WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Editorial Inglês Espanhol    
Ano 9 - N° 430 - 6 de Setembro de 2015
 
 

 
 

Trabalho: oportunidade abençoada


Todo trabalho no bem é luz para quem o realiza e para quem o recebe. Todos temos responsabilidades na vida e devemos muito colaborar com a Divina Providência, que nos confiou e nos concedeu oportunos labores.

A cada um será dado o que lhe é próprio para o seu crescimento, embora muitos ainda sintam seu fardo bem mais pesado que sua capacidade de levá-lo. Muitos outros caminhantes na jornada, contudo, já se comprometem verdadeiramente com o trabalho e se dedicam ao progresso individual e comum.

A disciplina é a característica de todo desenvolvimento valoroso, e a convicção num trabalho que segue o amor e os princípios nobres, a sustentação para seu avanço.

Um notável trabalho vem sendo realizado pelos trabalhadores da Agenda Espírita Brasil, um site que se propõe a divulgar a Doutrina Espírita e os eventos espíritas realizados em todo o país. (Leia a respeito desse trabalho a entrevista que Márcio Pereira de Souza nos concedeu e que é um dos destaques da presente edição.)

Sabe-se que quem possui melhores condições e entendimento também deve cooperar mais com a evolução; os irmãos que ainda menos compreendem precisam do amparo de quem pode com um pouco mais de discernimento levá-los a enxergar a luz.

O portal a que nos referimos tem o compromisso com a propagação de eventos da Doutrina Espírita e seus colaboradores já compreenderam que muito podem cooperar nesse propósito por meio de variadas ferramentas de divulgação. Levar informação, amor e alento aos corações, segundo o Evangelho, para todos os lugares do Brasil, tal é seu grande objetivo. 

“Tudo [o que é indiferente em si] me é permitido, mas nem tudo me convém.” (1 Coríntios 6:12.)   

A máxima acima, de autoria de Paulo de Tarso, é aplicável a todas as situações. Ora, não existe nada mais conveniente do que levar a boa mensagem a uma pessoa. E quando há a possibilidade de levá-la a um número maior de pessoas, o compromisso se amplia enormemente e sua importância também. Se algo reflete individualmente, possui determinado valor, mas quando abarca a massa, indiscutivelmente, seu valor cresce nessa mesma proporção.

Tendo o Espiritismo caráter religioso, científico e filosófico, é natural que muitos leitores da Agenda Espírita Brasil, como de muitos outros portais também comprometidos com a luz do bem, busquem na doutrina respostas para suas dores e indagações. É então que o trabalho sério faz toda diferença, pois é, então, capaz de atender, em seu âmbito, corações necessitados de conforto ou de esclarecimentos.

Em face disso, o trabalho de divulgação da doutrina espírita é imprescindível, exigindo-se tão somente que seja realizado com cautela, com responsabilidade e fruto de uma avaliação criteriosa de todo o material publicado, porque muito se trabalha e longo tempo se despende para construir algo no bem, enquanto que, em poucos segundos, algo infundado ou negativo pode devastar o longo labor realizado por inúmeras pessoas. Serão, pois, sempre necessários o conhecimento, a leitura e principalmente o sentimento amoroso para alcançar os corações.

O trabalho voluntário deve ser considerado atividade de profunda responsabilidade e amor, pois normalmente quem o realiza é o grande beneficiado, mesmo porque, como sabemos, não se está desempenhando nenhum mister excepcional.

Desse modo, quando existe oportunidade de realizar essa ação, cabe-nos agradecer à Providência e empenhar-nos com respeito, amor, dedicação e muito comprometimento à tarefa assumida, certos de que os nobres objetivos contam sempre com o amparo divino e a assistência constante dos lidadores do bem, estejam ou não desencarnados.



 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita