WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 418 - 14 de Junho de 2015

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 

 

A graça divina é nula enquanto nós não nos dispusermos
a recebê-la


São Paulo diz que a salvação é pela graça, Jesus ensina que a cada um será dado segundo suas obras.

Santo Agostinho e Lutero são os teólogos da graça. E os católicos, reagindo contra Lutero, passaram a defender mais a teologia tradicional de Pelágio, contrária à da graça. Mas, por influência dos protestantes e evangélicos, a Igreja vem atualmente inclinando-se para a teologia da graça.

Deus não faz acepção de ninguém. “Então falou Pedro, dizendo: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que o teme e faz o que é justo lhe é aceitável.” (Atos 10: 34 e 35.) Aliás, Jesus ensinou que nos céus, ou seja, entre os Espíritos já salvos, há mais alegria pela conversão de um só indivíduo do que a causada por 99 que já são convertidos. (Lucas 15:7.)

Deus não impõe a graça goela abaixo de ninguém, pois Ele respeita o nosso livre-arbítrio. Com a aceitação da doutrina bíblica da reencarnação, essa questão é esclarecida. Mas os líderes religiosos (hoje, não tanto os padres) repudiam-na de modo doentio, pois ela diminui a importância deles, além de prejudicar seus interesses materiais.

Porque Deus cria tudo com perfeição, Ele não volta atrás no que é criado por Ele. Assim, a graça e o nosso livre-arbítrio não têm fim. Mas enquanto o indivíduo não passar a vivenciar realmente o evangelho, o que equivale a aceitar a graça, ele não a recebe. E como o essencial duma pessoa é o seu Espírito imortal, nós, com uma fé raciocinada, chegamos inevitavelmente à conclusão de que o Espírito tem que voltar a viver novamente aqui neste mundo, a fim de que ele, um dia, possa receber a graça.

É, pois, somente com a graça da reencarnação dada por Deus, que a sua graça e a sua misericórdia infinitas podem ser alcançadas por nós. Sem a doutrina bíblica da reencarnação, pois, a graça e a misericórdia divinas infinitas deixariam de ser infinitas. E isso seria um absurdo para o nosso conceito de Deus infinitamente Todo-poderoso! Mas não é que Deus esteja se subordinando ao nosso livre-arbítrio, não. É que Ele, por ser perfeitíssimo, jamais passaria por cima de nosso livre-arbítrio criado por Ele mesmo! Ademais, o Espírito tem todas as eternidades pela frente para que ele possa receber, um dia, a graça da salvação. E por que, então, nós não poderíamos aproveitar as vidas sucessivas para conseguir a graça da salvação? As reencarnações são justamente para que o Espírito, um dia, consiga pela vivência do evangelho a graça da salvação. Ou será que Jesus veio nos trazer o evangelho “só pra inglês ver”?

A passagem evangélica pela porta estreita, por ser difícil, representa também, figuradamente, a conquista da graça através da prática do evangelho. E ela demonstra-nos, ainda, que não entra nos céus quem ainda está impuro. Também a parábola do filho pródigo traz-nos uma ideia semelhante à da conquista da graça. O pai do filho pródigo representa Deus. E só quando o filho pródigo, “entrando em si” (Luca 15: 17) e descobrindo seu erro, ele pôde voltar para a sua casa paterna.

A salvação ou libertação depende da graça de Deus, sim, pois é Ele que no-la concede. Mas ela depende também de nós, pois Deus não nos impõe a graça automaticamente e pela força!

Para que, pois, o indivíduo se preocupar tanto com a graça, se pela imortalidade de seu Espírito, ele tem todas as eternidades para, um dia, recebê-la?

Recomendo: http://reencarnacaonoevangelho.blogspot.com

 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita