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Estudando as obras de Manoel Philomeno de Miranda
Ano 9 - N° 434 - 4 de Outubro de 2015
THIAGO BERNARDES
thiago_imortal@yahoo.com.br
 
Curitiba, Paraná (Brasil)  
 

 

Tormentos da Obsessão

Manoel Philomeno de Miranda

(Introdução)

Iniciamos nesta edição o estudo metódico e sequencial do livro Tormentos da Obsessão, obra de autoria de  Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 2001.

Questões preliminares 

A. Qual é o objetivo principal da obra cujo estudo ora iniciamos?

Seu principal objetivo é iluminar a nossa consciência e servir, ao mesmo tempo, como um brado de alerta aos companheiros da trilha física, para que não nos descuidemos dos deveres que nos dizem respeito em relação a Deus, ao próximo e a nós mesmos. A vida sempre convoca à reparação todo aquele que se compromete, perturbando-lhe os estatutos superiores. Ninguém que defraude a ordem deixará de sofrer a consequência da atitude irrefletida. Cada ser humano conduz no imo a cruz para o sofrimento ou a transforma em instrumento de ascensão conforme se comporte durante o périplo terreno. (Tormentos da Obsessão.)

B. Qual é a razão dos sofrimentos que acometem os Espíritos depois de haverem deixado, por força da morte, o corpo material?

Os sofrimentos que surpreendem os Espíritos após desvestirem-se da roupagem física são decorrência natural dos seus próprios atos. Não se trata de punições severas impostas pela Divindade, mas de processo natural de reparação. O Amor vige em tudo, facultando aos equivocados os sublimes mecanismos para a reparação dos erros e a edificação no Bem, que se encontra ao alcance de todos. (Obra citada.)

C. Que contém esta obra?

Esta obra apresenta-nos a narração de várias vidas e suas histórias reais. As experiências nela relatadas foram vivenciadas no Hospital Esperança, situado na esfera espiritual, no qual se encontram internados inúmeros irmãos falidos e comprometidos com o próximo, em lamentáveis estados de perturbação, após haverem abandonado os compromissos nobres que substituíram pela alucinação e pelo transtorno moral que se permitiram. Nesse Nosocômio Espiritual encontram-se recolhidos especialmente pacientes que foram espiritistas fracassados, os quais são ali tratados graças à magnanimidade do benfeitor Eurípedes Barsanulfo, que o ergueu. (Obra citada.)

Texto para leitura

1. Advertência inicial – Este livro é mais um brado de alerta aos companheiros da trilha física, para que não se descuidem dos deveres que nos dizem respeito em relação a Deus, ao próximo e a nós mesmos. A obsessão campeia na Terra, em razão da inferioridade de alguns Espíritos que nela habitam. A vida sempre convoca à reparação todo aquele que se compromete, perturbando-lhe os estatutos superiores. Ninguém que defraude a ordem deixará de sofrer a consequência da atitude irrefletida. Cada ser humano conduz no imo a cruz para o sofrimento ou a transforma em instrumento de ascensão conforme se comporte durante o périplo terreno. (Tormentos da Obsessão.)

2. O porquê dos sofrimentos pós-morte – Os sofrimentos que surpreendem os Espíritos após desvestirem-se da roupagem física são decorrência natural dos seus próprios atos, assim como as alegrias e bênçãos que, porventura, desfrutem. Não se trata, no primeiro caso, de punições severas impostas pela Divindade, mas de processo natural de reparação, nem, no segundo caso, de concessão gratuita oferecida aos privilegiados. O Amor vige em tudo, facultando aos equivocados os sublimes mecanismos para a reparação dos erros e a edificação no Bem que se encontra ao alcance de todos.(Obra citada.)

3. Conteúdo da obra – Este livro apresenta a narração de várias vidas e suas histórias reais. As experiências aqui relatadas foram vivenciadas no Hospital Esperança, situado na esfera espiritual, no qual se encontram internados inúmeros irmãos falidos e comprometidos com o próximo, em lamentáveis estados de perturbação, após haverem abandonado os compromissos nobres que substituíram pela alucinação e pelo transtorno moral que se permitiram. Nesse Nosocômio Espiritual encontram-se recolhidos especialmente pacientes que foram espiritistas fracassados, os quais são ali tratados graças à magnanimidade do benfeitor Eurípedes Barsanulfo, que o ergueu, dando-lhe a condição de santuário para a saúde mental e moral. (Obra citada.)

4. Mais se pedirá a quem mais se deu – Erro e punição, culpa e castigo, dolo e cobrança fazem parte dos temas que foram reservados para análise e debate, considerando o processo de evolução de cada indivíduo em particular e da coletividade em geral. A problemática do comportamento moral do ser humano encontra-se relacionada com o seu nível de progresso espiritual. E Jesus acentuou que “mais se pedirá àquele a quem mais se deu”. (Obra citada.)

5. Personagens desta obra – Além de Manoel Philomeno de Miranda, são focalizados neste livro os seguintes personagens: Eurípedes Barsanulfo, Dr. Inácio Ferreira, Maria Modesto Cravo, Almério, Alberto, rainha Isabel de Portugal, Licínio, Hildegarda e o Dr. Orlando Messier. (Obra citada.)

6. Dados biográficos de alguns personagens – Eis algumas informações básicas a respeito de alguns dos personagens deste livro:

a.) Manoel Philomeno Batista de Miranda: Nasceu em 14/11/1876, em Jangada, município do Conde, estado da Bahia. Foi convertido ao Espiritismo pelo médium Saturnino Favila, em 1914, que o curou de grave enfermidade. As suas atividades doutrinárias foram direcionadas para as questões da obsessão e desobsessão. No Plano Espiritual, vem desenvolvendo atividades há mais de 50 anos, aprofundando-se na psicogênese da obsessão e suas sequelas, das enfermidades mentais que as precedem ou que as sucedem. É um estudioso das faculdades mediúnicas e suas distonias, com expressiva folha de serviço.

b.) Eurípedes Barsanulfo: Administra o Nosocômio Espiritual erguido por ele nas décadas de 1930 e 1940, recolhendo ali as vítimas da própria incúria e tornando-o um laboratório vivo e pulsante para a análise profunda das alienações espirituais. O missionário sacramentano constatou ser expressivo o número de almas falidas nos compromissos relevantes, após haverem recebido as luzes do Consolador. O abnegado servidor de Jesus abraçara o martírio nos primórdios do Cristianismo. Depois de inumeráveis existências profícuas, renascera em Zurique, no ano de 1741, com o nome de Johann Kaspar Lavater, havendo manifestado desde muito jovem acentuado pendor místico. Na última existência viveu na cidade mineira de Sacramento.

c.) Dr. Inácio Ferreira: Um dos diretores do Sanatório Esperança. Enquanto no corpo físico, Inácio Ferreira houvera experimentado com muito cuidado o tratamento de diversas psicopatologias, incluindo as obsessões pertinazes, no Sanatório psiquiátrico que ergueu na cidade de Uberaba e que lhe foi precioso laboratório para estudos e aprofundamento na psique humana, especialmente no que diz respeito ao inter-relacionamento entre as criaturas e os Espíritos desencarnados.

d.) Maria Modesto Cravo: Médium que se revelou abnegada servidora do Bem. De sua segura mediunidade se utilizavam os bons Espíritos, particularmente Eurípedes Barsanulfo, para o ministério do esclarecimento dos estudiosos, assim como a prática da caridade. Trabalhando com disciplina e devotamento, conseguiu, ao desencarnar, a palma da vitória, sendo mais tarde convocada para prosseguir no mesmo serviço na esfera espiritual.

e.) Dr. Orlando Messier: Foi na Terra devotado psiquiatra, dedicando-se ao estudo da psicologia com alma. Não conhecia o Espiritismo, mas aceitava a realidade da vida além do corpo, facultando-lhe desenvolver psicoterapias valiosas no atendimento àqueles enfermos mentais que o buscaram. Desencarnado, foi convidado a especializar-se no Sanatório Esperança, onde se encontrava em atividade socorrista fazia mais de dez anos. (Obra citada.)

 

 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita