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Clássicos do Espiritismo
Ano 9 - N° 439 - 8 de Novembro de 2015
ANGÉLICA REIS
a_reis_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

 

Médiuns e Mediunidade

Cairbar Schutel

(Parte 16) 

Damos sequência ao estudo metódico e sequencial do livro Médiuns e Mediunidade, de autoria de Cairbar Schutel, publicado originalmente em 1923 pela Casa Editora O Clarim, de Matão (SP). O estudo basear-se-á na 7ª edição da obra, publicada em 1977.

Questões preliminares 

A. Que contém e que significa O Livro dos Espíritos?

Esse livro é a base e o princípio fundamental do Espiritismo. Contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade. O livro divide-se em quatro partes: a primeira trata das Causas Primárias; a segunda, de O Mundo dos Espíritos; a terceira, das Leis Morais; e, a quarta, das Esperanças e Consolações. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXI – Ensino dos espíritos.)

B. O que é indispensável a uma boa direção de uma Casa Espírita?

Que seus fundadores e dirigentes se submetam aos Princípios Kardecistas, tal como expostos em O Livro dos Espíritos, os quais, como foi dito na questão anterior, constituem os fundamentos da Doutrina Espírita. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

C. A influência do meio exerce ação realmente considerável no tocante ao bom êxito das sessões espíritas?

Sim. Às vezes, um único elemento discordante introduzido num meio já constituído e desenvolvido pode interromper, por muito tempo, o curso das sessões, até então realizadas com sucesso. É bom que lembremos sempre que as comunicações com os Espíritos requerem recato, respeito, civilidade e recolhimento. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

Texto para leitura

272. O Livro dos Espíritos é a base e o princípio fundamental do Espiritismo, que, a seu turno, está em ligação íntima com o Novo Testamento de Jesus Cristo. Esse livro contém os princípios da Doutrina Espírita sobre a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXI – Ensino dos espíritos.)

273. A obra divide-se em quatro partes: a primeira trata das Causas Primárias; a segunda, de O Mundo dos Espíritos; a terceira, das Leis Morais; e, a quarta, das Esperanças e Consolações. A Introdução e a Conclusão são dois admiráveis capítulos, que deixam ver bem claro o espírito de agudo critério que caracterizava o Mestre. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXI – Ensino dos espíritos.)

274. É inútil nos estendermos em maiores considerações sobre tão monumental obra; tudo o que escrevêssemos para encarecer a Doutrina enfeixada nessas centenas de páginas não daria ainda uma ideia da grandeza de conceitos, de admirável lógica, que seus textos encerram. Julgamos a Codificação dos ensinos Espíritas o mais grandioso, o mais admirável fato do Poder Espiritual, da verdade do Espírito Imortal. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXI – Ensino dos espíritos.)

275. Para a boa direção dos núcleos espalhados hoje por todas as cidades e vilas do Brasil, é indispensável que os seus fundadores se submetam aos Princípios Kardecistas, que constituem os fundamentos da Doutrina. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

276. Um fato por lembrar é o que se refere às sessões que dão início aos trabalhos intitulados, impropriamente, com o nome de propaganda. Referimo-nos às sessões públicas, de comunicações com portas abertas, sem circunspeção e critério exigidos para a prática de tal natureza. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

277. Frequentemente, são uma espécie de passatempo, à guisa de religiosidade, em torno da qual se reúnem indivíduos atraídos pela curiosidade e sem outro fim além de passarem algumas horas deleitando-se com manifestações extravagantes que não falam ao raciocínio, e, por vezes, deprimem o sentimento. É bom lembrar que as comunicações com os Espíritos exigem muito recato, muito respeito, muita civilidade e muito recolhimento. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

278. A influência do meio exerce ação considerável para o bom êxito das sessões. Às vezes, um só elemento discordante introduzido num meio já constituído e desenvolvido pode interromper, por muito tempo, o curso das sessões, até então realizadas com sucesso. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

279. Jesus disse: "Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles". Este aviso demonstra muito bem quanto é difícil manter a unidade de espírito em uma reunião que se salienta pelo número, e não pela qualidade dos assistentes. Se fosse fácil a manifestação do Espírito em grandes reuniões, o Mestre não limitaria os seus interlocutores a "dois ou três". (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

280. O que se deve, pois, é resumir quanto possível o número de assistentes, nos trabalhos práticos, e submeter-se aos ditames superiores, à palavra do Cristo, o Mestre, o Sábio, cuja sentença, para nós, deve ser uma ordem a obedecer. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

281. Nos Evangelhos temos uma lição maravilhosa que não devemos esquecer. É a lição do Tabor. Para que se produzisse na sessão do Monte Tabor o sucesso desejado, Jesus, que se fazia acompanhar sempre de doze discípulos, só levou consigo ao monte três destes: Pedro, João e Tiago. Foi então que apareceram os Espíritos de Moisés e Elias. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

282. Sabemos que o Mestre operou maravilhas publicamente, mas não há dúvida de que assim procedia quando era conhecedor do meio em que se achava. Além disso, esses fatos, que compõem a História do Cristianismo, eram espontâneos, e, pode-se dizer, insólitos, inesperados, talvez mesmo para que a influência desarmônica do meio não estorvasse a sua ação, tida como milagrosa. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

283. Há, entretanto, muitas narrações nos Evangelhos, além da que citamos, que mostram como as deficiências ou, ainda, a hostilidade do meio levaram Jesus, para exercer o seu ministério, a se afastar do grupo, para agir fora dele. Lê-se em Marcos, VIII, 22 e 23: "Então chegaram a Betsaida. E lhe trouxeram um cego e pediram-lhe que o tocasse. Jesus tomando o cego pela mão conduziu-o fora da aldeia". (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

284. Ainda em Marcos, VII, 32 e 33, lê-se: "Atravessando o território de Decápole, trouxeram a Jesus um surdo e gago e lhe pediram que pusesse a mão sobre ele. Jesus, tirando-o da multidão, levou-o à parte". Em Mateus, IX, 18 a 25, o Mestre, para efetuar a cura da filha de Jairo, afastou todos os elementos que prejudicavam a sua ação: "Retirai-vos; e, retirada a turba, Jesus tomou a menina pela mão e ela se levantou". (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.)

285. Como era de esperar, O Livro dos Médiuns e os demais autores de livros espíritas recomendam muito cuidado com o meio de ação para o bom sucesso das experiências e das sessões regularizadas. (Médiuns e Mediunidade, cap. XXXII – Orientação dos centros e grupos espíritas - Influência do meio.) (Continua no próximo número.)



 


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 Revista Semanal de Divulgação Espírita