WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 8 - N° 407 - 29 de Março de 2015
ANDRÉ RIBEIRO FERREIRA
andure@uol.com.br
Brasília, DF (Brasil)
 

 
Paulo Maia da Costa: 

“O processo de construção de um congresso gera um dinamismo muito saudável”

O dirigente brasiliense diz como será o III Congresso Espírita do Distrito Federal, que se realizará de 17 a 19 de abril deste ano
 

Paulo Maia da Costa (foto), natural de Santo André (SP), espírita desde criança, mais ativamente desde os 17 anos, é um dos fundadores da Fraternidade Espírita Cáritas em Santo Antônio do Descoberto (GO). Organizou o I Congresso Espírita do Distrito Federal em 2009 e o II Congresso Espírita do DF em 2012. Foi Coordenador do DF e Entorno no

evento de celebração dos 200 anos de nascimento de Kardec em 2005, do II Congresso Espírita Brasileiro que celebrou os 150 anos de O Livro dos Espíritos em 2007 e do III Congresso Espírita Brasileiro realizado em 2010 em homenagem aos 100 anos de Chico Xavier. Em 2014 fez a coordenação do Movimento Você e a Paz no DF. Foi Diretor da Fraternidade Espírita Cáritas de 1989, Diretor de ESDE na FEDF, vice-presidente e atualmente presidente da Federação Espírita do Distrito Federal (FEDF). Bancário, é formado em Processamento de Dados, com especialização em gestão de projetos e mestrado em gestão do conhecimento e Tecnologia da Informação e Comunicação.


Paulo Maia concedeu-nos a seguinte entrevista: 

Qual a experiência de estar diretamente ligado agora à preparação de um novo Congresso?

Ser colaborador na obra do Mestre Jesus. Entendo que acima do prazer e da alegria de poder contribuir para o engrandecimento do Movimento Espírita do Distrito Federal está a responsabilidade assumida que requer, acima de tudo, disposição, boa vontade, tolerância e amor para buscar soluções integradas que criem sinergia entre as pessoas e tarefas desenvolvidas. Sabemos que participar de um processo dessa envergadura, envolvendo centenas de pessoas, não é uma tarefa fácil e que em muitos momentos somos testados, de modo a colocarmos em prática tantos ensinamentos e estudos desenvolvidos ao longo da vida na seara espírita. Este é o momento de praticarmos aquilo que vimos aprendendo, seja na solução de questões materiais, seja no relacionamento com os irmãos que, como nós, se dispuseram a colaborar nessa grandiosa obra que será o nosso III Congresso Espírita do Distrito Federal. Temos a convicção e a fé de que a espiritualidade está junto conosco nessa empreitada e, diante dessa certeza, nada temos a temer. 

Qual o tema principal do evento, quando vai ocorrer e quais os oradores convidados?

O tema será: “Evangelho: Fraternidade e Paz”. O congresso vai ocorrer nos dias 17 a 19 de abril de 2015. Os oradores convidados serão Adeilson Salles, Alberto Almeida, Simão Pedro, Wagner Gomes Paixão, Neuza Zapponi, Raul Teixeira, Saulo César e Sheila Costa. 

Fale-nos sobre as inscrições. Como devem ser feitas?

As inscrições estão abertas desde dezembro/2014 e podem ser feitas pelo site da FEDF - www.fedf.org.br - ou nas próprias Casas Espíritas, por meio de fichas de inscrição, podendo a contribuição ser paga mediante boleto bancário, cheque ou cartão. 

Fale-nos sobre a proposta e a estrutura do evento – palestras, painéis, estandes etc.

O congresso visa reunir a família espírita do DF e Entorno. Assim, teremos concomitantemente atividades específicas e adequadas para adultos, crianças e jovens. Teremos também uma livraria com amplo portfólio de livros espíritas e um Mix Social para exposição e vendas de produtos das casas espíritas, além de atividades específicas para crianças e jovens. 

Qual o valor da inscrição? Há algum convênio relativo à hospedagem?

A contribuição para participação no Congresso é de R$ 120,00, com um desconto de R$ 20,00 para quem se inscreveu até o dia 15/3/2015. Um convênio está sendo fechado com o Hotel Allia (Brasília). 

Qual a expectativa quanto ao número de participantes no congresso?

A expectativa é que o Congresso reúna cerca de 3.000 pessoas, entre adultos, jovens e crianças, e abranja também pessoas que tenham curiosidade em conhecer a Doutrina Espírita. 

A escolha do tema central e dos oradores foi resultado de quanto tempo de antecedência e que fatores influíram nessa decisão?

Foi de cerca de um ano e meio antes do evento, alguns meses antes e outros pouco depois. A influência foi a intimidade com o Evangelho de Jesus à luz do Espiritismo. 

Algo marcante que gostaria de relatar?

A realização de eventos fora do ambiente das casas espíritas tem oportunizado o acesso ao Espiritismo a diferentes segmentos da sociedade e a pessoas que, por ignorância do que seja o Espiritismo, têm medo de procurar uma Casa ou livro espírita. Assim, os congressos expõem para a sociedade um movimento organizado e sério de pessoas do bem que traz uma mensagem consoladora e esclarecedora. Além disso, o processo de construção de um congresso gera um dinamismo muito saudável para as instituições e os trabalhadores espíritas, fortalecendo o senso de pertencimento da grande família espírita. 

Sua mensagem final para os nossos leitores.

Estamos num momento decisivo para a Humanidade, em que as convulsões sociais coletivas e individuais, somadas aos eventos de acomodação da natureza, vão causar muitas aflições e angústias. Mais do que nunca, temos que viver em coerência com nossa crença e colaborarmos na manutenção de uma psicosfera mental elevada, contribuindo para a Terra-regeneração. Temos que manter um estado de vigilância e oração para não nos deixarmos levar pelas armadilhas das sombras que nos espreitam e que ainda alimentamos. Assim estamos num movimento de oração às 22h30 (horário de Brasília) todos os dias, para fortalecer os trabalhadores do bem, para o qual convidamos os leitores a ampliar essa corrente de preces. 


 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita