WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 444 - 13 de Dezembro de 2015

FERNANDO ROSEMBERG PATROCÍNIO
f.rosemberg.p@gmail.com
Uberaba, MG (Brasil)

 

 

Homem integral

Uma conjectura matemática


Seja noutro texto, ou no intitulado: “Frases, Fórmulas e Sentenças Doutrinárias”, estive propondo que: “Com o advento do Espiritismo, mas não só por tal, ficou-se sabendo que o Homem se equaciona por uma singela formulação matemática, de configuração”: 

[(Homem)] = [(Espírito + Biomatéria)] 

que poderia denominar-se: Fórmula do Homem Integral ou Fórmula Biopsíquica do Homem, ou, se o quiserem, Fórmula Transcendental Humana. 

E, novamente, um jovem internauta, pouco versado em Matemática, como ele próprio o reconhece, questiona-me: por quê? Acho que já respondi isso noutro texto, mas devo repetir e frisar que: Da referida Fórmula, se passarmos o quesito “Espírito” para o primeiro membro e respeitarmos a regra dos sinais instituídos pela Matemática, teremos: 

[(Homem – Espírito)] = [(Biomatéria)] 

Ou seja, no Homem sem Espírito, temos apenas a Biomatéria desprovida de Consciência, do Ser imortal, do Espírito, enfim; ou, noutros termos, se retirarmos o Espírito do Homem, lhe sobra apenas a Matéria Biológica (Biomatéria), e tal é o que se verifica em nosso desencarne (morte), pois que o Espírito, em sua transcendência, permanece vivo, porém, em diversa faixa vibratória de sua existencialidade. 

E por outro lado, se procedermos ao seguinte equacionamento, também considerando-se a regrinha dos sinais, temos: 

[(Homem – Biomatéria)] = [(Espírito)] 

pois o Homem, sem a sua vestimenta corporal, ou Biomaterial, ele é Espírito, o Ser pensante e moral que existe em nós, todos os Seres humanos. 

Donde dizer-se, pois, e de modo muito simples e fácil de entender, que o Espírito é tudo quanto nos constitui intelectualmente e moralmente, ou seja, em nossa vida psíquica integral, o que inclui inteligência, racionalidade, lógica, valores éticos, idiossincrasias etc. Quanto ao resto, a Biomatéria, propriamente falando, ela apenas nos servira e nos serve como instrumento de ascensão espiritual, o que prova a Bondade Divina de nos permitir tantos corpos quanto precisarmos para a nossa purificação e aprendizado de Suas Leis: Eternas e Imutáveis. 

Quero crer, pois, que referida formulazinha retrata bem a realidade do Mundo, realidade inserida em todas as espécies da natureza, sem subterfúgios ou inverdades dos pensadores céticos, materialistas ou ateus que, em sua ingenuidade, e irracionalidade, descreem de Si mesmos, de sua Consciência, do Indivíduo palingenésico que há em Si e que, portanto, é Imortal, fato já provado e comprovado cientificamente pelo Espiritismo, pela Metapsíquica, pela Parapsicologia e por outros tantos sábios de diferentes escolas terrenas.
 

Acesse o Blog www.fernandorpatrocinio.blogspot.com.br 


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita