WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 8 - N° 408 - 5 de Abril de 2015

ALESSANDRO VIANA VIEIRA DE PAULA
vianapaula@uol.com.br
Itapetininga, SP(Brasil)

 

 

Simão, o Cireneu - a cruz
em nossas vidas
 

Lucas, um dos evangelistas, narra que: “E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus”. (Lucas, 23:26)

A história de Simão, o cireneu, é bastante conhecida, mas ainda nos traz profundas e valorosas reflexões, e a sua lição mostra-se atual e encontra terreno fértil nos dias vigentes, de tanta indiferença e egoísmo, que têm gerado tristeza e sofrimento à criatura humana.

O Espírito Amélia Rodrigues, na obra “Quando Voltar a Primavera”, psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, esclarece que Simão havia nascido em Cirene, província romana a partir de 67 a.C., e vinha do campo, passando a acompanhar a sinistra procissão que conduzia Jesus à crucificação.

Jesus estava fisicamente fragilizado, por conta da noite de vigília demorada e as agressões que sofrera, e carregava uma cruz de quase setenta quilos, vindo a cambalear.

Simão, que já conhecia Jesus e admirava-o a distância, comove-se com seu sofrimento, vindo a ser escolhido pelo soldado para ajudá-lo com a cruz.

Diz Amélia Rodrigues que o convocado não reage e parece até que se rejubila interiormente. Ele curva-se, oferece o ombro amigo e auxilia Jesus, que lhe dirige um olhar de profundo amor, fazendo-o tremer de emoção desconhecida.

O cireneu testemunha a crucificação e jamais esqueceria Jesus. Mais tarde, busca os discípulos e passa a segui-los.

Simão, na visão de Amélia Rodrigues, torna-se um grande exemplo de solidariedade que o mundo nos solicita até hoje.

De fato, na correria da vida moderna, onde muitos se preocupam com a aparência exterior, o status social, o “ter” em detrimento do “ser” e os prazeres angustiantes, poucos se dedicam a socorrer aqueles que estão em sofrimento, material ou espiritual.

Há tantos feridentos da alma e do corpo aguardando que um cireneu apareça em suas vidas, ajudando-os a carregar a própria cruz, seja ofertando algum socorro material, seja cedendo o próprio tempo para ouvi-los, a fim de dar-lhes alguma orientação segura, uma palavra amiga, um acolhimento afetivo e ainda possa inseri-los em suas preces.

No exemplo de Simão, ele se viu compelido a ajudar Jesus e depois converteu-se ao cristianismo.

Assim ocorre com a maioria das pessoas, pois, ao se deparar com os sofredores, terá dificuldades em parar o que está fazendo para ampará-los, pois o amor, por enquanto, não se instalou em definitivo em suas almas.

Muitos se sentirão compelidos a ajudar por conta do ideal religioso que elegeram, que lhes ensina a grandiosidade da caridade, não obstante, em seu mundo interior, o desejo fosse de prosseguir sem socorrer.

Essa experiência faz parte do processo evolutivo, pois, através da lei abençoada da reencarnação, o amor autêntico e espontâneo, um dia, será patrimônio de todos.

O importante é promover o “bom combate”, conforme nos ensina Paulo de Tarso, para que possamos vencer o egoísmo e a indiferença, permitindo-nos o envolvimento pessoal com a dor alheia, até o momento da nossa adesão completa aos preceitos luminosos do Cristo, quando passaremos a socorrer sem questionar ou esperar gratidão, porque entenderemos que o amor é o sentimento por excelência a nos conectar com o Pai Celestial e a nos gerar uma imensa alegria de viver.

Convém registrar, ainda em torno do exemplo de Simão, o cireneu, que o Espírito Emmanuel, no livro “Fonte Viva”, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, nos traz uma perspectiva diferente, elevada e atual para a lição em questão.

Assevera Emmanuel, no capítulo 140 da citada obra, que: “O mundo ainda é uma Jerusalém enorme, congregando criaturas dos mais variados matizes, mas se te aproximas do Evangelho, com sinceridade e fervor, colocam-te a cruz sobre o coração. Daí em diante, serás compelido às maiores demonstrações de renúncia, raros te observarão o cansaço e a angústia e, não obstante a tua condição de servidor, com os mesmos problemas dos outros, exigir-te-ão espetáculos de humildade e resistência, heroísmo e lealdade ao bem. Sofre e trabalha, de olhos voltados para a Divina Luz. Do alto descerão para o teu espírito as torrentes invisíveis das fontes celestes, e vencerás valorosamente. Por enquanto, a cruz ainda é o sinal dos aprendizes fiéis...”.

À semelhança de Simão, que se aproximou de Jesus e foi compelido a carregar a cruz, aqueles, que também buscam a proximidade com o Evangelho e se esforçam para viver suas seguras diretrizes, terão que carregar a própria cruz.

A cruz será o testemunho diário que confirma a fidelidade a Jesus.

O Espírito Joanna de Ângelis nos ensina que o cristão sem testemunho assemelha-se a solo árido e seco, destinado à morte.

O trabalhador do bem sofrerá calúnias, indiferença, abandono afetivo, desafios familiares e profissionais, doenças etc., que serão suas cruzes, mas, se for fiel ao Evangelho, saberá enfrentar com dignidade, convertendo essas experiências em aprendizado, ciente de que o amparo espiritual nunca faltará.

Sofrerá, ainda, a incompreensão alheia por ter elegido uma vida cristã, sem vícios e com prioridade aos compromissos espirituais, não se entregando aos modismos doentios vigentes na sociedade, mas compreenderá e terá compaixão, pois sabe que aquele que o julga ou o menospreza tem uma percepção limitada da vida.

Nos dias difíceis, saberá buscar com mais frequência a prece, haurindo as energias elevadas que procedem do mundo espiritual, e continuará a movimentar-se na caridade, porque ao ajudar o próximo a carregar a cruz, sabe que se fortalecerá, moral e espiritualmente, para suportar a própria cruz.

Deixemo-nos contagiar pelo exemplo de Simão, o cireneu, e não permitamos que o desânimo tome conta de nossas vidas, de forma que a solidariedade seja uma característica marcante em nossas condutas, a fomentar a construção da sociedade regenerada e fraternal do porvir.  

 


 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita