WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 9 - N° 428 - 23 de Agosto de 2015
AGUINALDO MELO
aguinaldo@surfix.com.br
Recife, PE (Brasil)
 

 

Divaldo Franco foi uma das atrações do 10º SIMESPE

Cerca de 2.600 pessoas assistiram à conferência do conhecido orador,
que dias depois recebeu em Salvador (BA) a Comenda 2 de Julho
 

Realizou-se no Centro de Convenções de Pernambuco, no período de 31 de julho a 2 de agosto, o 10º SIMESPE - Simpósio de Estudos e Práticas Espíritas de Pernambuco, cujo tema central foi “Da célula à espiritualidade – a fascinante construção do homem de bem”. Participaram do evento, como palestrantes, Alberto Almeida,

Anete Guimarães, Haroldo Dutra Dias, Sergio Felipe de Oliveira, Rossandro Klinjey e Divaldo Pereira Franco, a quem coube proferir a conferência de abertura, o que se deu na noite de 31 de julho, perante um público de 2.600 pessoas.

Antes da conferência houve um momento artístico, com a participação de um coral oriundo da cidade de Goiânia (GO), enriquecido com a participação de músicos locais, seguida da solenidade de concessão do Título de Cidadão Paulistense, que Divaldo recebeu com satisfação, atribuindo o mérito a Allan Kardec e não a si, visto que se considera apenas um humilde divulgador da doutrina que Kardec codificou.

A conferência de Divaldo Franco

O tema da conferência foi “Da célula à espiritualidade: a fascinante construção do homem de bem”.

Divaldo fez inicialmente uma retrospectiva de diversas correntes de pensamento, passando por teorias que fundamentam o materialismo, notadamente a dos Atomistas, até as que fundamentam a ideia da existência do espírito, alma ou outro nome que se dê. Citou vários pensadores alinhados com cada ideia, dando embasamento teórico ao tema abordado e ilustrando com fatos e experiências. Citou fenômenos ocorridos na família Fox, o surgimento da Doutrina Espírita como o começo de uma nova era e o retorno da humanidade a Jesus Cristo.

Com grande vibração, enorme carga de energia na voz e muita ênfase, Divaldo, para não se alongar, citou sete motivos para crermos em Deus. Nessa hora, ele não parecia fazer uma conferência, mas uma profunda e fervorosa oração. Elevava o olhar e os braços para o alto e parecia retirar de dentro de si e lançar ao infinito toda a sua energia vital em direção a Deus, fazendo-Lhe uma linda declaração de amor.

Por fim, os participantes ficaram profundamente comovidos quando o estimado palestrante contou a triste história da família Stanford, cujo filho Leland fora tido como uma espécie de “órfão de pais vivos” e, ao morrer, levou sua mãe, dramatizada com a morte prematura do filho, a fundar a Universidade Stanford, uma das mais importantes do mundo.

O Semeador de luz concluiu a conferência reiterando que o amor é a força do Universo e é através dele que se realiza a fascinante construção do homem de bem. Ao encerrar a conferência, foi demoradamente aplaudido de pé pelos participantes do evento.

A Comenda 2 de Julho
 

Seis dias depois, no dia 6 de agosto, já de volta a Salvador (BA), Divaldo Franco recebeu, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pelo Legislativo, que é outorgada às pessoas que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento social da Bahia e para a sociedade em geral. A comenda foi proposta em face do trabalho realizado pelo médium à frente da Mansão do Caminho.

Fundada há mais de seis décadas, a obra social funciona no bairro de Pau da Lima, em Salvador, e já tirou 160 mil pessoas da miséria, oferecendo-lhes escola e oportunidades de trabalho. 

Na Mansão do Caminho funcionam creche e escolas que atendem mais de 3 mil crianças, diariamente educadas e alimentadas de graça. A escola de primeiro grau da instituição tem um dos menores índices de violência e evasão escolar e um dos mais altos índices de acompanhamento, incentivo e disciplina.
 

Além disso, o local conta com um centro de saúde que atende mais de 2 mil adultos, também gratuitamente. A Mansão conta também com o Centro de Parto Normal Marieta de Souza Pereira, que já realizou mais de 1,8 mil partos sem nenhum custo às mães, além de ser o primeiro do Norte e Nordeste. São assistidos também pela instituição idosos e pessoas inválidas, portadores de doenças irrecuperáveis e degenerativas, que recebem cestas básicas, atendimento médico e remédios através da Caravana Auta de Souza. Para manter toda a obra social funcionando, a Mansão do Caminho conta com 400 voluntários.



Nota do autor:

As fotos relativas ao 10º SIMESPE são de Alexei Joseph.




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita