WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Entrevista Espanhol Inglês    
Ano 8 - N° 403 - 1° de Março de 2015
ORSON PETER CARRARA
orsonpeter92@gmail.com
Matão, SP (Brasil)
 

 
José Henrique Valêncio: 

“É muito gratificante ver e ouvir as pessoas cantando conosco” 

Integrante da Banda Bênção de Paz, o confrade paulista fala sobre o trabalho por ela realizado e seus objetivos
 

José Henrique Valêncio (foto), natural de Agudos (SP), ora radicado em São Paulo, capital, é espírita desde 1977 e vincula-se ao Centro Espírita Bênção de Paz, no qual atua como secretário. Advogado militante, integra a Banda Bênção de Paz, que atua na própria instituição e se apresenta também em eventos espíritas.


José Henrique concedeu-nos a entrevista seguinte. 


Como e quando surgiu a Banda Bênção de Paz?

Nasceu em 1994 com o início dos trabalhos públicos do Centro. Éramos apenas três pessoas: dois sobrinhos e eu. O grupo faz parte da Instituição e a representa sempre que convidado. 

Os integrantes são espíritas e vinculados à instituição?

Sim, todos. Alguns estão juntos desde o início, outros há mais de 15 anos. Só alguns dos garotos têm menos tempo conosco, cerca de três anos. 

Fale-nos sobre as músicas. Como surgiram e como é feita a seleção?

Nossa proposta – que inclusive inspirou o DVD que gravamos em 2012 – sempre foi trazer músicas capazes de propiciar alegria e insuflar as melhores vibrações às pessoas. Nosso repertório é composto de canções ditas religiosas de qualquer origem, desde que falem do Evangelho de Jesus de uma forma alegre e tocante. Temos músicas evangélicas, católicas, espíritas e também – creio que é o diferencial – músicas populares brasileiras, porque o manancial de poesia, alegria e beleza que encontramos na MPB é imensurável. As músicas são sempre sugeridas por membros da Banda, porém qualquer pessoa que frequente a Casa ou nos conheça de alguma forma pode sugerir e nós analisamos, sempre em conjunto. Também temos músicas exclusivas, compostas por membros da Banda. Já gravamos 4 CDs ao vivo. 

De que forma as apresentações têm auxiliado o público?

No início, éramos o chamado "Grupo de Harmonização". Acho que é isso. Com a música, a alegria, as mensagens que essas canções proporcionam, ajudamos as pessoas a se harmonizarem, o que facilita o trabalho dos passes e da palestra evangélica que se segue. 

Como vocês, nas apresentações, sentem o resultado do trabalho?

Como em qualquer manifestação da arte, mesmo com as nossas limitações, sentimos de forma quase que palpável a mudança da energia das pessoas e do ambiente em geral. É muito bom perceber a alteração do semblante dos trabalhadores e frequentadores do Bênção de Paz durante cada apresentação e depois que nos apresentamos. E, claro, é muito gratificante ver e ouvir as pessoas cantando conosco. O Bênção de Paz é uma casa musical! 

Fale-nos sobre os contatos para apresentação da Banda em outras cidades e casas. Como devem ser feitos?

Temos uma companheira que cuida da nossa agenda: Giselle, através do e-mail: giselle.margonar@gmail.com 

Algo marcante que gostaria de relatar?

Há bastante coisa. Mas, certamente, tivemos sim um momento que é inesquecível. Uma vez, em viagem a Uberaba, fomos visitar Chico Xavier em sua casa, porque ele não tinha passado muito bem. Começamos a cantar na porta de sua casa quando ele, através do seu filho, Dr. Eurípedes, convidou-nos a todos (estávamos em uma caravana de dois ônibus) a entrar e nos recebeu um por um em seu quarto, agradecendo por estarmos ali cantando. Chico adorava música, cantamos várias vezes para ele no Grupo da Prece, na distribuição do abacateiro e mesmo em sua casa.  

A Banda possui site ou blog?

Não possuímos site exclusivo. Utilizamos o mesmo site do Centro Espírita Bênção de Paz: www.bencaodepaz.com.br/centro 

Suas palavras finais.

Quero, em nome do Centro Espírita e da Banda "Bênção de Paz" agradecer à equipe da revista eletrônica O Consolador por este privilégio de levar um pouco do nosso trabalho e a nossa história aos leitores desse importante veículo. Sintam-se, de todo coração, convidados a conhecer nosso trabalho (os dias e horários estão no site). Será um grande prazer receber os amigos e irmãos para cantarmos juntos e vivenciarmos, através das canções, as belezas do Evangelho de Jesus e da Doutrina Espírita. 


 
 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita