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Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 436 -18 de Outubro de 2015

ROGÉRIO COELHO
rcoelho47@yahoo.com.br
Muriaé, MG (Brasil)

 


A delicada faculdade
mediúnica

A mediunidade se revela em pessoas de todas as
idades e de todas as condições


“(...) Nos últimos tempos, diz o Senhor, difundirei do meu espírito sobre toda a carne.”
- Atos, 2:17

A faculdade mediúnica é extremamente instável, pois pode sofrer intermitências, ser temporariamente suspensa e, não raras vezes, o médium pode perdê-la definitivamente, qualquer que seja o gênero da faculdade.

O médium nada pode fazer, sem o auxílio dos Espíritos e, por isso mesmo, não há razão para vangloriar-se de seu potencial mediúnico.

Ao contrário do que se pode imaginar, a interrupção da faculdade mediúnica nem sempre é uma punição. Trata-se, às vezes, tão somente de uma expressão de carinho dos Amigos Espirituais que veem a necessidade de oferecer um repouso material ao médium.

A perda definitiva da faculdade se prende ao mau uso que dela fez o seu possuidor, mormente quando dela se serve para propósitos escusos, frivolidades, cupidez, ambição e quando os pruridos do personalismo se acentuam.

A mediunidade não pode ser praticada por mero diletantismo, mas sim, para o aprimoramento do próprio médium e para dar a conhecer aos homens a Verdade. Não pode o médium duvidar de que a orientação expressa de Kardec é que, sendo a mediunidade uma coisa santa, deve ser praticada religiosamente.

Ensinam os Espíritos[1]: “quis o Senhor que a luz se fizesse para todos os homens e que em toda a parte penetrasse a voz dos Espíritos, a fim de que cada um pudesse obter a prova da Imortalidade. Com esse objetivo é que os Espíritos se manifestam hoje em todos os pontos da Terra e a mediunidade se revela em pessoas de todas as idades e de todas as condições, nos homens como nas mulheres, nas crianças como nos velhos. É um dos sinais de que chegaram os tempos preditos.

Os médiuns são os intérpretes incumbidos de transmitir aos homens os ensinos dos Espíritos; ou, melhor, são os órgãos materiais de que se servem os Espíritos para se expressarem aos homens por maneira inteligível.  Santa é a missão que desempenham, visto ter por fim rasgar os horizontes da Vida Eterna!...

Os Espíritos vêm instruir o homem sobre seus destinos, a fim de o encaminharem para a senda do bem, e não para o pouparem do trabalho material que lhe cumpre executar neste mundo, tendo por meta o seu adiantamento, nem para lhe favorecerem a ambição e a cupidez. Aí têm os médiuns o de que devem compenetrar-se bem para não fazerem mau uso de suas faculdades.  Aquele que, médium, compreende a gravidade do mandato de que se acha investido, religiosamente o desempenha. Sua consciência lhe profligaria, como ato sacrílego, utilizar por divertimento e distração, para si e para os outros, faculdades que lhe são concedidas para fins sobremaneira sérios e que o põem em comunicação com os seres de além-túmulo.

Como intérpretes do ensino dos Espíritos, têm os médiuns de desempenhar importante papel na transformação moral que se opera. Os serviços que podem prestar guardam proporção com a boa diretriz que imprimam às suas faculdades, porquanto os que enveredam por mau caminho são mais nocivos do que úteis à causa do Espiritismo. Pela má impressão que produzem, mais de uma conversão retardam. Terão, por isso mesmo, de dar contas do uso que hajam feito de um dom que lhes foi dado para o bem de seus semelhantes.

O médium que queira gozar sempre da assistência dos bons Espíritos tem de trabalhar por melhorar-se. O que deseja que sua faculdade se desenvolva e engrandeça tem de se engrandecer moralmente e se abster de tudo o que possa concorrer para desviá-la do seu fim providencial.

Prova a experiência que, da parte dos que não aproveitam os conselhos que recebem dos bons Espíritos, as comunicações, depois de terem revelado certo brilho durante algum tempo, degeneram pouco a pouco e acabam caindo no erro, na verbiagem, ou no ridículo, sinal incontestável do afastamento dos bons Espíritos.

Conseguir a assistência destes, afastar os Espíritos levianos e mentirosos, tal deve ser a meta para onde convirjam os esforços constantes de todos os médiuns sérios. Sem isso, a mediunidade se torna uma faculdade estéril, capaz mesmo de redundar em prejuízo daquele que a possua, pois pode vir a ser causa de perigosa obsessão.

O médium que compreende o seu dever, longe de se orgulhar de uma faculdade que não lhe pertence, visto que lhe pode ser retirada, atribui a Deus as boas coisas que obtém. Se as suas comunicações receberem elogios, não se envaidecerá com isso, porque as sabe independentes do seu mérito pessoal; agradece a Deus o haver consentido que, por seu intermédio, bons Espíritos se manifestassem. Se dão lugar à crítica, não se ofende, porque não são obra do seu próprio Espírito, ao contrário, reconhece no seu íntimo que não foi um instrumento bom e que não dispõe de todas as qualidades necessárias a obstar a imiscuência dos Espíritos atrasados. Cuida, então, de adquirir essas qualidades e suplica, por meio da prece, as forças que lhe faltam”.                   


 

[1] - KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo.  104. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1987, cap. XXVIII, item 9.

 

 


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