WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 9 - N° 409 - 12 de Abril de 2015

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)

 


Traduções e interpretações bíblicas falsas ocultando
o Espiritismo


Todos têm o direito de defender a sua religião. Mas se não o fizerem com a verdade, raciocínios claros e convincentes, além de eles estarem defendendo princípios em que, às vezes, eles mesmos não acreditam muito, terão o dissabor de não convencerem a maioria das pessoas. E, cada vez mais, isso acontecerá, pois a evolução cultural não para.

Jesus defende o dito popular “a mentira tem pernas curtas”: “Portanto, não os temais: pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido” (Mateus, 10: 26).    

Ser aprovado num vestibular é muito importante na vida de uma pessoa. Porém, a salvação (libertação) é incomparavelmente muito mais importante para nós do que passar num vestibular. E a nossa salvação está de pleno acordo com a misericórdia infinita de Deus, a qual jamais tem fim, pois dura para sempre. Além disso, essa misericórdia infinita de Deus está também de pleno acordo com as suas leis perfeitíssimas de amor infinito para conosco. E, a todo esse potencial divino favorável à nossa salvação, jamais nos poderiam faltar novas chances de salvação. A reencarnação é, pois, uma realidade, sem a qual Deus não seria tão bom, tão poderoso e tão perfeito como Ele o é de fato e muito mais do que possamos imaginar!

O que têm feito os tradutores bíblicos e os teólogos para modificar a Bíblia, para esconder essa verdade e outras da doutrina espírita, deixa-nos perplexos! Muitos líderes religiosos sabem disso, mas são obrigados a ficar em silêncio!

O maior biblista do mundo atual, o americano Bart D. Ehrman, em “O Que Jesus Disse? O Que Jesus Não Disse?”, Ed. Prestígio, Rio (RJ), 2006, fala em 400.000 alterações na Bíblia. Isso para manter o sistema dogmático cristão, que é infelizmente uma questão de vida ou de morte dos teólogos. O Espiritismo não condena os dogmas, apenas procura vivenciar o Cristianismo primitivo, que aceitava a reencarnação e a prática da mediunidade. (1 Coríntios, capítulos 12, 13 e 14.)

E eis um exemplo das alterações bíblicas: “... visito a iniquidade dos pais nos filhos na Terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem” (Êxodo 20: 5). Isso está nas Bíblias mais antigas. Nas mais novas, no lugar da preposição “em” mais o artigo “a” (na), puseram a “até”, para ocultar a ideia da reencarnação do Espírito do avô ou bisavô num de seus netos ou bisnetos, o que quer dizer corretamente que o mesmo Espírito do antepassado, que pecou e já está desencarnado, é ele próprio que sofre pela sua falta, ao voltar reencarnado num de seus descendentes.

Aos que conhecem o hebraico, o grego e o latim, recomendamos a consulta dessa passagem bíblica nessas línguas. E demonstro aqui a da “Vulgata Latina”, por o latim nos ser mais familiar: “... in tertiam et quartam generationem” (na – e não até a – terceira e quarta geração).

Mas essas falsificações das traduções bíblicas até que não são tão preocupantes. As piores são as numerosas, fantasiosas, abusivas e absurdas interpretações dos textos sagrados, principalmente, as dos nossos irmãos evangélicos fundamentalistas.

Mas repetimos o que disse o excelso Mestre: “Nada ficará oculto!”. E, assim, um dia, a verdade libertadora chegará igualmente para eles, já que eles são também Espíritos imortais, filhos de Deus!


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita