WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 417 - 7 de Junho de 2015

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
Brasília, DF (Brasil)

 


José Raul Teixeira


Conheci Raul Teixeira em 1974, no Centro Espírita Caminho da Redenção, dirigido por Divaldo Franco e Nilson Pereira, em Salvador, Bahia. Na época, nossos conhecimentos escolares resumiam-se ao antigo primeiro grau, atual ensino fundamental. Éramos jovens e encontramos no Raul um bom amigo, com o qual nos correspondemos por carta durante vários anos, mesmo após nos casarmos e virmos residir em Brasília.

Pedimos-lhe, certa ocasião, que nos corrigisse os erros gramaticais, o que ele passou a fazer com a maior boa vontade e simplicidade. Assim, certo dia em que nos encontrávamos muito tristes, por um problema crônico, mas controlado, de saúde, que nos acompanha desde a mais tenra infância, escrevemos-lhe expondo nossa situação. Em resposta, além de sua missiva, recebemos curta mensagem, que nos orientava fraternalmente, e na qual estava escrita a frase que jamais esquecemos: "Problemas, quem não os tem?". Entendemos de pronto o recado, e nunca mais nos queixamos com nosso amigo, nem com mais ninguém, sobre nossos pequeninos aborrecimentos.

Há alguns anos, meses antes de seu estado de saúde atual, conhecido por todos nós, que o admiramos e acompanhamos, há décadas, em seu belo trabalho de divulgação espírita na tribuna, na publicação de livros e na imprensa, enviamos-lhe, por e-mail, a mensagem que reproduzimos abaixo, seguida do poema em sua homenagem, que o Raul, seja por sua imensa modéstia, seja para não criticar as limitações deste aprendiz de poesia, não respondeu.

Relendo o acróstico, achei por bem revisá-lo e publicá-lo como nossa singela homenagem a esse nosso irmão incansável na divulgação do Espiritismo Cristão, após reproduzirmos nosso texto a ele enviado em 31 de maio de 2011. Esperamos com isto não lhe ferir a modéstia e, sim, reconhecer-lhe o valor:

Irmão Raul,

Quando éramos jovens, correspondíamo-nos por carta.

E corrigias, a meu pedido, alguns deslizes do jovem sargento que mal tinha feito o “ginasial”.

Agora, o menino envelheceu, saiu do Exército (seu lema é o amor ao Cristo e não à guerra), fez alguns cursos, lecionou em Centro Universitário, continua aprendendo e, como gosta de poesia, resolveu enviar-lhe um acróstico, em homenagem à sua vida missionária.

Nem sempre nos vemos, mas faço parte da equipe de monitores da FEB, em Brasília, no Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita (EADE). E, embora nem sempre nos falemos, continuo acompanhando, com admiração, seu trabalho de apóstolo moderno do Cristo na difusão do Espiritismo.

Leia o acróstico anexo, rasgue-o se não gostar, mas conserve a minha amizade e admiração.

Etc. etc. 

José Raul Teixeira


J
ovem, ainda, já compreendias

O valor da palavra em prol do amor,

Seguramente, pelo que dizias,

És mais um mensageiro do Senhor.

 

Raul, teu compromisso é com Jesus.

Abraçaste o Evangelho com fervor,

Uniste tuas forças às do Além,

Levas, intimorato, tua cruz.

 

Terás que desprezar os preconceitos

E orar pelos que não te compreendem,

Intemerato servidor do bem!

Xamã autêntico do Cristo-Rei,

Em teu trabalho em prol do Mais-Além,

Ingressas no reinado mais perfeito,

Reinado de sublime mandamento:

Amai-vos tanto quanto eu vos amei!

Hoje, verificamos o quanto se agiganta no testemunho nosso amigo Raul, sem uma queixa, em relação à disfasia que o acometeu após o acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em pleno voo rumo aos Estados Unidos, onde prosseguiria seu trabalho já então reconhecido além-fronteiras, de semeador das verdades consoladoras do Espiritismo. Para muitos, parece estranho que alguém tão dedicado à divulgação da Terceira Revelação Cristã tenha sofrido um AVC justamente quando viajava para dar prosseguimento ao seu brilhante trabalho em prol de um mundo melhor. Para nós, entretanto, tudo obedece a um planejamento divino. Seu testemunho atual é comovente. Com humildade, resignação, mas não acomodado, nosso irmão prossegue, como lhe é possível, em sua missão de levar a paz e a fé onde seja preciso.

Já havíamos dado por concluído este trabalho, quando (o acaso não existe, mais uma vez o comprovamos) Lourdes, nossa esposa querida, vice-presidente responsável pelo Departamento de Assistência Social (DAS) da Casa de Ismael, sem saber desta nossa atividade, telefonou para a Prata, incansável colaboradora da FEB e seu “braço direito” no atendimento, aos sábados, no Núcleo Espírita Frederico Figner, anexo da FEB em Brasília.

Pedi, então, à esposa para avisar à amiga que eu também desejava falar-lhe, pois a Prata é quem assessora o Raul em suas vindas a Brasília, e fiquei sabendo por ela que ele irá a Portugal, no dia 3 de junho de 2015, para prosseguimento de suas atividades doutrinário-espíritas nesse país irmão. Desejamos, pois, ao nosso confrade, pleno êxito em mais essa viagem missionária.

Continuemos em prece pelo completo restabelecimento de Raul Teixeira e procuremos, em nossas limitações doutrinárias e espirituais, imitar seu exemplo, assim como o de todos os servidores do Cristo, na divulgação do Consolador, o Espiritismo Cristão, como continua fazendo o nosso estimado confrade, com muita humildade, incansável trabalho e imenso amor.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com
 


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita