WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 437 -25 de Outubro de 2015

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 


Respeitemos a doutrina trinitária, mas ela sufoca
o Cristianismo


Digo muito que quanto mais falarmos sobre o que Deus é, mais erros sobre Ele nós cometemos.

Mas os teólogos antigos fizeram uma miscelânea sobre o que seria Deus. E, lamentavelmente, isso foi sustentado pelos teólogos posteriores a eles e, incrivelmente, até pelos de hoje! E foi por influência da mitologia, principalmente, que eles criaram a Santíssima Trindade como sendo a definição mais correta e definitiva de Deus. (Que vaidade e falta de humildade!). Mas eles próprios, percebendo seu erro, passaram a ensinar que ela é um mistério de Deus!

E os teólogos fundamentam todo o Cristianismo sobre a Santíssima Trindade. Quem construiu e difundiu as bases dessa doutrina trinitária, que devemos respeitar como se deve respeitar qualquer outra crença diferente da nossa, foi Santo Agostinho, desencarnado em 430, portanto, numa época em que ainda era muito pequeno o número das pessoas que estudavam e entendiam bem a Boa Nova. Ele foi um gênio da inteligência, mas não era infalível, daí que ele achava que não existiam os antípodas (que vivem do outro lado da Terra), pensando que a Terra tivesse uma forma de mesa e, debaixo dela, estivesse o “hades” (o inferno mitológico ou mundo dos mortos).

E, aos poucos, a doutrina trinitária foi se transformado no mais importante dogma cristão. Para a Igreja, apenas o da Eucaristia se poderia equiparar com ele. E os teólogos continuam enriquecendo essa doutrina com várias outras. Por exemplo, eles dizem que sem ela não existem o Espírito Santo e a redenção, o que não é verdade, pois, o Espírito Santo bíblico é todo espírito humano. Deus fez levantar-se um homem de um Espírito Santo chamado Daniel (Daniel 13: 45). Nosso corpo é santuário (templo) do (“de um” como está em grego) Espírito Santo. (1 Coríntios 6:19).

Mas os nossos dons espirituais ou mediúnicos são comandados por um só Espírito, isto é, Jesus Cristo. E Ele distribui esses dons a cada um (a cada espírito santo humano), individualmente, como lhe apraz. (1 Coríntios 12:11). “... nele tudo subsiste.” (Colossenses 1:17). Estou dizendo o texto bíblico de modo claro, pois os teólogos tradutores, às vezes, truncam-nos, para eles não condenarem suas doutrinas.

Lembramos que, numa linguagem comum e até igualmente bíblica, é óbvio que nós podemos usar também a expressão “Espírito Santo”, ao nos referirmos a Deus, o Santo Espírito por excelência, independentemente da Terceira Pessoa Trinitária, como o fazem outras religiões.

Quanto à questão da redenção, ela depende de nós, pois é autorredenção (de dentro) do nosso Cristo Interior, do nosso Espírito Santo ou homem interior (1 Coríntios 4:16) e não alorredenção (de fora), que viria de fora de nós. Quem tem que passar pela porta estreita somos nós mesmos, para o que temos a imortalidade, a evolução, o intelecto e o livre-arbítrio.

E os teólogos, sufocando o Cristianismo, caem, mais uma vez, em contradição, agora, a respeito da redenção, que para eles não existe sem a Santíssima Trindade, quando eles mesmos afirmam hoje que os seguidores de outras religiões também se salvam. Teriam os adeptos de outras crenças não trinitárias agostinianas que reencarnar até que, um dia, aceitassem a Santíssima Trindade e a alorredenção? 


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita