WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 441 - 22 de Novembro de 2015

RICARDO ORESTES FORNI
iost@terra.com.br
Tupã, SP (Brasil)

 


 

Ter fé na própria descrença

 


Uma reportagem da revista VEJA, edição 2449, páginas 84 a 87, intitulada Qual é a Origem da Fé, discute as razões de umas pessoas terem fé e outras não.


Como um ingrediente que não poderia faltar, um biólogo americano, ateu evidentemente, sustenta que a fé evolui com o homem porque confere vantagens àqueles que a desenvolvem. A que vantagens ele estaria se referindo, a reportagem não deixou claro.


Outro biólogo americano, coordenador do setor de genética do National Cancer Institute, afirmou que a fé em Deus estaria em um gene, no “gene de Deus”. Ao avaliar o grau de espiritualidade de 1.000 adultos, descobriu uma coincidência: aqueles que tinham sentimento religioso compartilhavam o gene VMAT2. Até isso a genética já está mapeando! Quem sabe, um dia, o corrupto e corruptor também não sejam inocentes por serem vítimas de uma genética aleatória? Ou seja, retornaríamos ao velho e cômodo refrão de que o Espírito é forte, mas a carne é fraca! O corpo finito, instrumento do ser imortal, se imporia ao seu “comandante”. Soa-me assim como se fosse uma “reta torta”.


Também, segundo essa mesma reportagem, o rompimento entre ciência e religião ocorreu no século XVIII, na França, com o iluminismo, onde a razão e o progresso científico seriam um instrumento de emancipação do homem, pondo em xeque os dogmas cristãos. Creio que todo dogma já nasce em xeque por excluir a razão, com iluminismo ou não.


Mas gostaríamos de destacar o trecho final da reportagem: “Não há como explicar o inexplicável, o misterioso, possivelmente porque Deus talvez seja mesmo um conceito pelo qual medimos e aplacamos nossa dor. Lembre-se aqui o momento bíblico em que Jesus, no auge do sofrimento físico e psicológico, pergunta a Deus: 'Por que me abandonaste?'. Cristo morreu sem resposta à sua incerteza. Mas, em sua última frase dita ainda na cruz, retomou a força brutal da fé: 'Nas tuas mãos eu entrego meu espírito'. Jesus Cristo entregou tudo o que tinha a Deus. Até mesmo sua racionalidade”.


Fico procurando entender essa “certeza” quando afirmam categoricamente as palavras que Jesus teria dito em aramaico, passadas depois para o hebraico, grego e, finalmente, para o latim, através de muitas traduções e tradutores. Será que nessa composição do Novo Testamento (não vou nem entrar na discussão do Velho Testamento, para a coisa não ficar ainda mais complexa) a frase de que cada conto aumenta um ponto não ocorreu? Poderíamos até inverter: cada conto diminui um ponto. Sim, porque acrescentar ou retirar o que Jesus teria dito varia ao sabor dos interesses de cada época.


O que será que realmente teria dito e ensinado Jesus aos homens daquela época se não existia gravador e o que Ele disse não foi anotado prontamente? Será que ao passar do aramaico para o hebraico, as palavras encontravam correspondência rigorosa para que o verdadeiro sentido não fosse distorcido? O que dizer então quando as palavras Dele, do aramaico vieram para o grego? Haveria uma correspondência perfeita? E o que dizer, continuando nessa mesma linha de raciocínio, quando do grego foram traduzidas para o latim? A correspondência era absolutamente perfeita para que soubéssemos hoje exatamente o que teria dito Jesus? Nem um til ou um jota do que ensinou foram alterados intencionalmente ou não? Será que o trânsito das palavras em aramaico para a nossa realidade de hoje não sofreu nenhuma interferência através dos cérebros que teve que percorrer para chegar até nós?


Bendito gene da fé descoberto pelo biólogo, o tal de VMAT2! Essa fé é do tamanho de um grão de mostarda, pelo menos. Quem presenciou os últimos momentos de Jesus ao pé da cruz, além das mulheres a não ser João, um adolescente assustado com a brutalidade que presenciava em relação ao seu Mestre que só viera propor o amor incondicional entre os homens? Por que será que foram Mateus e Marcos que abordaram a frase que teria sido dita por Jesus, se lá não se encontravam, e não o próprio João, que estava presente naquela hora?


Será que foi Jesus quem perdeu a racionalidade naquela hora, ou somos nós que ainda não temos racionalidade suficiente para compreender toda a nossa irracionalidade?


Socorra-me, gene VMAT2!

 
 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita