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Crônicas e Artigos

Ano 8 - N° 401 - 15 de Fevereiro de 2015

JOSÉ REIS CHAVES
jreischaves@gmail.com
Belo Horizonte, MG (Brasil)
   

 
 
 

Pela Bíblia, anjos e demônios são realmente espíritos humanos


A doutrina espírita, cientificamente e não dogmaticamente, pesquisa e ensina que os anjos e demônios são Espíritos de natureza humana e não de outra categoria de Espíritos. Dizendo de um modo mais claro e completo: para o Espiritismo, anjos são Espíritos humanos de elevado nível de evolução, enquanto que os demônios são aqueles, também humanos, que estão ainda muito atrasados em sua evolução espiritual e moral.

Orígenes, grande sábio grego do cristianismo primitivo (185-254), era possuidor de uma inteligência tão brilhante, que ele é cognominado de o Adamantino e de santo Agostinho do Oriente. Diz-se que ele escreveu cerca de 6.000 livros. E ele defendeu a preexistência reencarnacionista do Espírito humano com relação à concepção do feto e, também, a teoria da Apocatástase, segundo a qual os Espíritos maus, um dia, se tornarão bons através das reencarnações. Segundo Bertrand L. Conway, C.S.P., são Gregório de Nissa, bispo de Nissa e irmão de são Basílio, e são Gregório Nazianzeno, bispo de Constantinopla (ambos do 4º século), não aceitavam a eternidade do inferno. E esses santos católicos e grandes teólogos são dois dos mais importantes padres da Igreja, os criadores da teologia cristã.  Sobre essa descrença na eternidade do inferno, há dúvidas a respeito de são Gregório Nazianzeno. Porém há mais um detalhe sobre ele, ou seja, ele era amigo de Juliano Apóstata, que era reencarnacionista. (Mais detalhes em meu livro “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, EBM, 8ª Edição, pág. 210, SP, 2011, editado também em inglês pela Outskirts Press, Denver, Colorado, USA, 2014.)

As penas eternas infernais negadas pelos dois grandes santos e padres da Igreja do cristianismo primitivo, Gregório de Nissa e Gregório Nazianzeno, sugerem também a ideia da evolução dos Espíritos até se tornarem, um dia, perfeitos, os quais na tradição cristã foram denominados anjos ou enviados, mensageiros.

Os Espíritos maus ou atrasados são os opostos aos anjos ou Espíritos altamente evoluídos que, pois, já possuem um elevado nível de perfeição. E é interessante observarmos que os Espíritos maus ou atrasados (“demônios”) são chamados também de anjos maus, pois eles, igualmente, são mensageiros ou enviados, e é por isso que temos que examinar os Espíritos manifestantes (1 João 4: 1).

Realmente, existem as duas forças: a do bem, tendo como fundamento Deus atuando com Espíritos bons e até já bem perfeitos ou puros, e a do mal com base nos Espíritos maus e ainda muito atrasados, os quais são chamados também pelos evangelhos de Espíritos impuros. São impuros justamente porque ainda estão dominados pelo mal ou pelo atraso evolucional em que ainda se encontram.

A respeito da teoria da Apocatástase de Orígenes, de que falamos, ela defende a evolução espiritual e moral de todos nós, e, consequentemente, a ideia de que, um dia, todos seremos também anjos.

E o evangelho ou boa nova é exatamente para nós o pormos em prática visando à aceleração da busca da nossa perfeição ao nível dos anjos, como aconteceu também com Jesus, que se aperfeiçoou para se tornar o Autor da nossa salvação (Hebreus 5: 9). Aliás, no projeto de Deus, não há falhas, tudo tem que, um dia, dar certo. E não seria, logo na espécie humana, a obra-prima visível da criação divina terrena, em que Deus falharia, Ele que jamais falha!  
 



 


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