WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Um minuto com Chico Xavier

Ano 9 - N° 413 - 10 de Maio de 2015

JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA DE PAULA
depaulajoseantonio@gmail.com
Cambé, Paraná (Brasil)
 

 
 
 
Com o título: Homenagens a Chico Xavier, o Grupo de Estudos Allan Kardec (http://grupoallankardec.blogspot.com) elaborou um interessante currículo sobre a vida do querido médium mineiro.

Vejamos a seguir:

Chico Xavier é o brasileiro que mais recebeu títulos de cidadão honorário na história.

Mais de cem cidades brasileiras lhe concederam esse título.

Cantores como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Fábio Júnior, Moacir Franco, Nando Cordel e Vanusa compuseram músicas em sua homenagem.

Em 1981 e 1982, Chico Xavier foi indicado ao prêmio Nobel da Paz, tendo havido uma mobilização de cerca de dois milhões de pessoas que deram suas assinaturas em todo o Brasil e em organizações de 29 países pedindo o Nobel da Paz para ele.

Em 2000, Chico Xavier foi eleito o "Mineiro do século XX", seguido por Santos Dumont e Juscelino Kubitschek, em um concurso popular realizado pela Rede Globo Minas, tendo vencido com 704.030 votos.

Também em 2000, o Governo de Minas Gerais instituiu a "Comenda da Paz Chico Xavier", que vem sendo outorgada anualmente a pessoas ou entidades que trabalham pela paz.

Após Chico Xavier falecer, a casa onde ele morou entre 1948 e 1959 e a casa em que ele morou entre 1959 e 2002 foram transformadas em museus sem fins lucrativos em referência a sua vida e obra.

Em 2006, em uma votação popular promovida pela Revista Época, ele foi eleito o "O Maior Brasileiro da História".

Em 2009, a Lei nº 12.065 deu o nome “Chico Xavier” ao trecho da rodovia BR 050, entre a divisa dos Estados de São Paulo e Minas Gerais e a divisa dos municípios de Uberaba com Uberlândia.

Em 2010, o Correio brasileiro lançou o selo e o cartão postal comemorativo em homenagem ao centenário do médium.

Também em 2010, a Casa da Moeda do Brasil lançou a "Medalha Comemorativa do Centenário de Chico Xavier".

Em outubro de 2012, no programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, transmitido pelo SBT, Chico foi eleito, por voto popular, como "O maior brasileiro de todos os tempos". Na semifinal do programa, disputou com Ayrton Senna e venceu com 63,8% dos votos. Na final do programa, Chico disputou com Santos Dumont e Princesa Isabel, vencendo com 71,4% dos votos.

Atualmente o Instituto Chico Xavier e a Prefeitura de Uberaba estão construindo um Memorial em homenagem a ele na cidade.

Observação:

São homenagens que ele, Chico Xavier, recebia e, temos certeza, lhes era grato, mas que não fazia questão de receber, tamanha a sua humildade.

Certas homenagens podem levar à vaidade e à idolatria de muitos por ele. A melhor homenagem que fazemos a ele é comprar e ler os livros por ele psicografados, já que estes sustentam instituições.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita