WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 8 - N° 398 - 25 de Janeiro de 2015
ANA MORAES
anateresa.moraes2@gmail.com
Rio de Janeiro, RJ (Brasil)
 

 

Natal realiza pela primeira vez o Movimento Você e a Paz

O encontro realizou-se no dia 10 de janeiro no Centro de
Convenções, próximo da praia de Ponta Negra
 

 
Criado em 1998 por Divaldo Franco, o Movimento Você e a Paz está completando 17 anos e já é conhecido em nove países, onde vem sendo apresentado com regularidade.

No exterior, isso já ocorreu no Paraguai, nos Estados Unidos da América, na Colômbia, em Portugal, Inglaterra, França, Áustria e Suíça.

No Brasil, até o final de 2014, o Movimento havia chegado a nove Estados e a cinquenta e uma cidades, mas nesse rol inclui-se agora a cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde no dia 10 de janeiro deste ano realizou-se mais um encontro cuja proposta é a paz.

O evento foi promovido pela Federação Espírita do Rio Grande do Norte e coordenado, como sempre se dá, pelo confrade Divaldo Franco. Participaram do encontro cerca de 1.800 pessoas.

O local escolhido foi uma área aberta do Centro de Convenções de Natal, com vista para um belís-

simo lugar, que os turistas apreciam muito, que é a praia de Ponta Negra.

O encontro contou com a ilustre presença da professora Justina Iva, Secretária Municipal de Educação, e com a participação de representantes de inúmeras denominações religiosas, a saber: Seicho-no-ie, Hare Krishna, Comunidade Sai Baba, Igreja Anglicana, evangélicos, muçulmanos, umbandistas e espíritas.

Nando Cordel também se fez presente

Na parte musical, o destaque foi o conhecido compositor Nando Cordel, que encantou o público com sua mensagem musical plena de beleza e de apelo à paz.

Antes dele, na abertura, apresentaram-se com números musicais Danilo Costa e Leno Lis-

boa.

Depois de uma comovente interpretação do Hino Nacional, cantado à capela por Carline, sargento da Polícia Militar do Estado, o presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte, Éden Lemos, proferiu a saudação inicial, seguindo-se a homenagem às  seguintes instituições que se têm destacado pelo trabalho em prol de uma cultura de paz para uma sociedade melhor: Aldeias SOS, Casa do Bem, Projeto Acalanto, PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência, Casa do Ancião Evangélico, Lar da Vovozinha, Centro Espírita Irmãos do Caminho e Casa do Menor Trabalhador (católica).

Os representantes das instituições homenageadas falaram sobre o trabalho por elas realizado, agradeceram a homenagem e manifestaram sua alegria por participarem desse Movimento.

As propostas da UNESCO para uma cultura de paz

Em seguida, o criador do Movimento Você e a Paz, Divaldo Franco, falou aos presentes, relatando um interessante fato que se deu quando proferiu uma palestra em um determinado presídio. Estabeleceu-se então um diálogo com um jovem prisioneiro que identificava na infância sofrida toda a sua revolta. As palavras, o carinho e o apoio que Divaldo lhe deu auxiliaram aquele jovem a estudar, concluir o curso de Direito e tornar-se depois um benfeitor de crianças desamparadas.

Em sua fala, Divaldo Franco enalteceu a importância do amor, da fraternidade e dos cuidados com o próximo, como caminhos para a melhoria das pessoas e da sociedade.

Discorreu, em seguida, sobre as propostas da UNESCO para uma

cultura de paz, que são: 1 – preservar a paz; 2 – rejeitar a violência; 3 – ser tolerante, sem ser conivente; 4 – aprender a ouvir para compreender; 5 – preservar a natureza; e 6 – preservar e restabelecer a solidariedade.

Comentou, por fim, os resultados nefastos da violência em seus múltiplos aspectos e exortou a todos a se tornarem agentes de paz, através da alegria, do perdão, do amor. Essa é – afirmou o nobre confrade –  a essência do Movimento Você e a Paz.

Finda a palestra, debaixo de uma chuva de verão benfazeja, todos cantaram em uníssono a Canção da Paz, com Nando Cordel e Divaldo Franco, debaixo de grande emoção que contagiou a todos que puderam participar desse encontro que, felizmente, que veio para ficar.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita