WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 428 - 23 de Agosto de 2015

ARNALDO DIVO RODRIGUES DE CAMARGO
editoraeme@editoraeme.com.br
Capivari, SP (Brasil)

 

 
Farmácia para todos
os males

 
Sou um colecionador de frases e pensamentos, todos os dias faço leituras e quase todos os dias guardo algumas preciosidades que admiro.

Há décadas venho produzindo agendas como a Todo Dia, que é distribuída em todo Brasil pela EME, e também a Agenda Chico Xavier, com mensagens, histórias e dados do ilustre mineiro que psicografou mais de quinhentos livros, inclusive mensagens de Rodrigues de Abreu e Amadeu Amaral, demonstrando que a vida continua, e os poetas e escritores também.

O francês François Marie Arouet (1694/1778), que se consagrou com o pseudônimo Voltaire, nascido em Paris, escritor, filósofo iluminista e também deísta, escreveu um pensamento que eu admiro muito e sempre.

Mas, antes, qual o sentido de deísta? Segundo a Wikipédia o deísmo é uma posição filosófica naturalista que aceita a existência e natureza de Deus, através da razão, do livre pensamento e da experiência pessoal, em contrapartida aos elementos comuns das religiões teístas. Em palavras mais simples: um deísta é aquele que está inclinado a acreditar na existência de Deus, mas não pratica nenhuma religião.

Voltaire é autor desta preciosidade: Uma coletânea de pensamentos é uma farmácia moral onde se encontram remédios para todos os males.

E é assim que colecionamos admiradores no Brasil todo, pessoas que guardam as agendas de vários anos. Um caso interessante aconteceu em Capivari. Um senhor já de idade avançada, catando papelão na rua, encontrou uma agenda Todo Dia de anos anteriores, folheou, leu e gostou do que viu.

Não é que ele veio até a Editora EME para comprar uma agenda daquele ano?

Então, para vocês que nos leem, alguns desses remédios: 

Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã.Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades. Levante-se com calma. - André Luiz (Chico Xavier) – Sinal verde – CEC.

Seja o leito de linho, de seda, palha ou pedra, a dor é sempre a mesma, e a prece, em toda parte, é bênção, reconforto, amparo, luz e vida.Lembremo-nos, no entanto, de que lesões e chagas, frustrações e defeitos, em nossa forma externa, são remédios da alma que nós mesmos pedimos à farmácia de Deus. - Emmanuel (Chico Xavier) – A luz da oração – Clarim.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. - Salmos, 51:10-11.

Se Deus possuísse uma geladeira, teria a tua foto pregada nela. Se ele possuísse uma carteira, tua foto estaria dentro dela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, porém, escolheu o teu coração. - Facundo Cabral.

E por estar selecionando algumas citações sobre Deus, eu também arrisco a dizer:

Se existe alguém tranquilo, este é Deus. Nunca O vi gritando comigo e, às vezes, aparece em meu caminho indicando a direção a seguir.

Como somos seres espirituais, temporariamente estagiando num corpo físico, compreendo que sou aquilo que habita dentro de mim, e de lá converso com Deus, e Ele me sorri e diz: você vai ser melhor, você ainda vai ficar bom.

 

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é editor da Editora EME e diretor da clínica Comunidade Psicossomática Nova Consciência.


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita