WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 408 - 5 de Abril de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Domingos Antero da Silva (Limeira, SP)
Segunda-feira, 30 de março de 2015 às 08:48:12
Prezados Srs.
Tenho lido muitos artigos sobre a mulher que foi apresentada a Jesus como tendo praticado adultério e que por isso queriam apedrejá-la e Maria Madalena que foi a primeira pessoa a ver Jesus ao reaparecer como espírito após sair do sepulcro. Há versões que afirmam serem as duas a mesma pessoa. Há versões que dizem serem pessoas distintas e que a Maria Madalena que acompanhou Jesus até a crucificação não foi prostituta nem pega em adultério.
Qual a versão da Doutrina Espírita sobre estas duas pessoas (ou esta pessoa).
Atenciosamente
Domingos Antero

Resposta do Editor:

Entendemos que não existe nenhuma relação entre a mulher salva do apedrejamento por Jesus e Maria de Magdala, também conhecida como Maria Madalena. No cap. 20 do livro Boa Nova, obra psicografada por Chico Xavier, Humberto de Campos narra como foi o primeiro encontro de Madalena com Jesus e as peripécias da vida que ela seguiu após esse encontro, até desencarnar.

 


De: S. B. (Meeuwen, Bélgica)
Terça-feira, 24 de março de 2015 às 15:46:29
A minha filha de 12 anos é atormentada por Espíritos. Já recorri a vários psicólogos e dizem que deve ser uma perturbação mental. Ao que me parece, não têm eles conhecimento suficiente sobre o assunto.
S. B.

 
Resposta do Editor:
 
Por razões óbvias, ocultamos o nome do leitor, a quem lembramos que o tema obsessão em crianças foi tratado na edição 125 desta revista, que sugerimos seja acessado pelo leitor. Eis o link que remete ao texto, em que o leitor encontrará orientações objetivas acerca do tratamento aplicável ao caso:
http://www.oconsolador.com.br/ano3/125/esde.html

Sobre o assunto, Suely Caldas Schubert escreveu o livro “Mediunidade e Obsessão em Crianças”, publicado pela Editora Didier. Eis o site da Editora:
http://editoradidier.com.br/suely-caldas-schubert
 

 


De: Silmara F.G. Cardoso (Copenhague, Dinamarca)
Quarta-feira, 25 de março de 2015 às 07:37:45
Bom dia. Quero pedir uma informação sobre o endereço correto da Sociedade Espírita Vida aqui em Copenhague – Dinamarca, pois o endereço que se encontra no site (Nųrre Sogade, 27Ast.tv. 1370) não existe de acordo com o google maps. Aguardo uma resposta.
Obrigada.
Silmara
 
Resposta do Editor:
 
No site http://www.spiritist.dk/welcome a leitora pode obter a informação que nos solicita. Sobre o movimento espírita em Copenhague, sugerimos que ela leia a entrevista que nos foi concedida pelo coordenador da Life Spiritist Society. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/136/entrevista.html

Na presente edição publicamos também outras informações sobre o Espiritismo na Dinamarca em O Espiritismo em outros países, que a leitora pode acessar em http://www.oconsolador.com.br/ano8/408/oespiritismoemoutrospaises.html

 


De: André Luiz Campos (Itumbiara, GO)
Quarta-Feira, 25 de março de 2015 às 11:44:49
Bom dia.
Estou estudando as Obras de André Luiz. Já li Nosso Lar, Missionários da Luz, Mecanismos da Mediunidade e Sexo e Destino. A minha pergunta é: existe uma sequência lógica na leitura das obras do referido autor? Se positivo, qual é ela?
Um abraço.
André

 
Resposta do Editor:
 
Sim, é interessante que a leitura da Série Nosso Lar observe a ordem cronológica em que os livros foram publicados, porque os ensinos transmitidos por André Luiz são proporcionados ao leitor à medida que as experiências se sucedem. A ordem é, pois, semelhante à que adotamos na realização dos estudos metódicos e sequenciais que publicamos nesta revista acerca das citadas obras.

Eis os livros estudados e os números das edições correspondentes à publicação:
1. Nosso Lar – edições 1-12
2. Os Mensageiros – edições 13-24
3. Missionários da Luz – edições 25-44
4. Obreiros da Vida Eterna – edições 45-62
5. No Mundo Maior – edições 63-89
6. Libertação – edições 90-123
7. Entre a Terra e o céu – edições 124-161
8. Nos Domínios da Mediunidade – edições 162 a 200
9. Ação e Reação – edições 201 a 236
10. Evolução em Dois Mundos – edições 237 a 281
11. Sexo e Destino – edições 282 a 315
12. E a Vida Continua... – edições 316 a 343
13. Mecanismos da Mediunidade – edições 344 a 395
14. Desobsessão – edições 396 em diante.

 


De: Saenes de Mello (Dourados, MS)
Terça-feira, 24 de março de 2015 às 15:36:12
Senhores, eu gostaria de adquirir a obra de Emmanuel A Caminho da Luz, lição a lição, para estudarmos em grupo. Pertenço ao Centro Emmanuel da cidade de Dourados-MS, tenho os grupos formados mas estou com pouco tempo pra preparar as devidas lições; hoje por exemplo ministrarei o capitulo 6 - A FAMÍLIA INDO-EUROPEIA; se for atendido fico agradecido.
Saenes
 
Resposta do Editor: 
 

O livro A Caminho da Luz, de Emmanuel, foi objeto de um estudo metódico e sequencial publicado nesta revista, em nossas edições 194 a 207. Eis o link que remete ao primeiro texto do estudo realizado:
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/classicosdoespiritismo.html


Os textos a que nos referimos atendem perfeitamente à necessidade de um grupo de estudos. Basta baixá-los e utilizá-los nas reuniões do Centro Espírita. As edições desta revista permanecem à disposição dos internautas.

 


De: André Demidoff (Itamonte, MG)
Terça-feira, 24 de março de 2015 às 14:17:16
Prezados Senhores.
Sendo a ESQUIZOFRENIA um transtorno mental complexo que interfere no pensamento lógico, dificultando a pessoa que sofre dessa doença crônica na distinção entre as experiências reais e imaginárias, cujas causas ainda são desconhecidas, de que modo podemos identificá-la e defini-la segundo a Doutrina Espírita? Pode aí haver a influência de espíritos obsessores, tal como é possível ocorrer em casos de pessoas que sofrem de depressão? Sem descarte de eventual tratamento pela medicina terrena, vossa manifestação muito nos auxiliará no tratamento espiritual de um simpatizante do Espiritismo.
Paz e Luz.
André Demidoff
 
Resposta do Editor:
 
Sobre o tema esquizofrenia vários textos foram publicados nesta revista, entre eles uma longa resposta dada a um leitor na seção O Espiritismo responde da edição 328, cuja leitura sugerimos ao caro leitor. Eis o link:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/328/oespiritismoresponde.html

 


De: Beatriz Pereira Souza (Magé, RJ)

Terça-feira, 24 de março de 2015 às 15:29:34

Assunto: Especial 406 - Considerações sobre o casamento - Parte 2 e final

Adorei muito a leitura falando sobre o casamento. Ela irá me ensinar muito no meu relacionamento, obrigado.

Beatriz

 


De: Carlos Rodrigo Biaggi de Oliveira (Curitiba, PR)
Terça-feira, 24 de março de 2015 às 21:50:19
Boa noite, falo em nome do Centro Espírita Irmã Scheilla aqui em Curitiba e estamos fazendo um informativo para nossa casa, com notícias espíritas. Gostaria de saber se posso reproduzir algumas notícias do jornal de vossas senhorias em nosso informativo, com o compromisso de sempre informar a fonte das mesmas.
Agradeço desde já a atenção.
Carlos
 
Resposta do Editor:
 
O leitor e a instituição citada estão autorizados a reproduzir no seu informativo as notícias e os textos publicados nesta revista e também no jornal O Imortal.

 


De: José Roberto (Pardinho, SP)
Terça-feira, 24 de março de 2015 às 16:30:45
Nosso Centro Espírita Irmã Zilda vai começar um curso de Mediunidade. Temos interesse em 10 exemplares do livro 20 lições sobre Mediunidade. Tem como fornecer? Qual o valor?
José Roberto

 
Resposta do Editor:
 
A versão impressa do livro 20 Lições sobre Mediunidade encontra-se esgotada. Mas o livro foi editado na forma de e-book pela EVOC – Editora Virtual O Consolador e, como tal, está disponível gratuitamente no site desta revista. Eis o link que permite fazer o download, sem custo algum:
http://www.oconsolador.com.br/editora/1a50/20_licoes_sobre_mediunidade.htm

 


De: Antonio Mello (Cabo Frio, RJ)
Sexta-feira, 27 de março de 2015 às 09:17:21
Desculpe, mas os srs. não responderam a seguinte questão: qual é, afinal, a diferença entre anjo da guarda e mentor espiritual? Li e reli o cap. IX do Livro dos Espíritos e não encontrei a resposta. Respeitosamente, os srs. podem esclarecer-me?
Grato.
Antonio

Resposta do Editor:

A dúvida apresentada na carta acima foi examinada na seção O Espiritismo responde da edição 307 desta revista. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano7/307/oespiritismoresponde.html

 


De: Gabriela Zago (Itu, SP)
Segunda-feira, 30 de março de 2015 às 18:01:14
Olá, gostaria de saber se vocês têm algum link com fórum para debates e dúvidas.
Obrigada.
Gabriela


Resposta do Editor:

Fórum, não temos. Mas o leitor pode formular suas dúvidas e apresentar suas sugestões valendo-se dos links “Fale conosco” e “Esclareça suas dúvidas”. As cartas eletrônicas recebidas pela revista serão publicadas e respondidas nesta seção.

 


De: Evandro Avellar (Brasília, DF)
Domingo, 29 de março de 2015 às 21:48:53
Algumas fontes do artigo do link abaixo não estão funcionando no meu navegador.
http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/biografias/esperanto/chicoxavier.html
Evandro


Resposta do Editor:

O assunto foi encaminhado à pessoa responsável pela parte técnica de nossa revista e, caso haja algum problema, ele será devidamente sanado.

 


De: Márcia Leal (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 29 de março de 2015 às 17:04:39
Olá. Gostaria de saber se o espírito pode visitar outras épocas passadas.
Márcia

Resposta do Editor:

No plano espiritual, fazer regressão da memória ao passado é algo até comum, como é relatado em várias obras espíritas, tanto de André Luiz quanto de Manoel Philomeno de Miranda, desde que existam motivos para que o fato se dê.

 


De: Silze Lantin (São Paulo, SP)
Sábado, 28 de março de 2015 às 22:29:12
Gostaria de saber se o Centro Espírita O Consolador, da rua Benedito tolosa 856, tem psicografia; me responda, por favor. Aguardo!
Silze

Resposta do Editor:

Embora com nome parecido, esta revista não tem nenhuma relação com o Centro Espírita citado. Não sabemos, portanto, dizer se ali é praticada a psicografia. Só indo até lá para saber.

 


De: Clayton S. (Ouro Preto, MG)
Sexta-feira, 27 de março de 2015 às 23:06:30
Qual a explicação de uma criança ter muita dificuldade na escola?
Clayton

Resposta do Editor:

Se não existir nenhum problema de saúde, a dificuldade estará ligada certamente ao patrimônio intelectual que cada criança traz do seu passado. A inteligência, as virtudes conquistadas e os conhecimentos adquiridos, eis o que constitui a verdadeira propriedade, que levamos conosco por ocasião da morte e trazemos por ocasião do renascimento.

 


De: Maria do Carmo Coutinho (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 26 de março de 2015 às 19:42:49
Gostaria de adquirir a revista; como faço?
Maria do Carmo
 
Resposta do Editor:
 
Para ler esta revista, basta acessar nosso site. Não temos formato impresso, nem utilizamos o sistema de assinatura. O acesso às nossas edições é livre e gratuito.

 


De: Welligton José Silva (Ibiá, MG)
Segunda-feira, 30 de março de 2015 às 22:51:26
Assunto: Especial 407 - Espiritismo, erros de interpretação e obras mediúnicas duvidosas
Acho muito pertinente esta matéria exposta nesta edição, pois muitos de nós ficamos encantados com obras de ilusionismo, e estamos esquecendo as obras básicas do Espiritismo.
Welligton

 


De: Lucia Lopes Cominatto (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 30 de março de 2015 às 09:06:19
Assunto: Especial 407 - Espiritismo, erros de interpretação e obras mediúnicas duvidosas
Excelente comentário, que permite levar muitos que se dizem espíritas a compreenderem melhor o que seja, realmente, Espiritismo, para não se deixarem envolver por novidades criadas por mentes doentias, sejam elas encarnadas ou desencarnadas.
Lucia

 


De: Alexandre F. da Fonseca (Campinas, SP)
Sexta-feira, 27 de março de 2015 às 12:52:16
Assunto: Especial 407 - Espiritismo, erros de interpretação e obras mediúnicas duvidosas
Olá,
Eu gostaria de parabenizar o Autor desta matéria. Concordo 100% com o que foi escrito. Precisamos, realmente, acima de tudo, de mais estudo doutrinário.
Sobre a questão do analfabetismo funcional e o Espiritismo, há um artigo interessante do amigo Marco Milani, publicado no jornal Correio Fraterno:
http://www.correiofraterno.com.br/nossas-secoes/103-especial/1393-analfabetismo-doutrinario
É preciso buscar mais vigilância porque alguns companheiros tem caído na armadilha de valorizar mais as críticas ao Espiritismo e a Kardec, do que os seus sólidos princípios. Em nome da ideia de que o Espiritismo deve acompanhar o progresso da Ciência, alguns têm aberto brechas para teorias brilhantes na aparência, mas vazias de conteúdo científico e doutrinário.
Como bem disse Andres, estudemos mais e melhor a Doutrina, para sabermos avaliar melhor a nós mesmos e nossa prática religiosa.
Um abraço,
Alexandre

 


De: Cláudio Bueno da Silva (Osasco, SP)
Domingo, 29 de março de 2015 às 10:20:06
Assunto: Especial 407 - Espiritismo, erros de interpretação e obras mediúnicas duvidosas
Nunca será demais a publicação de textos com esse teor: "Espiritismo, erro de interpretação e obras mediúnicas duvidosas", de Andres Gustavo Arruda.
Cláudio

 


De: Maria de Nazaré Duarte Ramos (Olinda, PE)
Segunda-feira, 30 de março de 2015 às 00:05:06
Assunto: Especial 407 - Espiritismo, erros de interpretação e obras mediúnicas duvidosas
Qual a maneira mais racional de identificarmos um autor de "obra mediúnica" inadequada à formação espírita, considerando nossos ainda tenros conhecimentos acerca do tema?
Maria de Nazaré
 
Resposta do Editor:
 
Dada a exiguidade deste espaço, a questão formulada na carta acima será tratada oportunamente na seção O Espiritismo responde, quando então a leitora será devidamente cientificada.

 



Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita