WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 8 - N° 399 - 1° de Fevereiro de 2015

ALTAMIRANDO CARNEIRO
alta_carneiro@uol.com.br
São Paulo, SP (Brasil)

 
 
 

O Ano Novo e o novo homem
 


Estamos no segundo mês do ano de 2015,  ocasião  propícia para colocarmos tudo  em ordem e idealizar projetos futuros. Mas que as ideias não fiquem  escritas  no papel ou guardadas na mente e esquecidas, depois.

Importante é não nos acomodarmos e sairmos em busca do que pretendemos. Como disse Jesus: “o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á”. A quem se ajuda, o Céu o ajudará, esclareceu  o Mestre. 

Nestes dias difíceis de lutas e provações, que nos conscientizemos de que Deus conhece as nossas necessidades e a elas provê, conforme o que necessitamos. Vibremos para que os homens dos nossos dias saibam administrar a sua produção segundo as leis de justiça, caridade e amor ao próximo, pois quando a fraternidade reinar entre os povos, o que sobrar para um em determinado momento,  suprirá a necessidade momentânea de outro, e todos terão o necessário.

Que o destaque a que almejemos seja o de ser  um verdadeiro homem de bem, que pratica a lei de amor e caridade na sua maior pureza, conduzindo as nossas atitudes conforme a nossa fé em Deus e no futuro, encontrando satisfação nos benefícios que distribuímos, na benevolência para com todos, na indulgência para com as fraquezas alheias, no respeito aos direitos dos semelhantes.

Conscientizemo-nos de que o Espiritismo compreendido, sentido e exemplificado, conduz aos resultados explicitados. Como esclarece o item 4 (Os Bons Espíritas) do capítulo XVII (Sede Perfeitos) de O Evangelho segundo o Espiritismo – Edições FEESP, tradução de Herculano Pires –: não que o Espiritismo crie uma nova moral, “mas facilita aos homens a compreensão e a prática da moral do Cristo ao dar uma fé sólida e esclarecida aos que duvidam ou vacilam”.

O homem de bem tem  desenvolvidas, no seu dia a dia, duas qualidades essenciais: o dever e a virtude. Sobre o dever, diz a comunicação de Lázaro, no item 7 deste  capítulo:

"O dever é a obrigação moral, primeiro, para consigo mesmo, e depois para com os outros. O dever é a lei da vida: encontramo-lo nos mínimos detalhes, como nos atos mais elevados".  

"O dever é o mais belo galardão da razão; ele nasce dela, como o filho nasce da mãe."

A virtude é tratada no item 8, na comunicação de François-Nicolas-Madeleine: 
"A virtude, no seu grau mais elevado, abrange o conjunto de todas as qualidades essenciais que constituem o homem de bem. Ser bom, caridoso, trabalhador, sóbrio, modesto, são qualidades do homem virtuoso”.

É também  conclamada no item 10 (O homem no mundo) - comunicação de um Espírito Protetor:

"A virtude não consiste numa aparência severa e lúgubre, ou em repelir os prazeres que a condição humana permite. Basta referir os vossos atos ao Criador, que vos deu a vida. Basta, ao começar ou acabar uma tarefa, que eleveis o pensamento ao Criador, pedindo-lhe, num impulso da alma, a sua proteção para executá-la ou a sua bênção para a obra acabada. Ao fazer qualquer coisa, voltai o vosso pensamento à fonte suprema; nada façais sem que a lembrança de Deus venha purificar e santificar os vossos atos".
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita