WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 407 - 29 de Março de 2015

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Roberta Zaghetto (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 18 de março de 2015 às 19:43:32
Por que Jesus teve que sofrer tanto no desencarne, sendo Espírito puro e perfeito?
Roberta 

Resposta do Editor: 

Nós, espíritas, temos por hábito associar o sofrimento a uma expiação ou a uma prova, esquecidos de que há casos em que nem expiação nem prova estão na raiz das vicissitudes que uma pessoa enfrenta no mundo. Há Espíritos que se submetem a determinada situação para servirem de exemplificação, como foi o caso do menino Marcel, mencionado no cap. VIII da segunda parte do livro O Céu e o Inferno, de Allan Kardec. Provavelmente, esse terá sido o caso de Jesus, cuja morte e sua motivação foram examinadas na seção O Espiritismo responde da edição 397. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano8/397/oespiritismoresponde.html

No livro O Consolador, psicografado por Chico Xavier, Emmanuel reportou-se ao assunto nas questões 286 e 287.

Na primeira, Emmanuel escreveu:

“O Calvário representou o coroamento da obra do Senhor, mas o sacrifício na sua exemplificação se verificou em todos os dias da sua passagem pelo planeta. E o cristão deve buscar, antes de tudo, o modelo nos exemplos do Mestre, porque o Cristo ensinou com amor e humildade o segredo da felicidade espiritual, sendo imprescindível que todos os discípulos edifiquem no íntimo essas virtudes, com as quais saberão demonstrar ao calvário de suas dores, no momento oportuno.” (O Consolador, questão 286.)

Na questão seguinte, Emmanuel tratou objetivamente da dor material que acometeu o Mestre no sacrifício do Gólgota. Sugerimos que a leitora a leia e nela medite.

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Terça-feira, 17 de março de 2015 às 16:17:27
Na possibilidade de um acidente, vem perecer uma senhora que estava grávida, qual seja a continuidade dos fatos, com referência à criança? Nascerá já no novo plano?
Léo 

Resposta do Editor:

Morta a criança, sua alma se desprenderá normalmente, havendo casos, conforme o nível evolutivo do Espírito, em que ele conservará a forma infantil na sua roupagem fluídica, até que tenha condições de retomar sua condição normal de Espírito.

 

De: João José Carlos de Souza (Recife, PE)
Quarta-feira, 18 de março de 2015 às 14:36:06
Gostaria de saber se um médium psicofônico, com um marca-passo instalado no seu coração, pode trabalhar com a incorporação normal? Vejo que o equipamento está instalado no corpo material, pois no seu perispírito não existe tal equipamento.
João José 

Resposta do Editor: 

Não vemos nenhum inconveniente no fato citado.

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 23 de março de 2015 às 19:38:38
Pergunta em grupo de estudo:
É possível comunicarmo-nos através de palavras e ou pensamentos com o nosso Guardião? Como fazê-lo?
Adelpho 

Resposta do Editor: 

Sim, é possível. O contato pode ser feito durante o sono corpóreo, quando a alma se desprende do corpo físico e entra em contato com outros Espíritos. E pode ser feito durante a vigília, pelos fios invisíveis do pensamento, por ocasião da prece, da meditação e do chamado Evangelho no Lar.

 

De: Rodrigo M. (Brasília, DF)
Terça-feira, 17 de março de 2015 às 23:46:07
Prezados.
Agradeço a prontidão que tiveram em responder minha pergunta anterior.
Para esclarecer definitivamente a dúvida que tenho, por gentileza, está a Biblioteca Virtual disponível apenas para ser usada por Deficientes Visuais?
Pessoas sem deficiência visual estão autorizadas a lerem os textos disponibilizados por meio da Biblioteca Virtual, baixando os arquivos e lendo-os em seus dispositivos?
Minha dúvida é estritamente no sentido da legalidade quanto ao uso da Biblioteca Virtual por aqueles que não possuam deficiência visual.
Grato desde já pela compreensão e pela disposição em nos esclarecer.
Abraços fraternos,
Rodrigo 

Resposta do Editor: 

A Biblioteca Virtual é para consulta de todas as pessoas, desde que o fato não tenha objetivos comerciais.

 

De: Jurandy Castro (São Luís, MA)
Domingo, 22 de março de 2015 às 13:18:42
Prezados amigos. Paz, harmonia e saúde, para vocês e seus entes queridos. Estou enviando uma relação de vultos espíritas, que segue abaixo, que extraí dos artigos da irmã Marinei Ferreira de Rezende, publicados no jornal "O Imortal", para completar as biografias já existentes em "O Consolador", como uma colaboração humilde e que se encontram no meu blog, cujo "site" é
http://ortsac13.blogspot.com
Eis a relação:
Ana Prado, Aparecida Conceição Ferreira, Augusto Elias da Silva, Aura Celeste, Camilo Rodrigues Chaves, Clóvis Tavares, Francisco Spinelli, Jan Huss, Jesus Gonçalves, Joaquim Carlos Travassos, João Ghignone, Jorge Rizzini, Luís Olímpio Teles de Menezes, Manoel Philomeno de Miranda, Oli de Castro, Urbano de Assis Xavier, Vicente de Paula, Sylvio Walter Xavier, José Bento Monteiro Lobato, Luís Olímpio Guillon Ribeiro, Licurgo Negrão.
Fraternalmente, seu criado
JC.

 

De: Solange Volpato (Porto Alegre, RS)
Domingo, 22 de março de 2015 às 22:23:33
Como é vista e definida a regressão de vidas passadas. Gostaria de saber dos médicos: Alberto Almeida e Sergio Luiz Lopes a respeito.
Grata.
Solange 

Resposta do Editor: 

Emmanuel, na mensagem intitulada “Regressão da memória”, psicografada pelo médium Chico Xavier, trata com propriedade da questão levantada pela leitora. Eis o link que permite acessar diretamente o texto: http://www.oconsolador.com.br/ano8/384/emmanuel.html

Quanto aos médicos citados, deve a leitora dirigir-se diretamente a eles.

 

De: Gian Maffort (Bom Jardim, RJ)
Segunda-feira, 23 de março de 2015 às 14:40:13
Olá, tenho que fazer um trabalho para minha escola relacionado com as diferentes religiões do nosso país. Para isso escolhi o Espiritismo como fonte de pesquisa, para relatar aos outros colegas em que consiste o Espiritismo. Então gostaria que vocês pudessem me falar mais sobre isto.
Obrigado!
Gian 

Resposta do Editor: 

A solicitação do leitor foi atendida na seção O Espiritismo responde desta mesma edição. Eis o link que permite acessar diretamente a matéria publicada: http://www.oconsolador.com.br/ano8/407/oespiritismoresponde.html

 

De: M. N. (Rio Claro, SP)
Domingo, 22 de março de 2015 às 08:59:39
Minha mãe desencarnou no dia... Por favor, gostaria de saber se no plano espiritual ela já foi atendida, se está bem e depois de quanto tempo poderíamos receber cartas dela.
Obrigada.
M. N. 

Resposta do Editor:

Não temos condições de responder a perguntas assim. Não somos vinculados a nenhuma Casa Espírita e, portanto, não realizamos sessões mediúnicas em que tal informação poderá ser perfeitamente obtida. O que sabemos é que todos os Espíritos recebem total assistência em seu retorno à vida espiritual, mas a possibilidade do intercâmbio direto deles com seus familiares depende de uma série de fatores, de modo que toda informação a respeito seria mera especulação.

 

De: Márcia Malagolli (Rio de Janeiro, RJ)
Sábado, 21 de março de 2015 às 18:36:54
Boa noite!
Vou fazer um estudo sobre o mundo dos Espíritos, e gostaria de saber a fonte desse artigo dos senhores sobre as colônias espirituais. Agradeço a atenção. Que Jesus nos inspire.
Márcia 

Resposta do Editor: 

No artigo intitulado “A Assistência Social à luz dos ensinamentos espíritas” há referências ao assunto tratado na carta acima. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano5/217/especial.html

 

De: Adonis Saliba (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 20 de março de 2015 às 17:47:50
Prezados amigos,
Fantástica essa página.
Queria lhes dar uma sugestão para o link do Esperanto sem Mestre, que infelizmente vocês colocaram errado.
http://esperanto.brazilo.org/programa-mia-amiko/gramaticas-e-dicionarios/esperanto-sem-mestre
Abraços
Adonis

 

De: André Paiva (Recife, PE)
Quinta-feira, 19 de março de 2015 às 12:33:27
Gostaria de parabenizá-los pelo excelente editorial “O drama dos cristãos no mundo muçulmano". Fico a lembrar que, todas as vezes que os mártires dão suas vidas pelo cristianismo, há uma explosão dos ideais cristãos no mundo.
Abraços.
André

 

De: M. T. (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 23 de março de 2015 às 07:37:52
Assunto: Especial 406 - Considerações sobre o casamento - Parte 2 e final
Bom dia a todos. Lendo este artigo me surgiu o seguinte questionamento: meu marido desencarnou há nove meses, após trinta e um anos de convivência. Eu o amo muito e ainda sofro demais com a ausência dele. Tenho 49 anos, ele tinha 51. As pessoas me dizem: Quem sabe aparecerá outra pessoa em sua vida!? Acho isso improvável e tive há poucos dias um sonho com ele. Ele estava bem bonito e me disse: Viu? Eu estou bem. Ele me abraçou e eu senti o seu calor e seu cheiro. Ele então falou: Vou te esperar! Acordei e chorei muito. Como posso um dia pensar em ter alguém, se ele me espera na eternidade?
M. T.

 

De: Luciana Sueida de Oliveira de Souza (São Francisco do Sul, SC)
Domingo, 22 de março de 2015 às 17:07:43
Assunto: Especial 406 - Considerações sobre o casamento - Parte 2 e final
Gostaria de saber a respeito do casamento que tem por provação um parceiro com vício do álcool: a esposa tem como dever se manter ao lado do mesmo, ou poderia romper os laços devido ao problema; até que ponto é expiação.
Luciana 

Resposta do Editor: 

A dúvida levantada pela leitora será encaminhada ao autor do Especial, que lhe enviará diretamente, por e-mail, sua resposta.

 

De: Cia. Amigos da Luz (São Paulo, SP)
Domingo, 22 de março de 2015 às 15:46
Estreamos no dia 20 de março o CANAL AMIGOS DA LUZ! Vídeos novos todas as sextas às 10h, trazendo sempre bom humor e reflexão pro seu dia.
Inscreva-se no canal pra acompanhar esse trabalho e nos ajudar na divulgação da Doutrina Espírita. Compartilhe com seus amigos!
Curta nossa Página no facebook:
https://www.facebook.com/amigosdaluz
Nosso website: www.amigosdaluz.com
Cia. Amigos da Luz

 

De: Marcílio Dias Henriques (Juiz de Fora, MG)
Terça-feira, 17 de março de 2015 às 11:04:58
Venho, através deste, solicitar a divulgação ampla da 25ª edição da Semana de Kardec, evento promovido pela Comunidade Espírita "A Casa do Caminho" de Juiz de Fora (MG), que ocupa espaço no cenário nacional de estudos e debates de diversas temáticas da atualidade pelo prisma da Doutrina Espírita, divulgando sempre o brilhante trabalho de seu insigne codificador, Allan Kardec.
Nesta edição, o evento contará com a presença dos conferencistas: Prof. César Soares dos Reis (RJ), Dr. Sérgio Felipe de Oliveira (SP), Dr. Ney Prieto Peres (SP), Dr. Ricardo Baesso (MG), Drª Kátia Marabuco (PI), Joel Vaz (RJ), Profª Heloisa Pires (SP) e Prof. Iriê Salomão de Campos (MG).
Teremos ainda um Encontro de Corais e Momentos de Arte durante todo o evento, que percorre a semana de 6 a 12 de abril, culminando com o Simpósio "A Justiça Divina segundo o Espiritismo - 150 anos do livro O Céu e o Inferno".
Para mais informações e inscrições, deve-se acessar o hotsite do evento:
http://semanadekardec.org.br/ Ou mesmo o perfil da Comunidade Espírita "A Casa do Caminho" no Facebook: https://www.facebook.com/ACasaDoCaminho
Para conhecer o que é a Semana de Kardec, vale assistir ao videoclipe:
https://www.youtube.com/watch?v=A_jaJ0-8r1g
Agradecemos a atenção dispensada, em mais esta feita, desejando-lhes saúde e paz!
Marcílio

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita