WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Internacional
Ano 8 - N° 394 - 21 de Dezembro de 2014
CLAUDIA WERDINE
claudiawerdine@hotmail.com
Madri (Espanha)
 

 
 

 Espanha realiza seu XXI Congresso Espírita Nacional
 

Calpe foi mais uma vez a sede do evento, que contou
com a participação de 300 congressistas

 

Fechamos os eventos espíritas deste ano na Europa com chave de ouro, pois fomos brindados com a brilhante realização na Espanha do seu XXI Congresso Espírita Nacional.
 

Com 12 andares e fachada de vidro, o moderno Hotel Diamante Beach recebeu a todos com a hospitalidade e competência de sempre. Esse hotel está localizado na Praia de Levante, no município de Calpe, e desfruta de uma localização soberba.


Calpe é um município espanhol localizado na província de Alicante, que fica no Sul da Espanha, na parte oriental da Comunidade Valenciana, localizada na Costa Branca, às margens do mar Mediterrâneo.


O Congresso realizou-se nos dias 6, 7 e 8 de dezembro e contou com a participação de 300 congressistas. O tema do evento foi “El

Mundo Invisible”.  


Visando proporcionar um maior auxílio aos Centros Espíritas do país, durante este Congresso a Federação Espírita Espanhola ofereceu alguns cursos de formação.


Foram eles: 

  • Curso de Formação de Educadores Espíritas para a Infância. Coordenadoras/Instrutoras: Valle Bermejo e Claudia Werdine.

  • Curso de Assistência e Promoção Social Espírita – ASPE e Curso de Direção e Manutenção de um Centro Espírita. Coordenadores: Carlos Campetti, Rosa Duque e Miguel Vera.

Apesar do intenso frio que estamos enfrentando na Europa, o clima na recepção do Hotel Diamante Beach no dia 5 de dezembro era de muito calor humano e alegria, pois espíritas oriundos de várias partes da Espanha, como também do Brasil, Portugal e França, chegavam com muita emoção e expectativa pelo importante evento que se aproximava.

   

Abraços, sorrisos, apertos de mão… era o delinear de um belo e emocionante fim de semana.
 

Depois de passar pela recepção do evento, onde éramos recebidos pelos querido casal Joaquin Huete e esposa, a fim de realizarmos os registros obrigatórios e o recebimento da identificação e do material, um delicioso jantar foi servido e, mais uma vez, a alegria e a fraternidade tomou conta dos nossos corações.


Como em todos os anos, após o jantar ocorreu a Reunião Ordinária da Federação Espírita Espanhola – FEE, que contou com representantes dos Centros Espíritas federados, a diretoria administrativa e os dirigentes das diversas Comissões que fazem parte de Federação.
 

 

Um sol radiante iluminou o primeiro dia do Congresso

 

Para a nossa alegria, o sábado amanheceu com um sol radiante e um céu de infinito azul, apesar da baixa temperatura. Para nós isso representava um carinhoso apoio da Espiritualidade Superior como a nos dizer: “Vão em frente. Há muito trabalho a fazer!”
 

Após o delicioso café da manhã, fomos convidados a nos instalar no excelente salão de reuniões que, como sempre, estava muito bem arrumado para receber com conforto os 300 congressistas.


Vale ressaltar o primoroso e exemplar trabalho de Joaquim Huete, responsável pela organização geral do evento, que, mais uma vez, cuidou de tudo pessoalmente e incansavelmente para que o resultado final fosse perfeito.


Já passava das 10 horas da manhã quando o mestre de cerimônias do XXI Congresso Espírita Nacional, Juan Miguel Fernández, presidente da Asociación de Estudios Espíritas de Madri, convidou ao palco o novo presidente da Federação Espírita Espanhola, Esteban Zaragosa, para as boas-vindas e as palavras iniciais.

   

Esteban Zaragosa, com emoção, agradeceu a presença de todos, apresentou os dirigentes de cada Comissão e nos convidou para prestigiar a 5ª edição da Feira do Livro Espírita, montada no corredor de acesso ao salão principal, onde podíamos encontrar uma vasta oferta de obras em espanhol, CDs e revistas.

Nosso ilustre orador e querido amigo

Divaldo Franco foi o responsável pela conferência inaugural, intitulada “El Mundo Invisible”.

 

Após a brilhante conferência de Divaldo Franco, foram iniciadas as conferências programadas para o primeiro dia, a saber: 

  • Regreso a la vida espiritual (Alfredo Alonso de la Fuente)

  • El más allá del suicida (Alfredo Tabuena)

  • La música en el Mundo Espiritual (Victor Ruano)

  • Seminário: Espíritus y su historia en la humanidad (Carlos Campetti e Juan Miguel Fernández)

Nos intervalos e almoço os participantes também puderam visitar a exposição “Recursos Audiovisuais para a Educação Espírita Infantil”, que foi cuidadosamente preparada pela Comissão de Educação de FEE


 

 

e a Comissão Europa de Educação CEE/CEI.  


Após o jantar, realizou-se no salão principal um colóquio aberto no qual os conferencistas do primeiro dia colocaram-se à disposição para as perguntas dos participantes.

 

Frio lá fora, alegria cá dentro, eis a tônica do segundo dia

 

O domingo chegou ainda mais frio, mas o mesmo sol radiante nos convidava a seguir com alegria para mais um dia de trabalho e aprendizagem.


No segundo dia de Congresso foram-nos oferecidas as seguintes conferências:

  • Terapia del Amor (Janaina Minetti).

  • Desvelando lo invisible: pruebas científicas, filosóficas y históricas).

Gostaríamos de ressaltar que nesse dia tivemos um momento muito especial e ansiosamente esperado pelas crianças e jovens participantes deste XXI Congresso Nacional.


Nos anos anteriores, o Momento Artístico recebia os jovens, que sempre nos brindavam com belas dramatizações, mas neste ano a coordenação da Comissão de Educação decidiu também incorporar as crianças ao Momento Artístico, pois para nós é muito importante as crianças sentirem-se parte integrante do Congresso Nacional, já que elas representam o futuro do Movimento Espírita.


Tivemos, então, o Momento Artístico dividido em duas partes:

1.     um pequeno teatro apresentado brilhantemente pelas crianças, cujas vestimentas utilizadas foram cuidadosamente confeccionadas pelas próprias crianças, com ajuda das educadoras.

2.     uma excelente dramatização apresentada pelos jovens sobre o tema “Não julgueis”. Apesar de extremamente divertida, a peça apresentou um conteúdo profundo que nos levou a íntimas reflexões.

Vale ressaltar que, uma vez mais, simultaneamente ao Congresso, tivemos a oportunidade de realizar o VI Encontro Infantojuvenil, em que recebemos com muito amor crianças e jovens que, para nossa alegria, demonstraram muito entusiasmo e interesse em todas as atividades apresentadas.

Neste ano, a equipe que coordenou o Encontro Infantojuvenil foi formada por:

  •  Valle Bermejo e Claudia Werdine: Coordenadoras.

  •  Rosa Duque, Pilar Fernandes e Valle Bermejo: Educadoras.

Tivemos a valiosa ajuda dos jovens, Alvaro, Yoyani e Felix.

Este ano nos surpreendemos com a maturidade e a sensibilidade das crianças, mesmo as mais novinhas que, em todos os temas, apresentaram conceitos e exemplos excelentes. Podemos garantir que foi uma grande troca de aprendizagem, onde cada uma de nós aprendeu muito com as crianças.


Para finalizar as atividades do segundo dia, Divaldo Franco, com maestria, nos ofereceu a conferência “La Mediumnidad desvela el Mundo Espiritual”.


Após o jantar, novamente realizou-se no salão principal um colóquio aberto no qual os conferencistas do segundo dia colocaram-se à disposição para as perguntas dos participantes.

 

Saudade foi o sentimento final no derradeiro dia

 

Para tristeza de todos nós, a segunda-feira chegou e, com ela, o íntimo sentimento de saudades já habitava os nossos corações, pois vivemos em Calpe dias de muita união, confraternização, troca de experiências, conhecimentos etc.


A primeira atividade do derradeiro dia ficou a cargo de Olga Ortiz que, com extrema simpatia e profunda segurança, nos fez viajar pelas páginas d´O Livro dos Espíritos através da conferência intitulada “Un viaje maravilhoso”.


A seguir, Juan Miguel convocou a presença ao palco de todos os membros da Diretoria  e dirigentes das Comissões, para as palavras finais e, na continuidade, Esteban Zaragosa agradeceu efusivamente ao trabalho de todos da equipe que, juntos, fizeram acontecer um Congresso marcante para o Movimento Espírita Espanhol. 
 

Registramos a presença de Vitor Mora Féria, presidente do Conselho Diretivo da Federação Espírita Portuguesa que, junto com a esposa, veio trazer-nos notícias do 8º Congresso Espírita Mundial, que ocorrerá em Lisboa, Portugal, nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2016, tendo por tema “… em defesa da vida!” O 8º Congresso Espírita Mundial está sendo organizado com muito carinho e dedicação pelos amigos portugueses e, com certeza, seremos brindados com um inesquecível evento.


Convidamos a todos para assistirem ao belo vídeo promocional do evento no site www.8cem.com e, ciente de todas as informações, possam garantir desde já a sua inscrição.

   

Finalizamos esta reportagem dividindo com vocês um belo e marcante momento da conferência da Janaina Minetti em que ela narra uma passagem da vida de Saulo de Tarso, que se transformou depois em Paulo de Tarso. O trecho que desejamos enfatizar refere-se à visita que ele recebeu dos Espíritos Estêvão e Abigail, em momento de dores e preocupações profundas. Gostaríamos de destacar os quatro verbos recomendados por Abigail diante das sofridas indagações de Saulo nos testemunhos e desafios que enfrentava:

 “ (…) Ansioso de aproveitar os instantes felizes que desfrutava, desejando perpetuar aquele encontro, perguntou o que fazer para adquirir a compreensão perfeita dos desígnios do Cristo e a resposta não se fez esperar: Ama! Respondeu Abigail.
 

E nova pergunta de Saulo: como proceder de modo a enriquecer na virtude divina? (...) como fazer para que a alma alcançasse tão elevada expressão de esforço com Jesus Cristo?  E a resposta: Trabalha! A nova resposta do Espírito.

Saulo voltou a perguntar: Que providências adotar contra o desânimo destruidor? Espera! Responde Abigail.

Nova pergunta foi apresentada: Como conciliar as grandiosas lições do Evangelho com a indiferença dos homens? Perdoa! Afirmou Abigail.(…)”

O texto é maravilhoso e nos convida a refletir nos quatro verbos apresentados pelo Espírito como respostas às aflitivas indagações de Saulo: amar, trabalhar, esperar, perdoar. 




 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita