WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 9 - N° 424 - 26 de Julho de 2015

ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)

 

 
Helton M. Monteiro:

“O livro eletrônico veio para ficar, embora ainda não tenha substituído os livros impressos”

Radicado em Campinas-SP, o confrade fala sobre as vantagens
do livro eletrônico e suas associações aos modernos programas
de uso e pesquisa, como é o caso do Kindle
 

Espírita desde a adolescência e ativo no movimento a partir de 1993, nosso entrevistado nasceu em São João Del Rey-MG e reside atualmente em Campinas-SP, onde se vincula ao Centro Espírita Allan Kardec, atuando como expositor. Professor de línguas, autor, tradutor e designer gráfico, Helton Monteiro (foto) fala sobre as vantagens do

livro eletrônico e suas associações aos modernos programas de uso e pesquisa, como é o caso do Kindle, um novo formato de livro eletrônico. 


O que é o Kindle?
 

O Kindle (pronunciado kíndôl) é um novo formato de livros eletrônicos que vem gerando novos hábitos de leitura em todo o mundo, um verdadeiro fenômeno que tomou conta do mercado editorial em todo o mundo. Hoje já conta com 3,2 milhões de títulos disponíveis na Austrália, Alemanha, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Reino Unido e, desde algum tempo, também no Brasil. 

Como ele vem facilitar a divulgação e o estudo espírita? 

Em primeiro lugar, do ponto de vista da leitura, consulta e estudo, há um dinamismo e poder de pesquisa, anotação e comparação quase instantâneos que eleva o acesso e compreensão da doutrina a um outro patamar de competência e exatidão. Gutenberg e André Luiz certamente aprovariam esses avanços, sendo que o primeiro Espírito anteviu muito disso através de Leymarie na Revue Spirite, já nos tempos de Kardec. Em segundo lugar vem essa internacionalidade, o acesso instantâneo a todo e qualquer livro em qualquer parte do Brasil ou do mundo, 24 horas por dia, 365 dias ao ano, pela Amazon, que não só é a maior livraria do planeta, mas também desenvolve as mais altas tecnologias de produção, edição e leitura para autores, editores e leitores, além de proteger o acervo das casas e instituições espíritas contra a pirataria rompante e o descaso, amadorismo ou regionalismo de certos canais de distribuição. 

O que mais se destaca no programa? 

Além da instantaneidade de acesso e pesquisa, há o conforto e flexibilidade de leitura, além da conveniência do armazenamento de toda a sua biblioteca num mesmo lugar, seja no aplicativo ou aparelho, ou até mesmo na nuvem, se você assim optar. Por exemplo, para os saudosistas do papel, você com um clique converte as páginas numa simulação impressa em papel sépia. Para os modernos, pode até ser texto branco em fundo preto, além do tradicional preto sobre branco, cuja luminosidade e tom você também controla. Tudo pelo conforto de leitura e satisfação do leitor. Se alguma palavra for muito difícil ou erudita, basta dar um duplo clique ou toque para ter sua definição exibida instantaneamente na própria página de leitura. E assim por diante, sobretudo nos aplicativos de leitura para computador, laptop ou tablet, que são oferecidos gratuitamente pela Amazon. Há muitos outros recursos que você vai descobrir à medida que for usando o aplicativo ou aparelho de leitura. 

Ele pode ser baixado também no celular? 

Sim, desde que seja um smartphone, há um aplicativo gratuito exclusivo, também criado e desenvolvido pela Amazon, portando bom e seguro. Mas é importante frisar que, uma vez que você adquire seus livros, você pode lê-los tanto no seu computador, ou tablet, ou smartphone, ou em todos eles, sincronizando a página em que interrompeu sua leitura no computador em casa, por exemplo, para retomá-la em seu tablet, laptop ou celular, enquanto em trânsito ou em viagem. É versátil assim. 

Como ele é localizado na Net? É gratuito? 

Os livros são seus. Depois de adquiri-los ou ganhá-los on-line (exclusivamente pela Amazon), eles ficam armazenados em seu próprio aplicativo, off-line, que é também sua biblioteca pessoal. Há também um aparelhinho de leitura que os mais abastados podem comprar, se quiserem, mas os sofisticados aplicativos de leitura fornecidos pela Amazon não deixam nada a dever e são gratuitos. Os livros você compra como em qualquer livraria, com a diferença que estão disponíveis para ler e levar em 60 segundos após a aquisição. Há também livros gratuitos, entre eles grandes clássicos da literatura universal, que a Amazon disponibiliza aos clientes de tempos em tempos. 

Em sua visão, qual a maior vantagem desse recurso? 

O fim do "diz-que-diz" e das citações errôneas em questões doutrinárias pelo acesso instantâneo a todas as obras da codificação em qualquer hora e lugar. A virtualização de bibliotecas inteiras, de modo que ao viajar, estudar ou palestrar, por exemplo, você tem tudo ali na palma da mão, sem ocupar espaço físico, sem estorvar pelo volume e peso, pois cabe no seu bolso. 

Para situar bem o leitor, fale sobre as principais características do programa. 

A portabilidade acima de tudo, o que dá independência de acesso e de uso. Você também pode copiar e colar qualquer trecho para enviá-lo por e-mail a um amigo necessitado, por exemplo. Há uma infinidade de vantagens e recursos, todas sob o comando da vontade e imaginação do leitor. 

Algo marcante de sua experiência que gostaria de relatar? 

Há sim. Em 2013, a renomada amiga e palestrante Therezinha de Oliveira fora convidada para um importante ciclo de palestras em Londres, Inglaterra, e havia pouco tempo para eu terminar a tradução do seu Quando o Espiritismo Fala (When Spiritism Speaks, Editora Allan Kardec, 2013). A editora temia, ademais, que não houvesse tempo útil para editar e imprimir a versão impressa do livro antes da viagem. Foi então que tive a ideia de lançá-lo em formato Kindle, ideia prontamente aceita e aprovada pela presidência da casa e da editora. Foi tudo feito a toque de caixa, mas quando chegou a hora de Therezinha pegar o avião, o Kindle já estava publicado e a versão impressa concluída quase que em cima da hora, mas ela com os livros na mala e on-line, para grande alegria e satisfação de todos. Tenho trabalhado para outras editoras espíritas também, mas foi a Editora Allan Kardec a que mais abriu suas portas para essa ideia e para o mundo. Foi um sucesso absoluto.  

No caso do Centro Espírita Allan Kardec, quantas obras já estão disponíveis? E qual é o custo para baixar essas obras? 

Atualmente, já conta com 68 títulos no seu catálogo Kindle, com destaque para as traduções inglesas que vão desbravando novos caminhos e conquistando novos leitores e adeptos para a doutrina, sobretudo nos EUA, Canadá e Inglaterra. Os preços vão a partir de R$ 11,00 até os mais caros – mas todos custam menos que suas versões impressas. A editora tem seu site oficial (http://www.allankardec.org.br), mas os eBooks Kindle encontram-se à venda exclusivamente pela Amazon, pelo atalho http://is.gd/kardec ou, para os títulos em inglês, também pelo http://is.gd/kardeceng, ambos de fácil memorização. Em tempo: para os que quiserem baixar gratuitamente os aplicativos de leitura, é só ir no http://is.gd/appsgratis 

Suas considerações finais. 

É importante lembrar que todo produto dessas obras destina-se exclusivamente à manutenção das obras sociais do Centro Espírita Allan Kardec, de Campinas-SP, e que o livro eletrônico veio para ficar, embora ainda não tenha substituído os livros impressos. Há poucos anos muita gente jurava que o vinil era para sempre, mas logo veio o CD que também foi embora. Hoje, mesmo os idosos já não fazem outra coisa senão ouvir e baixar músicas em MP3... Pois bem, o Kindle é o "ectoplasma" do livro físico, tão bom ou melhor do que este. O que importa sempre é ampliar o acesso, semeando mais e novos leitores de todas as idades, onde quer que estejam. (1)


 

(1) Nota da Redação:
Desde o dia 18 de abril de 2013, atua na área do livro digital, conhecido também pela expressão livro virtual, livro eletrônico ou e-book, a EVOC - Editora Virtual O Consolador, de Londrina (PR), que já lançou 31 obras e apresenta, contudo, uma novidade em nosso meio, que é a gratuidade. As obras digitais da EVOC encontram-se disponíveis na internet sem custo nenhum, visto que o objetivo da editora é a universalização do acesso aos ensinamentos espíritas. A coordenação da EVOC – Editora Virtual O Consolador está a cargo da Diretoria da revista eletrônica. Eis a página da editora na internet: http://www.oconsolador.com.br/editora/obras_publicadas1.htm


 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita