WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 8 - N° 402 - 22 de Fevereiro de 2015

GEBALDO JOSÉ DE SOUSA
gebaldojose@uol.com.br
Goiânia, Goiás (Brasil)

 
 
 

Missão do Espiritismo

“Seu fim é o melhoramento moral da Humanidade (...).” 1

 

O Espiritismo é chave de luz para os ensinamentos do Cristo, porque nos conduz à compreensão e à vivência de Suas lições sublimes.

Ensina-nos a sintonizar a vontade de Deus para nossas vidas.

Liberta nossas consciências, porque nos esclarece, transforma e redime.

Consola-nos, nas tribulações da vida.

Faculta-nos, entre outras cousas:

– Amar a Deus e ao próximo, transformando-nos, a pouco e pouco, moralmente;

– Conquistar equilíbrio emocional, ao disciplinar nossos impulsos e reações – a agir, após reflexões e não a reagir, impulsiva e danosamente;

– Saber que não basta ter uma religião, orar e pedir, sem nada oferecer de nossa parte, mas que devemos vivenciar os ensinamentos do Evangelho;

– Sofrer provas com resignação, por nos dar a conhecer suas causas e, mesmo em meio a essas provas, a agir na construção do bem comum. A realizar, enfim, a transformação moral que nos leve à prática do bem, consciente, deliberadamente;

– Esclarecer-nos quanto ao futuro espiritual, revelando a inexistência de Céu e Inferno, no sentido tradicionalmente considerado;

– Desenvolver a fé no futuro;

– Que não existem ‘demônios’ destinados ao sofrimento ‘eterno’, porque “O Bom Pastor permanece vigilante. Prometeu que das ovelhas que o Pai lhe confiou nenhuma se perderá”. 2

*

Para a Doutrina Espírita, não existe o sobrenatural: tudo é obra de Deus. Aquilo que os homens consideram sobrenatural é apenas desconhecido, eis que:

“(...) ele vem revelar outras leis desconhecidas, as que regem as relações do mundo corpóreo com o mundo espiritual, leis que, tanto quanto aquelas outras da Ciência, são Leis da Natureza”. 3

As mudanças que operam naqueles que buscam conhecê-lo e compreendê-lo sinceramente, levam-nos a valorizar a real missão do Espiritismo, que é a de reviver o Cristianismo primitivo, com a pureza dos ensinos de Jesus, para construir o Reino dos céus na Terra e em nossos corações, eis que o Mestre nos afirma: “(...) o reino de Deus está dentro de vós” – Lc, 17:21.

E para melhor compreender o significado do Cristianismo, tal como nos revelou o Divino Mestre, meditemos nas palavras do nobre mentor Emmanuel4:

“Dificilmente, à distância de séculos, poderá alguém perceber, com exatidão, a sublimidade do Cristianismo primitivo. (...)”

“Os cristãos eram conhecidos pela capacidade de sacrifício pessoal, a bem de todos, pela boa vontade, pela humildade sincera, pela cooperação fraternal e pela diligência que empregavam no aperfeiçoamento de si mesmos. (...)”

“Os serviços de amparo e educação à infância, de conforto aos velhinhos abandonados, de sustentação dos enfermos, de cura dos loucos distribuíam-se em departamentos especiais (...)”

Realizar a transformação moral da criatura humana, para conduzir o homem à prática do bem, é, afinal, a missão essencial do Espiritismo, eis que sugere esforços nesse sentido:

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más”.  5

“(...) o Espiritismo é a alavanca de que Deus se utiliza para fazer que a Humanidade avance.”  6

“O Espiritismo vem realizar, na época prevista, as promessas do Cristo.” 7

Destaca, pois, a importância do progresso moral – progresso efetivo, que realmente interessa aos Espíritos imortais que somos todos nós.

A vivência dos ensinos dessa Doutrina de luz acelera, pois, nossa evolução, que passa a ser buscada de forma deliberada, consciente, evitando tropeços e recaídas no mal, eis que, bem compreendidos e aplicados, levam-nos às transformações constantes, rumo à perfeição, e a assumir as rédeas de nosso destino.

Libertam-nos de incontáveis sofrimentos, nas múltiplas encarnações por que todos passaremos. Esses sofrimentos nos advêm da transgressão das Leis Divinas, fruto justamente de nossa ignorância a respeito delas!

“O Espiritismo é, acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos.”  8

 

Referências:

1.                 KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Trad. Evandro Noleto Bezerra. Ed. 1. Brasília: FEB, 2.009. Segunda Parte, Cap. XXVII, it. 303, p. 519.

2.                 XAVIER, Francisco C. Caminho, Verdade e Vida. Pelo Espírito Emmanuel. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1985. cap. 2, p. 20.

3.                 KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2013. Cap. XXI, it. 7, p 268.

4.                 XAVIER, Francisco C. Ave, Cristo! Pelo Espírito Emmanuel. 20. ed. FEB, p. 73 e 74.

5.                 KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2013. Cap. XVII, it. 4, p 229.

6.                 _____._____. Cap. I, it. 9, p. 42.

7.                 _____._____. cap. XXIII, it. 17, p. 289.

8.                 XAVIER, Francisco C. Roteiro. Pelo Espírito Emmanuel. 4. ed. FEB: Rio de Janeiro, 1978, p. 159.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita