WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Questões Vernáculas
Ano 8 - N° 397 - 18 de Janeiro de 2015
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 

 

A colocação correta da vírgula é, como sabemos, indispensável à perfeita compreensão de um texto.

Apresentamos em seguida dez textos publicados em nossa revista, dos quais foram retiradas as vírgulas, para que o leitor, examinando-os, adote a pontuação que entender necessária:

1. Um dos principais cientistas climáticos da ONU Rajendra Pachauri chegou a sugerir na época que as pessoas “deveriam considerar comer menos carne como uma forma de combater o aquecimento global” relacionando essa medida como uma opção de apoio à reversão dos distúrbios climáticos que poderia motivar as populações a mudarem seus hábitos.

2. Chamava-se Lorde e fez-se meu companheiro inclusive de preces porque à noite postava-se junto a mim em silêncio ouvindo música. Em 1945 depois de longa enfermidade veio a falecer.

3. A primeira pessoa que visitei foi o Sr. Geraldo Leão um senhor alto e forte cuja gentileza e educação eram evidentes já no primeiro contato.

4. Geraldo Leão é apaixonado por história e por hobby colecionava qualquer material que fizesse parte da biografia de Pedro Leopoldo.

5. Recordemos o Olhar Compreensivo e Amoroso de Jesus a fim de esquecermos a viciosa preocupação com o argueiro que por vezes aparece no campo visual dos nossos irmãos de experiência.

6. Em Bartimeu o cego de Jericó não encontra o homem inutilizado pelas trevas mas sim o amigo que poderia tornar a ver restituindo-lhe desse modo a visão que passa de novo a enriquecer-lhe a existência.

7. Em Maria de Magdala não enxerga a mulher possuída pelos gênios da sombra mas sim a irmã sofredora e por esse motivo restaura-lhe a dignidade própria nela plasmando a beleza espiritual renovada que lhe transmitiria mais tarde a mensagem divina da ressurreição.

8. Para os que não subestimam o sonho há sempre o sol que se renova todas as manhãs a lua em passeios regulares carregando símbolos que a preservam no território da poesia; há para quase todos os tempos da mocidade e da velhice o tempo em que se acumula e o tempo em que as coisas se extinguem por decurso do prazo inevitável.

9. Se pretendemos ganhar a vida não devemos desprezar a sucessão dos dias dos meses e dos anos.

10. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente do Brasil na primeira década deste século 78% do desmatamento na Amazônia foram motivados pela pecuária através de derrubadas legais e ilegais para pastagens.

Eis os dez textos devidamente pontuados:

1. Um dos principais cientistas climáticos da ONU, Rajendra Pachauri, chegou a sugerir, na época, que as pessoas “deveriam considerar comer menos carne como uma forma de combater o aquecimento global”, relacionando essa medida como uma opção de apoio à reversão dos distúrbios climáticos que poderia motivar as populações a mudarem seus hábitos.

2. Chamava-se Lorde e fez-se meu companheiro, inclusive de preces, porque, à noite, postava-se junto a mim, em silêncio, ouvindo música. Em 1945, depois de longa enfermidade, veio a falecer.

3. A primeira pessoa que visitei foi o Sr. Geraldo Leão, um senhor alto e forte, cuja gentileza e educação eram evidentes já no primeiro contato.

4. Geraldo Leão é apaixonado por história e, por hobby, colecionava qualquer material que fizesse parte da biografia de Pedro Leopoldo.

5. Recordemos o Olhar Compreensivo e Amoroso de Jesus, a fim de esquecermos a viciosa preocupação com o argueiro que, por vezes, aparece no campo visual dos nossos irmãos de experiência.

6. Em Bartimeu, o cego de Jericó, não encontra o homem inutilizado pelas trevas, mas sim o amigo que poderia tornar a ver, restituindo-lhe, desse modo, a visão que passa, de novo, a enriquecer-lhe a existência.

7. Em Maria de Magdala, não enxerga a mulher possuída pelos gênios da sombra, mas sim a irmã sofredora e, por esse motivo, restaura-lhe a dignidade própria, nela plasmando a beleza espiritual renovada que lhe transmitiria, mais tarde, a mensagem divina da ressurreição.

8. Para os que não subestimam o sonho, há sempre o sol que se renova todas as manhãs, a lua em passeios regulares carregando símbolos que a preservam no território da poesia; há, para quase todos, os tempos da mocidade e da velhice, o tempo em que se acumula e o tempo em que as coisas se extinguem por decurso do prazo inevitável.

9. Se pretendemos ganhar a vida, não devemos desprezar a sucessão dos dias, dos meses e dos anos.

10. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, na primeira década deste século 78% do desmatamento na Amazônia foram motivados pela pecuária, através de derrubadas legais e ilegais para pastagens.
 



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita