WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 8 - N° 407 - 29 de Março de 2015

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
Brasília, DF (Brasil)

 


O Sermão da Montanha e O Evangelho segundo o Espiritismo

Parte III

 
 

Em conclusão aos dois artigos anteriores, que tratam dos capítulos d'O Evangelho segundo o Espiritismo e suas abordagens do Sermão da Montanha, trataremos a seguir dos seus quatro últimos capítulos, que abordam diretamente o assunto. São eles os capítulos 21, 24, 25 e 27.  

Capítulo 21 

O capítulo 21 foi intitulado por Allan Kardec como Haverá falsos Cristos e falsos profetas. Esse capítulo aborda, além do contido em Mateus, 7:15 a 20 e 24:4, 5, 11 a 13, 23 e 24, também Lucas, cap. 6:43 a 45 e Marcos, 13:5, 6, 21 e 22.

Vejamos o que está no capítulo que encerra o Sermão da Montanha:

Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-los-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má não pode produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (MATEUS, 7:15 a 20, apud KARDEC, 2013, p. 266, item 2.)

Também é de suma importância para todos nós, que nos candidatamos a ser verdadeiros cristãos, observar o contido no item 3 da obra supracitada, na mesma página: "Tende cuidado para que alguém não vos seduza; porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e seduzirão a muitos".

Kardec ensina-nos que são chamados profetas os que possuem "o dom de adivinhar o futuro". Nesse caso, explica-nos ele, "profecia e predição" são palavras sinônimas. Contudo, pode-se ser chamada de profeta aquela pessoa que, mesmo sem predizer o futuro, tem a missão divina de "instruir os homens e de lhes revelar as coisas ocultas e os mistérios da vida espiritual" (idem).

Carl Gustave Jung, em sua obra Memórias, sonhos, reflexões, diz-nos que "A aparição dos ditadores e de toda a miséria que eles trouxeram provém de que os homens foram despojados de todo o sentido do Além [...]". Em geral, esses grandes ditadores procuram ser bastante populares e, aproveitando-se da ignorância do povo, aliciam pessoas ambiciosas pelo poder para se apresentarem como verdadeiros profetas e imporem suas ideologias desastrosas para a humanidade. Infelizmente, tais falsos profetas sempre existiram e continuarão a existir, na Terra, enquanto esta não se tornar, exclusivamente, morada dos bons. Nesse meio tempo, precisamos refletir nas palavras e divulgar a mensagem do Cristo, não somente por nossos conhecimentos, como também por nossas ações.

Mas também pode ocorrer de surgirem os falsos profetas que, se colocando no lugar de grandes enviados de Deus, podem levar muitas pessoas a cometerem verdadeiros absurdos, como vemos, nos dias atuais, ocorrer com os fundamentalistas muçulmanos, que assim se intitulam à revelia dos verdadeiros seguidores do profeta Maomé. Estes últimos têm vindo a público afirmar que, no Corão, não existe qualquer incitação à violência, muito menos ao assassinato em nome de Deus ou daquele profeta. Infelizmente, a própria mensagem crística, durante séculos, foi deturpada, e mesmo o símbolo da cruz foi tido como uma espécie de amuleto para exterminar os "infiéis".

No século passado, ocorreu um dos mais hediondos horrores de que se tem notícia, provocado por um fanático psicopata. Em sua comunidade agrícola de Jonestown, no dia 18 de novembro de 1978, após o assassinato de um jornalista, um congressista e outras três pessoas, 918 pessoas foram forçadas ao autocídio, por envenenamento, nas Guianas, pelo "pastor" chamado Jim Jones, que se suicidou, em seguida, com um tiro na cabeça. E esse homem se julgava profeta, embora suas ideias marxistas se sobrepusessem ao Evangelho de Jesus. Diz-se ainda que sua seita era regrada a drogas e violências sexuais, além de coações e ameaças de morte a quem desobedecesse a seu líder ou o denunciasse.

E, por continuarem existindo falsos cristos e falsos profetas é que a mensagem do Cristo permanece viva, como alerta à humanidade, e seus exemplos de vida também. Em sua presciência, Jesus complementou sua pregação do Sermão do Monte com estas palavras, reproduzidas por Kardec n'O Evangelho segundo o Espiritismo: “Tende cuidado para que alguém não vos seduza; porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Eu sou o Cristo', e seduzirão a muitos [...]".

Em complemento à sua predição futura, nosso Mestre nos alerta: "Então, se alguém vos disser: 'O Cristo está aqui, ou está ali', não acrediteis absolutamente; porquanto falsos cristos e falsos profetas se levantarão e farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos (MATEUS, 24:4-24, apud KARDEC, cap. 21, it. 3).

No final do cap. 21, nos itens 8 a 11, os Espíritos Luís, Erasto (discípulo de Paulo) e Luiz transmitem-nos belíssimos esclarecimentos em suas mensagens intituladas, respectivamente, Os falsos profetas; Caracteres do verdadeiro profeta; Os falsos profetas da erraticidade; e Jeremias e os falsos profetas, que convidamos o leitor amigo a ler e refletir, para que não sejamos enganados e saibamos distinguir o falso do verdadeiro. Para nossa reflexão sobre este assunto, extraímos a frase do Espírito Erasto, contida no item 9: "[...] os verdadeiros profetas se revelam por seus atos, são adivinhados, ao passo que os falsos profetas se dão, eles próprios, como enviados de Deus. O primeiro é humilde e modesto; o segundo, orgulhoso e cheio de si [...]". 

Capítulo 24 

Vejamos, agora, o contido no Evangelho de Mateus, 5:15 e sua relação com o cap. 24 d'O Evangelho segundo o Espiritismo: Não ponhais a candeia debaixo do alqueire. Lemos em Mateus: "Ninguém acende uma candeia para pô-la debaixo do alqueire; põe-na, ao contrário, sobre o candeeiro, a fim de que ilumine a todos os que estão na casa". (5:15, apud KARDEC, 2013, p. 291.) 

No item 4 do cap. 24, Kardec diz que Jesus explicou o sentido oculto sob o "véu da alegoria" de suas palavras, quando disse que falava por parábolas ao povo, porque nem todos estavam em condições de entendê-lo, mas aos discípulos falava abertamente, pois a eles foi dado compreender suas palavras. Em seguida a essa informação, o codificador da Doutrina Espírita pondera que se "a Providência só gradualmente revela as verdades, é claro que as desvenda à proporção que a Humanidade se vai mostrando amadurecida para as receber".

Entretanto, mesmo com os apóstolos, conservou-se impreciso acerca de muitos pontos, cuja completa inteligência ficava reservada a ulteriores tempos. Foram esses pontos que deram ensejo a tão diversas interpretações, até que a Ciência, de um lado, e o Espiritismo, de outro, revelassem as novas Leis da Natureza, que lhes tornaram perceptível o verdadeiro sentido (KARDEC, op. cit.). 

Capítulo 25 

O cap. 25 d'O Evangelho segundo o Espiritismo, intitulado Buscai e achareis, diz respeito ao contido no capítulo final do Sermão da Montanha: "Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e ao que bate, se abre" (Mateus, 7:7, 8).

Diz Allan Kardec que essa máxima é semelhante a esta: "Ajuda-te [...] que o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho e, por conseguinte, da lei do progresso, porquanto o progresso é filho do trabalho, visto que este põe em ação as forças da inteligência". (idem)

Em suas primeiras encarnações, o homem buscava satisfazer seus instintos físicos: o sexo, a fome, a sede e o sono, ou seja, estava mais preocupado com sua sobrevivência e reprodução. Porém, o desejo do progresso incessante o distingue dos animais, como informa Kardec. E é a vontade de melhorar que impulsiona o homem à pesquisa, descobertas e inventos. "Pelas suas pesquisas, a inteligência se lhe engrandece, o moral se lhe depura. Às necessidades do corpo, sucedem-se as do espírito [...]." Desse modo, surge a civilização. Entretanto, explica o codificador que, sem a preexistência e a reencarnação, o progresso não se realizaria.

Esclarece-nos, ainda, Kardec que, sob o aspecto moral, as palavras de Jesus simbolizam o seguinte: "Pedi à luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos [...]; pedi bons conselhos e eles não vos serão jamais recusados [...]" Em seguida, completa: "Mas pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor; apresentai-vos com humildade, e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e as quedas que derdes serão o castigo do vosso orgulho" (op. cit., it. 5). 

Capítulo 27 

Semelhante ao contido no cap. 25, no cap. 27 d'O Evangelho segundo o Espiritismo, Kardec cita Mateus sobre as condições de pedirmos para obter. Agora, porém, ambos os evangelhos se referem à qualidade da prece.

No Evangelho de Mateus, 6:5 a 8, está escrito:

E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo que já receberam o seu galardão. Mas vós, quando orardes, entrai no vosso aposento e, fechando a porta, orai a vosso Pai que está em oculto; e vosso Pai, que vê secretamente, vos recompensará. E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.

Esse capítulo precede o último capítulo d'O Evangelho segundo o Espiritismo, que é o cap. 28 – Coletânea de preces espíritas. No cap. 27, intitulado Pedi e obtereis, Kardec esclarece-nos de que não são válidas as preces decoradas, como será dito no cap. seguinte. O importante, diz o codificador do Espiritismo, é orar com humildade, "como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu" (KARDEC, cap. 27, it. 4).

Atualmente, diversas pesquisas vêm confirmando a eficácia da prece. Porém, como diz Kardec, Deus sabe o que é melhor para nós e, o mais importante, em nossa oração, é pedir-Lhe "coragem, paciência, resignação". Desse modo, como foi explicado no cap. 25 d'O Evangelho segundo o Espiritismo, o mérito da ajuda Divina decorrerá, sempre, do nosso esforço e, consequentemente, merecimento. Por isso informamos, no início da abordagem deste capítulo 27, sua analogia com o cap. 25, no que se refere ao "pedi e obtereis", cujo sentido oculto é "Ajuda-te, que o céu te ajudará". Não existem privilégios na Lei de Deus, pois, como disse Jesus: "a cada um será dado segundo as suas obras" (Mateus, 16:27).

Isso não significa, porém, que seja inútil orar. No item 9 do cap. 27 d'O Evangelho segundo o Espiritismo, Kardec explica-nos que “a prece pode ser feita com nossa intenção de pedir, agradecer ou louvar; assim como podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos". Deus nos atende por intermédio dos "Espíritos incumbidos da execução de suas vontades"; e nada ocorre sem o Seu consentimento.

Mas de que modo somos atendidos? Esclarece-nos Kardec que os bons Espíritos dão-nos "a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto", se nos afastamos deste. Podem ainda desviar de nós os males que nossas faltas atrairiam. Em vista disso, lembramos a recomendação dada por um Espírito superior a Allan Kardec, no cap. IX, item 13 d'O Livro dos Médiuns: "Sede sempre bons e somente bons Espíritos tereis junto de vós".

Diz o Espírito Monod, no capítulo 27 em análise, item 22, primeiro parágrafo, que "O dever primordial de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar a sua volta à vida ativa de cada dia, é a prece".  No segundo parágrafo, faz Monod esta exortação sobre o que devemos fazer, tão logo acordemos, diariamente:

A prece do cristão, do espírita, seja qual for o culto, deve ele dizê-la logo que o Espírito haja retomado o jugo da carne: deve elevar-se aos pés da majestade divina com humildade, com profundeza, num ímpeto de reconhecimento por todos os benefícios recebidos até aquele dia; pela noite transcorrida e durante a qual lhe foi permitido, ainda que sem consciência disso, ir ter com os seus amigos, com os seus guias, para haurir, no contato com eles, mais força e perseverança. Deve ela subir humilde aos pés do Senhor, para lhe recomendar a vossa fraqueza, para lhe suplicar amparo, indulgência e misericórdia. Deve ser profunda, porquanto é a vossa alma que tem de elevar-se para o Criador, de transfigurar-se, como Jesus no Tabor, a fim de lá chegar nívea e radiosa de esperança e de amor.

Em seguida, esclarece-nos o Espírito Monod que não se deve pedir ao Senhor nos abreviar as provas e nos conceder riqueza e, sim, que nos dê paciência, resignação e fé. Enfim, que nos fortifique nos propósitos de sermos cada vez melhores.

Em seguida, lemos, na mensagem final do capítulo, item 23, a frase que citamos abaixo, de Santo Agostinho:

Avançai, avançai pelas veredas da prece e ouvireis as vozes dos anjos. Que harmonia! Já não são o ruído confuso e os sons estrídulos da Terra; são as liras dos arcanjos; são as vozes brandas e suaves dos serafins, mais delicadas do que as brisas matinais, quando brincam nas folhagens dos vossos bosques. Por entre que delícias não caminhareis! A vossa linguagem não poderá exprimir essa ventura, tão rápida entra ela por todos os vossos poros, tão vivo e refrigerante é o manancial em que, orando se bebe. Dulçurosas vozes, inebriantes perfumes, que a alma ouve e aspira, quando se lança a essas esferas desconhecidas e habitadas pela prece!

E assim concluímos esse maravilhoso estudo sobre as Bem-aventuranças do Sermão do Monte, que tantas bênçãos nos trazem às existências, quando, em companhia dos bons Espíritos, encarnados e desencarnados, aprendemos a

           Orar e vigiar (jlo)

Jesus recomendou-nos vigiar
E orar constantemente em sã guarida,
Porque somos tentados sem cessar
Pelos que têm sua alma entorpecida.

Ao ver Judas chegar para o beijar,
Não condenou sua alma adormecida
E logo após seu grupo o abandonar,
Jesus, por todos nós dá sua vida.

Ora e vigia, disse-nos o Cristo,
Pois é preciso ter muita cautela
Para vencer o mundo como eu fiz.

Guarda no peito e em tua mente isto:
Mesmo que em meio à força da procela,
Por Deus não passa nada sem ser visto.

 

Referências:

A BÍBLIA Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 131 ed. (histórica). Brasília: FEB, 2013.

______. O livro dos médiuns. Tradução de Evandro Noleto. Rio de Janeiro: FEB, 2009.

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita