Maria Aparecida

Resposta do Editor:

Também não conseguimos localizar a mensagem fonada citada pela leitora. Em face disso, não podemos, infelizmente, atendê-la.

 


De: Ana Maria (Piraúba, MG)
Domingo, 6 de dezembro de 2015 às 10:54:33
Assunto: Especial 443 - As diversas Colônias e Postos de Auxílio no mundo espiritual
Gostei muito dessa matéria, que nos esclarece muito sobre o momento da passagem para uma outra dimensão. É muito confortante saber que somos amparados por outros espíritos esclarecidos que nos encaminham para essas colônias onde realmente vamos receber as orientações para nossas reparações e crescimento espiritual de acordo com ensinamentos do Mestre Jesus, pois só assim poderemos evoluir.
Ana Maria

 


De: Consciencialização Espírita (Salvador, BA)
Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015 às 21:17:02
Assunto: Especial 442 - O Controle da Concordância Universal do Ensino dos Espíritos (CCUEE) após Allan Kardec
Creio ser deveras difícil um consenso em torno de certas questões que jazem no movimento espírita. Somos herdeiros de uma tradição dogmática e ritualista imposta desde o século XIX, quando o Espiritismo se formou no Brasil. A bem da verdade, apesar da luta dos adeptos do Espiritismo enquanto ciência, houve a predominância do lado místico; também não era para menos: a imagem da religiosidade e do milagre arraigado historicamente e sob o impulso de espíritas-católicos, não poderíamos realmente ter hoje um movimento que não se resvalasse para critérios fenomenológicos.
Há muitas imaginações ardilosas, infelizmente, que trazem achismos e modismos variados para o seio do movimento. Talvez ainda não tenhamos entendido os postulados legados por Kardec e por isso talvez vivamos esse Espiritismo em que se luta para se ter aliados às ideias pessoais e não para ser verdadeiramente espírita.
A discussão sobre a mediunidade e a formação de grupos mediúnicos é pertinente e, apesar de muitos se colocarem contra, dificilmente teremos Espiritismo sem espíritos, porém também corremos o risco de ver a Doutrina jogada às traças caso permaneça a ilusão, o curandeirismo e o comércio desenfreado em torno do fenômeno mediúnico, que em grande parte sequer acontece, porque médiuns despreparados ou de má fé fingem receber espíritos que lhes ditam grandiosas mensagens que logo se transformam em obras. De caráter duvidoso ou não, o jogo de marketing selvagem os transforma em best-sellers. Se tem base em Kardec, se tem ou não caráter doutrinário é uma discussão que não interessa para o público ávido pelo sobrenatural. O certo, meu caro, é que aqueles que mais deveriam zelar pelo bom nome da Doutrina a colocam em situação questionável e, como tenho dito, corremos o grande risco de ver o Espiritismo envolvido em um escândalo de fraude tal qual o ocorrido em 1875.
Consciencialização Espírita

 


De: Alexandre Fontes da Fonseca (Campinas, SP)
Segunda-feira, dia 7 de dezembro às 13:38
Assunto: Especial 441 - A Física Quântica e o materialismo - Resposta ao Sr. Marcos Santos, de Hortolândia, SP.
Caro Marcos Santos,
Agradecemos o interesse e a sua questão, por sinal, muito oportuna.
Essas questões envolvendo o vácuo quântico e a possibilidade de extrair energia do mesmo atraem os cientistas pelas possíveis aplicações. Entretanto, não devemos vê-las como questões espirituais ou espiritualistas. É preciso ficar claro que Física Quântica é uma teoria da matéria, dedicada à explicação de fenômenos materiais. Logo, essas descobertas são materiais e, quando muito, podem ter alguma relação com a parte material dos conceitos espíritas que giram em torno do princípio material ou Fluido Universal. Mesmo podendo ter alguma relação com os fluidos, o que nós que não somos especialistas nessas áreas de pesquisa da Física que estudam esses efeitos do vácuo quântico, podemos inferir que tenha algum proveito para os conceitos espíritas? Infelizmente não podemos ir além de simples especulações! Sem saber com profundidade tanto essas teorias e fenômenos da Física quanto a teoria e fenômenos do Espiritismo, não se pode construir pontes ou relações sólidas entre ambas. Como espíritas, conhecemos bem os fenômenos espíritas. Mas pouco ou nada sabemos sobre esses detalhes da Física. Não é, portanto, saudável construir relações superficiais só com base nas poucas informações sobre o tema que a mídia divulga. Note que as notícias sobre esses assuntos são feitas de modo leigo, em linguagem simplificada e por isso mesmo, imprecisa. Só os especialistas tem noção mais correta do significado dessas novidades.
Anos atrás, escrevi um artigo sobre uma previsão *muito errada* da teoria quântica que os cientistas não sabem ainda explicar. Essa previsão errada diz que nenhum material no universo poderia existir por conta de um determinado fenômeno do espaço previsto pela teoria quântica. Essa previsão é considerada errada porque as coisas materiais existem no universo, e a gente está aqui para constatar isso. Curiosamente, os Espíritos disseram que o Fluido Universal seria o responsável por evitar que um certo fenômeno do espaço ocorresse. A comparação entre o problema e o comentário dos Espíritos é muito interessante, mas só a semelhança de conceitos não torna uma coisa como sendo a causa da outra. Como não sou especialista nessa área da Física, não fiz conclusões e deixei em aberto a sugestão para espíritas especialistas estudem isso no futuro. O artigo pode ser baixado ou lido através do link: https://sites.google.com/site (clique em PDF e siga as intrusões para baixar o artigo).
Assim, minha recomendação é que não se procure fazer nenhuma relação entre as descobertas da Física e conceitos do Espiritismo. Alguns pensam que isso pode auxiliar o Espiritismo, mas na verdade acontece o contrário, isto é, o mov. espírita mancha sua imagem ao exacerbar questões que os espíritas não têm sequer noção do que sejam. Essas questões na Física são por demais complexas (mesmo para nós físicos) para que debates e discussões no meio espírita tenham algum proveito real. Além disso, por não serem feitas de maneira profissional, elas abrem brechas para proposição de práticas incondizentes com o Espiritismo, pois usa-se o argumento de que algumas dessas ideias são avanços científicos que o Espiritismo precisa adotar, quando não passam de opiniões e achismos (mesmo bem intencionados) dos interessados.
O leitor pode encontrar mais informações sobre alguns problemas envolvendo a Física Quântica e o Espiritismo no link abaixo:
http://correiofraterno.com.br
Um abraço,
Alexandre Fontes da Fonseca

 


 

 
AVISO AO LEITOR

Dificuldades intransponíveis no tocante à utilização de e-mails para divulgação dos destaques semanais desta revista obrigaram-nos a modificar o esquema que até semanas atrás funcionou com regularidade.
    Em face disso, comunicamos a todos que os destaques da presente edição podem ser vistos no blog Espiritismo Século XXI, no qual foram postados ontem, dia 12/12/2015, às 17 horas.

Eis o link:

http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/ 

 

 

Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita