WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 391 - 30 de Novembro de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Renato Valle (Recife, PE)
Domingo, 23 de novembro de 2014 às 14:56
Prezados senhores, espero que estejam bem!
Em 2013 os senhores publicaram meu artigo "Sobre a suposta profecia de Chico", o que para mim foi uma grande honra. Agora estão divulgando um filme "documentário" sobre essa profecia e, a meu ver, usando o nome de Chico indevidamente. Entrei na página do facebook do filme e me posicionei a respeito. Vou colocar abaixo o que escrevi e a resposta dos responsáveis pelo filme. Gostaria de sugerir a vocês da Revista O Consolador que, de alguma forma, aprofundem o tema nesse veículo tão importante como a Revista!
Segue abaixo o meu posicionamento, a resposta do "Data limite" e a minha segunda resposta.
Um abraço fraterno,
Renato Valle 

Resposta do Editor: 

Eis o texto escrito e enviado pelo confrade Renato Valle aos responsáveis pelo filme:

“Sobre profecias, Kardec já advertira em A Gênese, XVI, 16, que ‘É por isso que os espíritos realmente sábios nunca predizem nada com épocas determinadas; eles se limitam a nos prevenir sobre a sequência dos fatos que nos seja útil conhecer. Insistir em obter detalhes precisos é expor-se às mistificações dos espíritos levianos, que predizem tudo o que se quer, sem se importarem com a verdade, e se divertem com os terrores e as decepções que causam. As predições que oferecem maior probabilidade são aquelas que têm um caráter de utilidade geral e humanitária; não se deve considerar as outras senão quando são realizadas. Pode-se, segundo as circunstâncias, aceitá-las a título de advertência, mas haveria imprudência em agir prematuramente em vista da sua realização com data marcada. Pode-se ter por certo que, quanto mais circunstanciadas, mais elas são suspeitas.’ Diante de algo que não está sequer documentado creio que o mais sensato é ficar com a codificação. Sou a favor da liberdade de imprensa, e de total liberdade de expressão, porém o nome de Chico ser mencionado sobre algo que possa ter dito é falar de algo que ele não disse que deveria ser divulgado; se quisesse ou julgasse importante que isso viesse a público teria deixado por escrito. Como não dava importância a ele próprio tanto quanto dava aos espíritos que por ele escreviam, tudo o que ele quis que viesse a público, de fato, veio. Aliás, Chico tinha MEDO DE AVIÃO, todos sabemos quanto ele gritou em uma de suas viagens achando que ia cair!”

Resposta que ele recebeu:

“Caro amigo, sensacional explanação. Ainda assim recomendamos que assista ao documentário e nos envie sua opinião a posteriori.”

É claro que o leitor tem razão. Consideramos lamentável que assuntos como esse tenham vindo a público, e mais lamentável ainda é o uso indevido do nome de Chico Xavier, fato que se dá não sabemos a que título.

 

De: José Reis Chaves (Belo Horizonte, MG)
Sábado, 22 de novembro de 2014 às 17:33
Assunto: Pedido urgente de Oração
Eis um pedido urgente de oração que é proposto a todos nós! Foi pedido o seu reencaminhamento urgente para o maior número possível de pessoas.
Trata-se de uma mensagem enviada por Sean Malone que dirige o CRI (Movimento Internacional que procura atenuar a Crise):

"Perdemos a cidade de Queragosh que caiu em poder do ISIS, que está sistematicamente degolando crianças. Queragosh é a cidade para a qual estávamos enviando alimentos clandestinamente.
O ISIS fez recuar as Forças Curdas e está a 10 minutos do local onde as nossas equipes do CRI estão trabalhando. 
Milhares deles desembarcaram na cidade de Erbil a noite passada. As Nações Unidas deram ordem de evacuação ao seu staff, em Erbil.
As nossas equipes estão lá e por lá se irão manter. Precisamos de respaldo de oração!!!
Por favor rezem ardentemente para que os habitantes do norte do Iraque escapem ao terrível avanço das forças do ISIS e seu terrível objetivo: os  cristãos habitantes desta zona do Iraque têm que escolher uma de duas alternativas : a conversão em massa ou a morte.
Imploro a todos que não ignorem o apelo deste e-mail! Não o reencaminhem para ninguém sem antes terem rezado pelos seus objetivos. Em seguida, mandem-no por favor para o maior número possível de contatos.
Mandem para os vossos amigos e para todos os cristãos que conhecem. Mandem para os vossos Grupos de Oração, vossos sacerdotes e pastores, a todos de quem se lembrarem. Temos de estar firmemente unidos em oração por estes nossos irmãos!” (Pe. Geraldo Morujão – Portugal)

Abraços a todos.
José Reis Chaves

 

De: Aylton Paiva (Lins, SP)
Domingo, 23 de novembro de 2014 às 19:11:48
Assunto: Especial 390 - Lucy é Eva? Questões criacionistas e o Evolucionismo
Muito bom o artigo de Almir Del Prette.
A imprensa espírita precisa de mais contribuições substanciosas como essa.
Parabenizamos Almir e O Consolador.
Aylton

 

De: Carmem de Paula (Sorocaba, SP)
Sexta-feira, 21 de novembro de 2014 às 10:04:53
Onde posso encontrar a pomada vovô Pedro? Não sei em qual centro posso encontrar; por favor me indiquem.
Carmem 

Resposta do Editor: 

A instituição que coordena a fabricação da pomada Vovô Pedro é a Sociedade Espírita Maria Nunes, onde poderá obter a informação de que necessita. Eis seu endereço:

SOCIEDADE ESPIRITA MARIA NUNES - Rua Dr. Benedito Xavier, 1065, Bairro Providência - Belo Horizonte (MG) - CEP: 31810-540

A instituição mantém na internet o site - http://www.marianunes.org.br/

Telefone: (31) 3445 1377 - E-mail: marianunes@marianunes.org.br

 

De: Claudia F. (Salvador, BA)
Domingo, 23 de novembro de 2014 às 17:35:46
Creio que existe vida após a morte, pois é a única doutrina que explica o sofrimento das pessoas com uma razão na vida e decorrente do comportamento anterior a essa. Eu não acho que Deus, sendo amor, faria todos pagarem por um erro que Adão e Eva cometeram. Cada um deve responder pelos seus erros. Até na lei dos homens é assim, imagine na lei de um ser superior?
Claudia

 

De: Maria Eny Rossetini Paiva (Lins, SP)
Domingo, 23 de novembro de 2014 às 14:00:17
Assunto: Especial 390 - Lucy é Eva? Questões criacionistas e o Evolucionismo
Estimado Almir:
Excelente seu artigo. É bom especialmente quando fala dos extremos religiosos e "dos cientistas materialistas". Também gostei muito da colocação de que o design inteligente ainda não foi sequer objeto de tentativas de hipóteses científicas testadas. E isso com tanto dinheiro de diferentes correntes evangélicas com Universidades que poderiam testar e tentar fazer algo nesse sentido.
Tenho a impressão que a teoria evolucionista de MATURANA E VARELLA tangencia esse design inteligente. No entanto, não sou especialista. Apenas um palpite. Os espíritas por sua vez, ficam falando em "modelo organizador biológico" e nada fazem para pelo menos averiguar onde e como funcionaria essa "FÔRMA" ESPIRITUAL, se é que ela existe. Kardec e André Luiz não se referem a ela...
Mas nossa visão católica faz valer o princípio da autoridade dos médiuns, INEXISTENTE EM NOSSA DOUTRINA.
Mais uma vez, parabéns pela lucidez.
Abraços,
Maria Eny

 

De: Manoel Goulart (Serra, ES)
Domingo, 23 de novembro de 2014 às 19:58:12
Assunto: Edição 390
Boa noite.
Muito boa a edição. Eu sempre tive muitas ideias de suicídio, mas com estudo do Espiritismo e disciplina venho vencendo essas ideias. Com tempo fiquei sabendo do que se tratava e consegui fazer um amigo daquele que queria meu suicídio. A fórmula para vencer eu recomendo: estudo do Espiritismo. Sabemos que a morte não é o fim. Vamos divulgar, assim estamos ajudando a muitos irmãos. Se Deus confia em nós, por que vamos duvidar de nós.
Um abraço a todos.
Manoel

 

De: José Guanieri Leite (Taubaté, SP)
Domingo, 23 de novembro de 2014 às 17:06:27
Assunto: Fale conosco - EVOC
Queridos irmãos.
Quero inscrever-me no Clube do livro, isto é, receber um livro todo o mês. Aguardo uma resposta.
José Guanieri 

Resposta do Editor: 

Nossa revista não mantém nenhum Clube do livro. No caso das edições da EVOC, os livros publicados são todos virtuais e podem ser baixados livremente, sem custo nenhum. Basta, para isso, acessar a página da EVOC na internet: http://www.oconsolador.com.br/editora/saiba_mais.htm

 

De: Luís Pereira Leite (Cachoeirinha, RS)
Domingo, 23 de novembro de 2014 às 09:57
Assunto: Edição 390 - A ortografia e a sintaxe, e as leis humanas e as divinas (José Reis Chaves)
Com a intenção de ser um crítico simpático ao professor (de português, de interpretação bíblica, de perseverança, de coerência e de tantas outras matérias das quais nada sabemos ou nelas somos medíocres), protesto pelo  "mea culpa" que fez no artigo publicado na edição 390 d'O Consolador.
Ele está sendo perfeccionista ao se desculpar pelo emprego equivocado da letra Z no lugar da letra S, num vocábulo cunhado em artigo publicado anteriormente no jornal O Tempo, quando, por certo, ninguém se deteve a isso, pois que em nada mudou na essência e na existência do que escreveu.
Ele é como uma toalha alva que se precupa em se encardir com uma partícula microscópica de pó que a ela se apegue.
Ora, ora, meu querido mestre, muitos engenheiros e arquitetos já escreveram casa com Z e nem por isso elas caíram.
Fora isso, muitos dos seus leitores nem lembram mais o que é sintaxe. Como eu, que escrevo e falo "de ouvido", sem ter em mente regras gramaticais, foram forçados a recorrer ao "Dr.Google" para relembrarem o que significava tal palavra!
Mas bah, professor, sem que fosse sua intenção de fazer corar os menos versados na língua pátria, cobri minha cabeça com aquele chapeuzinho de burro com que antigamente, nos cursos primários, os professores "premiavam" os maus alunos e ainda os punham atrás da porta da sala da sala de aula, e tomei consciência da minha insignificância, quando me intrometo, ainda que timidamente, no território dos escritores.
Tomarei mais cuidado quando escrever meus bilhetes, a quem quer que seja.
Todavia valeu-me, pelo que, antes de atender ao seu pedido de desculpas, devo agradecer-lhe por fazer-me ir atrás da sintaxe. Foi um mal que me fez bem. Mas já que pede, desculpo-o sim, para todo o sempre.
Abraço,
Luís Pereira Leite

 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita