WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 9 - N° 429 - 30 de Agosto de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Eduardo Marques Correa (São Gabriel, RS)
Terça-feira, 18 de agosto de 2015 às 20:03:29
Gostaria de saber mais sobre homens de gênio.
Eduardo 

Resposta do Editor: 

Allan Kardec tratou do assunto em seu livro “A Gênese”, do qual extraímos as informações seguintes.

Os homens de gênio denotam, ao nascer, faculdades transcendentes e alguns conhecimentos inatos que com pouco trabalho desenvolvem. Onde, porém, adquiriram esses conhecimentos que não puderam aprender durante a vida? Dir-se-á, com os materialistas, que o acaso lhes deu a matéria cerebral em maior quantidade e de melhor qualidade? Neste caso, não teriam mais mérito que um legume maior e mais saboroso do que outro. Dir-se-á, como certos espiritualistas, que Deus lhes deu uma alma mais favorecida que a do comum dos homens? Suposição igualmente ilógica, pois que tacharia Deus de parcial.

A única solução racional do problema está na preexistência da alma e na pluralidade das vidas. O homem de gênio é um Espírito que tem vivido mais tempo; que, por conseguinte, adquiriu e progrediu mais do que aqueles que estão menos adiantados. Encarnando, traz o que sabe e, como sabe muito mais do que os outros e não precisa aprender, é chamado homem de gênio. Mas seu saber é fruto de um trabalho anterior e não resultado de um privilégio. Antes de renascer, era ele, pois, Espírito adiantado: reencarna para fazer que os outros aproveitem do que já sabe, ou para adquirir mais do que possui. (A Gênese, cap. I, itens 5 e 6.)

 


De: Adão Albino Da Silva (Americana, SP)
Sexta-feira, 21 de agosto de 2015 às 13:56:53
Quando Jesus esteve encarnado aqui na Terra, quem ficou responsável pelo nosso planeta, nesse período? pois sabemos que Jesus é nosso governador espiritual.
Um abraço.
Adão 

Resposta do Editor: 

Na resposta que deu à pergunta 312 do livro “O Consolador”, obra psicografada por Chico Xavier, Emmanuel diz que o nome composto “Espírito Santo” designa a legião dos Espíritos redimidos e santificados que cooperam com o Divino Mestre, desde os primeiros dias da organização terrestre, sob a misericórdia de Deus. Na ausência do Mestre, é provável que a tarefa tenha sido outorgada, a título provisório, a essa legião de Espíritos. Mas esta é tão somente uma ideia pessoal, pois desconhecemos que o tema tenha sido tratado em alguma outra obra digna de credibilidade.

 


De: Dulce Silveiro (Londrina, PR)
Terça-feira, 18 de agosto de 2015 às 03:52:37
Assunto: Especial 427 - O Espírito e a influência da matéria - Parte 2 e final
Que matéria importante! Meu querido amigo, quero estudar mais sobre este tema. O que o Sr. me sugere?
Dulce 

Resposta do Editor: 

Sugerimos inicialmente que leia a primeira parte do Especial, publicada na edição 426. Caso haja dúvidas, procuraremos esclarecê-las.

 


De: José Xavier (Brumadinho, MG)
Quinta-feira, 20 de agosto de 2015 às 10:07:59
Dois erros fazem uma verdade? A Doutrina Espírita ensina que, do ponto de vista espiritual, todas as coisas são boas ou tendem para isso. Observamos porém os tremendos e covardes crimes que são cometidos agora contra as populações desamparadas de algumas nações na zona de guerra. A teoria do renascimento pode argumentar que essas pessoas infelizes devem ter cometido atrocidades semelhantes em existências anteriores, e mesmo que assim fosse, pergunto: Dois erros fazem uma verdade? Há outra solução para este problema?
José Xavier 

Resposta do Editor: 

O tema pertinente à violência e aos crimes que vêm sendo registrados em inúmeros países envolvidos em conflitos foi tratado no texto “Violência: como entendê-la?”, publicado na edição 351 desta revista. Eis o link que remete à matéria: http://www.oconsolador.com.br/ano7/351/editorial.html

Sobre o assunto sugerimos também a leitura do Especial “O Terrorismo e a Transição Planetária”, publicado nesta mesma edição. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano9/429/especial.html

 


De: Luis Hu Rivas (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 24 de agosto de 2015 às 17:16
Assunto: Coleção Espiritismo Fácil, no Jornal O POVO
Allan Kardec, no livro Obras Póstumas, sob o título Projeto 1868, dá especial ênfase à necessidade de ampla divulgação da Doutrina Espírita, destacando que:
"(...) Uma publicidade em larga escala, feita nos jornais de maior circulação, levaria ao mundo inteiro, até as localidades mais distantes, o conhecimento das idéias espíritas, despertaria o desejo de aprofundá-las e, multiplicando-lhes os adeptos, imporia silêncio aos detratores, que logo teriam de ceder, diante do ascendente da opinião geral (...)".
Amigos, é com muita alegria que estamos anunciando uma parceria única entre a divulgação da literatura espírita e um Jornal de Grande Circulação do Ceará. Graças ao valioso trabalho do companheiro Luis Eduardo Girão, conseguimos uma parceria única, como Allan Kardec aconselhava realizar em 1868.
As obras da Coleção Espiritismo Fácil, Reencarnação Fácil, Evangelho Fácil e Quiz Espírita, que trazem o Espiritismo ilustrado para fácil entendimento, a partir do dia 31 de agosto de 2015, estarão disponíveis nas bancas de todo o estado, junto com o Jornal O POVO, levando os ensinos espíritas a lugares distantes. Muitas almas, pela primeira vez, poderão ter acesso aos ensinos de Jesus à luz do Espiritismo.
Uma conquista para a Doutrina que precisa ser divulgada.
Com muita felicidade,
Luis Hu Rivas

 


De: Cristiano Souza (Petrópolis, RJ)
Sexta-feira, 21 de agosto de 2015 às 11:53
Bom dia.
Muito esclarecedor o site e os textos do blog. Muito Obrigado.
Tenho mais uma dúvida e gostaria da sua orientação de leitura para um melhor entendimento:
Entendendo que todos nós somos espíritos e regressaremos ao plano espiritual e talvez regressaremos a este mundo de provas e expiações, tenho dúvidas em relação aos médiuns que incorporam espíritos de “Pai João”, “Preto velho” e etc. Sei que são práticas da Umbanda e li alguns textos de um outro blog que explica a diferença: http://grupoallankardec.blogspot.com.br/2014/08/qual-diferenca-entre-umbanda-candomble.html
Mas gostaria de saber, ou você me indicar alguma leitura séria, ou psicografia não sei... que esclareça sobre esses espíritos:
1. Eles são benfeitores, tentam nos ajudar da forma deles?
2. Não reencarnam nunca, já estão em uma plano espiritual muito elevado? Se sim, por que estão conectados a vícios materiais daqui como charutos, cachaças e etc.
3. São espíritos inferiores, normais e zombeteiros que se passam por “eles”? Por que não há uma reencarnação para eles no nosso mundo de provas e expiações.
Obrigado pela atenção e espero por leituras para eu poder compreender, não todas as religiões, mas essa em especial que se confunde muito com a codificada por Kardec.
Boa final de semana!
Abs.,
Cristiano

Resposta do Editor:

Dada a exiguidade deste espaço, as questões propostas pelo leitor serão oportunamente tratadas na seção O Espiritismo responde, quando então o leitor será devidamente cientificado. 

 


De: C. S. (Curitiba, PR)
Domingo, 23 de agosto de 2015 às 19:17:04
Assunto: Especial 428 - A humildade é fértil
Humildade tem a ver com empreendedorismo? Será que não está se deturpando o conceito de humildade? Desculpe, mas este artigo não me ajudou.
C. S.

 


De: Rosana Tagiariolli Rebec (Jaú, SP)
Sábado, 22 de agosto de 2015 às 19:42:48
Assunto: Especial 304 - O drama do suicídio
Parabéns pela matéria! muito esclarecedora... Fiquem na paz do Senhor e que Ele sempre nos inspire pensamentos restauradores e nos ajude a enfrentar as adversidades de nossa vida.
Rosana

 


De: Marlene de Fátima Camargo (Goiânia, GO)
Quinta-feira, 20 de agosto de 2015 às 14:47:23
Gostaria de ter acesso ao estudo dos capítulos restantes do livro “Sexo e Destino”, de André Luiz.
Muito agradecida.
Marlene 

Resposta do Editor: 

Em atenção ao contido na mensagem acima, publicamos na seção O Espiritismo responde desta mesma edição um texto-explicativo que interessará por certo à leitora e aos demais interessados. Eis o link que remete à matéria: http://www.oconsolador.com.br/ano9/429/oespiritismoresponde.html

 


De: Salvio dos Santos (São Paulo, SP)
Domingo, 23 de agosto de 2015 às 20:05:55
Assunto: Chamado às Casas Espíritas
Caríssimos Irmãos:
É chegada a hora de nos unirmos em torno de um só ideal que é levar, além do Pão Espiritual contido no Evangelho do SENHOR JESUS, também o Pão Material aos Irmãos Carentes e Necessitados.
Basta olharmos as Ruas e constatarmos a grande quantidade de famintos perambulando de forma desordenada em busca de um prato de comida, um alimento que os sacie.
Sem contarmos aqueles que passam privações em seus humildes lares, onde Chefes de Família veem-se em desespero pelo fato de não ter alimentos suficientes para seus filhos e dependentes.
A Sociedade vive hoje um momento muito difícil. Não devemos criticar o Governo, mas sim arregaçar nossas mangas no sentido de dar uma ajuda aos Irmãos Necessitados.
Muitas Casas Espíritas estão trabalhando o seu melhor no sentido de se chegar aos Irmãos carentes e necessitados espiritualmente a melhor ajuda possível. Muitos Irmãos estão realizando trabalhos de excelência neste campo.
É necessário porém que possamos ir mais longe: Ajudar aos Irmãos também materialmente falando. Um prato de comida, um lanche, uma roupa nova (usada, em bom estado)uma oportunidade que se possa abrir. Tudo isso e muito mais são um grande alento a todos que sofrem na Estrada da Vida.
Não são muitas mas há Casas Espíritas que preparam um Almoço durante a semana para os Irmãos. Assim os Moradores de Rua podem ter uma alimentação e talvez a única do dia. É preciso mais.
Nós que temos nosso Lar sagrado e mesmo com alguma dificuldade, quando almoçamos e fazemos todas as nossas refeições como café da manhã, almoço e jantar, mesmo assim, alguns de nós poderá sentir fome ao longo dos intervalos, saciados devidamente por uma fruta, um petisco, um docinho ou algo agradável ao nosso paladar. Que dirá dos Irmãos necessitados que nem a uma refeição tem acesso e nem um lar os acolhe.
Conclamo todos a pensar neste problema social de gravidade extraordinária. É mister que façamos algo real e urgente. A fome não espera. A fome precisa ser saciada prontamente.
Vamos pensar nas Famílias pobres e nos Irmãos errantes sem Lar que necessitam se alimentar e poder ter acesso à PALAVRA do SENHOR. Vamos nos unir em torno de realizarmos a OBRA DO SENHOR JESUS. A OBRA verdadeira consiste não em uma o u outra individualmente mas equilibradamente em todas.
Vamos convocar Voluntários para trabalharem na Seara do SENHOR JESUS. Vamos de alguma forma tornar factível este CHAMADO DO SENHOR, pelo PLANO ESPIRITUAL, para que nos juntemos a uma Grande Obra do SENHOR.
As Casas Espíritas devem avaliar de imediato a necessidade e transformar suas instalações em Unidades Produtoras do Amor. As chamadas UPAs. Vamos preparar as refeições diárias com muito Amor e Carinho como se fora para nós mesmos.
Transformar algumas Casas Espíritas em refeitórios, quando não estão em Sessão, é uma mister de ultima hora. Poderemos melhorar o processo se nos unirmos todos.
Vamos convocar a todos os Irmãos, Espíritas ou não, independentemente de religião mas unidos de Coração num só propósito que é Ajudar ao Irmão Carente.
Pense que talvez quem estejamos ajudando hoje poderá ser o nosso superior no Plano Espiritual e poderemos dele também depender. E que quando lá chegarmos, à Nossa Pátria Espiritual, o SENHOR JESUS irá nos perguntar sobre nossa Obra.
Pois então, Irmãos, vamos todos viabilizar esta prática que urge nas Ruas, nas Cidades, no País e no Estrangeiro.
Caridade é a Palavra que define todas as nossas Bem Aventuranças. Vamos colocar em prática urgentemente.
Vossa Casa Espírita, ou não, poderá implementar uma cozinha pequena, com poucos mas necessários almoços, lanches, ou sopas, ou jantares, simples porém feitos com Amor. Vamos refletir com todos os membros desta Casa Espírita esta Mensagem de Urgência recebida do Plano Espiritual.
Vamos tornar real esta situação. Improvisações iniciais visando a finalidade poderão transcorrer para um trabalho enérgico, pontual e prazeroso de Ajuda ao Próximo.
Convoquem vossos Simpatizantes, sejam eles Espíritas ou não, Frequentadores de vossa Casa Espírita ou não, e passemos a eles todos esta idéia adiante. Trata-se da Benção da Oportunidade e da Caridade Pura apregoada na Prece de Cáritas. Irmãos, todas as Casas Espíritas devem embrenhar-se e empenhar-se em fazer o melhor neste campo desde já.
QUE DEUS E O SENHOR JESUS LHES ABENÇOE OS CAMINHOS COM MUITA LUZ, PAZ E PROTEÇÃO.
Quão Belo e Maravilhoso é trabalhar na Seara do Senhor!
Salvio dos Santos

 


Voltar à página anterior
 


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita