WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 426 - 9 de Agosto de 2015

ÉDO MARIANI 
edo@edomariani.com.br 
Matão, SP (Brasil)

 


 

A fé e a razão


Jesus nos ensinou: “Pois em verdade vos digo, se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transplanta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível”. Mateus, cap. XVI, vv. 11  a 20.

Comentando o tema sobre a fé, Kardec conclui que a fé se manifesta no homem sobre dois aspectos: a fé humana, que é a confiança nas próprias forças, e a fé divina, a confiança no poder e na proteção de Deus através da sua justiça perfeita e do seu amor a todos os seus filhos. 

Exaltando a qualidade da fé, ele ensina: “Fé inabalável só é a que pode encarar de frente a razão em todas as épocas da Humanidade”.    

O Espiritismo nos mostra através do seu tríplice aspecto que a Fé, como graça especial, concedida por Deus, não existe. A Fé é uma qualidade inerente a toda criatura humana, é uma doação de Deus e sempre universal. Podemos afirmar que a Fé é um dom dado por Deus, Pai de infinita misericórdia e amor, a todos os filhos, dom esse colocado no íntimo de cada um como gérmen à semelhança do amor que todos trazemos dentro de nós e que uma vez existente é necessário ser cultivado, à luz da Razão e da Lógica universal. Portanto, podemos comparar a fé como uma semente que plantada no solo precisa ser cultivada e desenvolvida. É uma conquista de cada ser humano. A Fé não pode ser vendida, nem doada e muito menos emprestada. A cada um de nós cabem as ações conscientes no sentido de desenvolvê-la com esforço próprio. É uma faculdade da alma. 

Não é assim que aprendemos na parábola das Virgens Néscias e Prudentes, contada por Jesus?

Conforme Ele ensina na parábola, entendemos que o azeite armazenado pelas Virgens Prudentes representa as conquistas adquiridas pelo Espírito através do esforço no trabalho construtivo, munido da boa vontade em estudar, para conhecer e colocar em prática os sublimes princípios trazidos pela doutrina espírita.  

Esta é a maneira pela qual faremos o armazenamento em nossas candeias, nosso íntimo, do azeite indispensável, com o qual iluminaremos nossos caminhos, pela força do querer e disposições para mudanças na busca do bem. 

Só assim, quando convidados para as bodas; quando o “noivo” chegar, que na alusão de Jesus interpretamos como sendo o momento em que necessitamos vencer dificuldades e obstáculos, seremos merecedores de contar com o nosso consórcio com o mundo espiritual, de onde receberemos o apoio indispensável na jornada terrena.

É dessa forma que a Fé se alicerça em nosso ser espiritual e com ela nos será possível transportar as montanhas das nossas mazelas, dificuldades e incertezas que ainda carregamos conosco.

Portanto, tal conquista está na nossa dependência, pois segundo aprendemos com Kardec, a Fé para ser inabalável precisa ser racional. Não é possível conquistá-la apenas por ouvir dizer; é preciso saber para ter certeza; é preciso compreender, pois aquele que não compreende é o mesmo que o ateu. A fé alicerçada à luz da Razão é semelhante à luz do sol, fará germinar e crescer o seu poder em seu coração.


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita