WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 9 - N° 440 - 15 de Novembro de 2015

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 

 
Sandra Regina Ravagnani Duran: 

“Muitas pessoas buscavam
o centro apenas para
receber passes”

A dirigente paulista fala sobre a experiência realizada pelo
Centro Espírita do Além, de São Joaquim da Barra,
na área de estudos doutrinários

Sandra Regina Ravagnani Duran (foto), espírita desde 1983, natural de São Joaquim da Barra (SP), onde reside, é formada em Matemática e Pedagogia e professora de Matemática em uma escola pública local. Vinculada ao Centro Espírita do Além, na cidade onde reside, no qual coordena o Departamento de Doutrina, Sandra fala-nos sobre a

experiência obtida com os estudos doutrinários promovidos pela instituição, os quais têm atraído e mantido interessado o público, multiplicando, em consequência, o número dos tarefeiros.  

Situe para o leitor a cidade de São Joaquim da Barra no contexto geográfico, social e econômico. 

São Joaquim da Barra está situada na região norte-nordeste do estado de São Paulo, sendo o agronegócio a base de sua economia. 

Como você se tornou espírita? 

Desde criança tinha manifestações mediúnicas, sobre as quais na religião que frequentava não obtive nenhuma explicação. Com o passar do tempo elas se intensificaram e precisei, então, buscar ajuda, chegando assim ao Centro Espírita do Além, a casa espírita que me acolheu e esclareceu-me as dúvidas.

Quantas instituições espíritas há na cidade e qual a pioneira? 

Temos 10 intuições espíritas na cidade, em que o Centro Espírita do Além, fundado em 1º de março de 1928, foi o pioneiro. Creio que foram seus fundadores que trouxeram o movimento espírita para a cidade, mas não temos registro de seus nomes. 

Como surgiu a ideia de utilizar livros de estudos em dias de palestras no centro? 

Muitas pessoas buscavam o centro espírita somente para receber o auxílio do passe, e muitos chegavam momentos antes de o passe começar. Era, pois, necessário incentivar o estudo. Começamos uma campanha de esclarecimento enfatizando que o tratamento se iniciava junto com a palestra e era finalizado no momento do passe. Montamos, então, um cronograma de estudo sistematizado. 

Qual é o método utilizado?  

Iniciamos esse método em 1999 e adotamos os recursos audiovisuais em 2006 após conhecermos a metodologia Auta de Souza. Estudamos dois livros por semana. Em abril iniciamos  “O Livro dos Espíritos” (segunda) e “O Evangelho segundo Espiritismo” (sexta). Em cada reunião é exposto um capítulo/tema de cada um dos livros, utilizando recursos audiovisuais. Sugerimos que o capítulo seja lido na íntegra em casa durante a semana. Normalmente utilizamos vídeos e músicas para ilustrar as aulas. Esses recursos são muito valiosos em qualquer tema. 

Quais as repercussões sentidas junto ao público participante? 

O público aprovou e está mais assíduo, pois as pessoas sabem qual tema/capítulo será estudado. Ainda temos os que chegam atrasados, mas são poucos.  Aumentou com isso a procura por grupos de estudo com vistas a aprofundar o conhecimento do Espiritismo e por cursos de formação de trabalhadores. Aumentou também a procura de livros na biblioteca. 

Quais os livros mais utilizados? Por quê? 

Livros: Obras básicas, “Dores da Alma”, “Renovando Atitudes”, “Prazeres da Alma” - Francisco do Espírito Santo Neto/Hammed;  “Prontidão para Mudança” - José Lázaro Boberg, que são estudos mais recentes. 

Cursos: Evangelização de Pacientes, Noções Básicas do Espiritismo, Nosso Lar, Temas Atuais (Reencarnação, Vida em família, Morte, Aborto, Vícios e Problemas), Mediunidade I e II - todos da Metodologia Auta de Souza. Esses estudos visam consolar e esclarecer os frequentadores para que eles busquem capacitação para se tornarem trabalhadores da casa.(1) 

Algo marcante que gostaria de relatar e acrescentar? 

Houve uma época que tínhamos pouquíssimos trabalhadores para realizar as atividades do centro espírita. A partir da implantação dessa metodologia o estudo passou a ser valorizado e os frequentadores se interessaram por ele e agora temos cursos de formação e capacitação nas áreas de passe e magnetismo, atendimento fraterno, educação mediúnica.   

De suas lembranças dessa experiência, o que mais sobressai? 

Dois estudos que apliquei foram muito marcantes:

1. “As Dores da Alma”, devido ao aspecto consolador e à abordagem psicológica junto às questões de O Livro dos Espíritos.

2. Curso de Depressão, por ser um tema muito necessário atualmente, que beneficiou muitos frequentadores, e por termos organizado o material didático (uma apostila e CDs de áudio e vídeo). 

Suas palavras finais. 

Agradeço esta oportunidade. Espero que nossa experiência possa incentivar outras casas espíritas. 
 

(1) Para saber mais sobre a metodologia Auta de Souza citada nesta entrevista, clique em http://www.ocentroespirita.com/centroespirita/


 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita