WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Estudando a série André Luiz

Ano 9 - N° 417 - 7 de Junho de 2015

MARCELO BORELA DE OLIVEIRA
mbo_imortal@yahoo.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 

 

Desobsessão

André Luiz

(Parte 22)

Damos continuidade ao estudo sequencial do livro Desobsessão, obra de autoria de André Luiz, psicografada pelos médiuns Waldo Vieira e Francisco Cândido Xavier em 1964 e publicada pela Federação Espírita Brasileira.

Questões preliminares

A. É importante que os médiuns esclarecedores da equipe mediúnica se reúnam periodicamente para troca de impressões à luz da doutrina espírita?

Sim. Essas reuniões são importantes para que sejam analisados tópicos do trabalho realizado pelo grupo e discutidos planos e ideias com vistas ao aperfeiçoamento das atividades a cargo da equipe mediúnica. (Desobsessão, cap. 65.)

B. Recomenda-se aos componentes da equipe mediúnica o estudo de obras sobre o tema mediunidade?

Sim. As reuniões de estudos mediúnicos, de ordem geral, são necessárias a todos do grupo, desde que sejam realizadas em dias e horários que não sejam os prefixados para a desobsessão. Aconselha-se-lhes o estudo metódico de «O Livro dos Médiuns», de Allan Kardec, e de todas as obras respeitáveis que se relacionem com a mediunidade. Os benfeitores desencarnados e os Espíritos familiares estudam sempre a fim de se tornarem mais úteis na obra da educação e do consolo junto da Humanidade Terrestre. É imprescindível que os lidadores encarnados estudem também. (Desobsessão, cap. 66.)

C. Além do trabalho de desobsessão realizado semanalmente, pode o grupo realizar reuniões socorristas especiais a fim de atender a um objetivo específico?

Evidentemente. Em tais casos, o grupo, por meio do seu dirigente, deverá propor ao mentor espiritual a realização de reuniões dessa natureza, com vistas a atender a equações de trabalho consideradas de caráter urgente. (Desobsessão, cap. 67.)

Texto para leitura

280. Os médiuns esclarecedores não podem alhear-se do imperativo de entendimento recíproco e estudo constante em torno das atividades que lhes dizem respeito. (Desobsessão, cap. 65.)

281. Para isso, reunir-se-ão, periodicamente, ou quando lhes seja possível, para a troca de impressões, à luz da Doutrina Espírita, analisando tópicos do trabalho ou apresentando planos entre si com o objetivo de melhoria e aperfeiçoamento do grupo. (Desobsessão, cap. 65.)

282. Semelhantes reuniões são absolutamente necessárias para que se aparem determinadas arestas da máquina de ação e se ajustem providências a benefício das obras em andamento. Esses ajustes, à maneira de sodalícios doutrinários, constituem, ainda, meios de atuação segura e direta dos mentores espirituais do grupo para assumirem medidas ou plasmarem advertências, aconselháveis ao equilíbrio e ao rendimento do conjunto. (Desobsessão, cap. 65.)

283. Os médiuns esclarecedores não devem esquecer que, ao término de cada tarefa de desobsessão, quase sempre ficam indagações e temas de serviço que, com tempo e madureza de raciocínio, precisam ser analisadas, a benefício geral. (Desobsessão, cap. 65.)

284. As reuniões de estudos mediúnicos, de ordem geral, no grupo, são necessárias. (Desobsessão, cap. 66.)

285. No curso delas, em dias e horários que não sejam os prefixados para a desobsessão, os esclarecedores e os companheiros ouvirão os medianeiros da equipe, registrando-lhes as consultas e impressões, a fim de que os problemas suscitados pelas faculdades e indagações de cada um sejam solucionados à luz dos princípios espíritas conjugados ao Evangelho de Jesus. (Desobsessão, cap. 66.)

286. Aconselha-se-lhes o estudo metódico de «O Livro dos Médiuns», de Allan Kardec, e todas as obras respeitáveis que se relacionem com a mediunidade. (Desobsessão, cap. 66.)

287. Os benfeitores desencarnados e os Espíritos familiares estudam sempre a fim de se tornarem mais úteis na obra da educação e do consolo junto da Humanidade Terrestre. É imprescindível que os lidadores encarnados estudem também. (Desobsessão, cap. 66.)

288. Em determinadas circunstâncias, as reuniões mediúnicas podem surgir como sendo necessárias a fins determinados. (Desobsessão, cap. 67.)

289. Nessa hipótese, realizar-se-ão sem qualquer prejuízo para as reuniões habituais. Para que isso aconteça, porém, é claramente preciso que o mentor espiritual do agrupamento trace instruções especiais. (Desobsessão, cap. 67.)

290. Noutros casos, o próprio grupo, através do dirigente, proporá ao mentor espiritual a realização de reuniões dessa natureza para atender a equações de trabalho socorrista, consideradas de caráter urgente. (Desobsessão, cap. 67.) (Continua na próxima semana.)




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita