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Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 423 - 19 de Julho de 2015

ALTAMIRANDO CARNEIRO
alta_carneiro@uol.com.br
São Paulo, SP (Brasil)

 

 

De “Manika...” a “Três Solteirões e um bebê”, o Espiritismo é assunto nas
telas do cinema


O filme é encantador, principalmente porque aborda o assunto reencarnação, enfocando a história de uma adolescente. Como “Ghost – do outro lado da  vida”, a película “Manika, a reencarnação de uma adolescente”, também veio para ficar.

Produção de 1989, dirigida por François Villiers, com Julian  Sands, Stephane Audran e Ayesha Dhaker, o filme conta a história de Manika, garota de dez anos, filha de pescadores pobres, que tem visões de uma reencarnação anterior,  deixando preocupados a família e todos os que a rodeiam.

Essas visões lhe falam de uma vida de riqueza, que ela conta nos mínimos detalhes aos colegas de escola. Seu professor, um padre, assusta-se com a precisão de suas respostas e intervenções durante as aulas, nas quais Manika dá indicações de pontos geográficos desta encarnação anterior com tamanha exatidão, que ele a interroga:

- Onde você aprendeu isso, Manika?

- Não sei...

- Alguém lhe falou sobre essas coisas?

- Não, padre.

Tudo isso Leva as pessoas a sugerirem um caso de reencarnação. O padre tenta afastar Manika dessas ideias, mas a menina foge em direção ao local onde viveu no passado. Notando a sua falta, o padre se incumbe de trazê-la de volta. No local, encontra a pessoa que, segundo Manika, nas suas visões, teria sido o seu marido na vida anterior.

O encontro é emocionante. O ex-marido está casado novamente, o que desperta ciúmes na atual esposa, sem graves consequências. Manika se sente muito à vontade no ambiente, evidenciando conhecê-lo em todos os seus aspectos. A família, que é reencarnacionista, tem a convicção de que realmente deu-se o encontro.

“Três solteirões...”  – Fantasma participa de filmagens -  Um caso que intrigou o mundo inteiro é o de um garoto que aparece atrás de uma cortina, numa das cenas filme “Três solteirões e um bebê”. Consta que o menino não estava no local, quando o filme foi rodado. Uma mulher que afirmou ser mãe do menino, segundo ela morto há dois anos, jura que se trata de um fantasma, registrado pelas câmeras fotográficas.

Mas o que esse fantasma peralta tinha de interferir nas filmagens de “Três solteirões e um bebê?”. Segundo a mãe do garoto, ele suicidou-se na mesma casa,  utilizada como locação do filme. Em entrevista à imprensa norte-americana, a mulher declarou ter reconhecido o filho quando assistiu à fita e, graças aos recursos do videocassete, pôde analisar com atenção a imagem.

Jornais e revistas brasileiros dedicaram espaços ao assunto, como é o caso da revista Semanário, que publicou matéria intitulada “Um fantasma deixa Hollywood em pânico”, destacando que as pessoas envolvidas com o filme negaram tudo o que estava sendo veiculado a respeito da polêmica cena.

Segundo o coprodutor Robert Cort, o filme foi realizado em Toronto, Canadá, e não na tal casa, que serviu apenas para a realização de duas cenas. Ele declarou que o fantasma nada mais era do que um desenho do ator Ted Danson, que alguém esqueceu atrás da cortina. Muitos acharam a explicação insuficiente, sob a alegação de que a imagem não é parecida com o autor.

A revista Semanário afirmou que foram solicitadas novas informações à produtora Touchostone, mas nenhuma nova informação tinha chegado. Enquanto fervilhou a polêmica, o filme não parou nas locadoras.  

Explicação espírita – A vida espiritual é  uma realidade, quanto o é a existência do próprio homem. Logo, é óbvio que os gênios do cinema, atentos a tudo o que nos rodeia, percebam esta realidade e procurem transportar para a tela histórias que mostram o fruto do seu pensamento sobre os temas espirituais.

O artista, pela sua sensibilidade, conscientiza-se, de pronto, que algo existe além do universo material, que faz vibrar todas as potencialidades da alma. Por isso, o grande número de artistas de cinema declaradamente espíritas. Ou, se não totalmente espíritas, conscientes das Verdades espirituais.

O assunto reencarnação nunca foi e não é, no presente momento, novidade nos “arraiais” de Hollywood.


 

 


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O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita