WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 388 - 9 de Novembro de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Orleide Félix de Matos (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 30 de outubro de 2014 às 12:10:20
Escrevo histórias infantis e 3 livros com histórias estão em 3 editoras para avaliação e possível publicação. As histórias não são psicografadas e são fruto da minha facilidade de colocar ideias no papel. Pergunto se não sendo psicografado, mesmo tratando de temas do Espiritismo, eu posso receber direitos autorais sem infringir os preceitos da doutrina. Algumas delas eu pretendo doar direitos autorais, mas não de todas.
Orleide

Resposta do Editor:

Os direitos autorais pertencem a quem escreve. Assim diz a lei. Não vemos, portanto, motivo para a dúvida contida na carta acima.

 

De: Christina Nunes (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 3 de novembro de 2014 às 17:46:21
Assunto: Edição 387 - Editorial
Mais do que oportuno o editorial desta semana sobre os indiscutíveis inconvenientes da legalização da maconha; e, ainda, o assunto é vasto o suficiente para que muito mais deva ser considerado. O debatido atualmente a respeito da legalização de drogas ilícitas representa apenas a ponta de um iceberg de riscos graves, com implicações que vão muito além do que se leva em consideração, com tanta leviandade, para o enfrentamento de um problema de saúde pública desta seriedade. Pretender que o Senado decida com base exclusiva em postulados legais é tão insensato quanto o que se busca atualmente, no sentido de se legalizar o aborto sem ouvir os demais segmentos da sociedade com pareceres importantes sobre a questão, e sem emprestar a devida atenção a todos os desdobramentos lastimáveis de uma decisão meramente pragmática sobre temas que envolvem, nada menos, do que a saúde e a qualidade da vida humana. Parabéns à edição pela lucidez com que abordou o assunto.
Christina

 

De: Ricardo Baesso de Oliveira (Juiz de Fora, MG)
Sábado, 1º de novembro de 2014 às 11:43:55
Assunto: Edição 387 - Editorial
Excelente o editorial “Legalização da maconha: uma tolice”. Sob o argumento de que os espíritas devem ser ativistas pela ampla liberdade de ação, alguns de nós temos apoiado medidas que facilitam o acesso a práticas infelizes. O número de fumantes no Brasil caiu de 31% para 16% nos últimos 25 anos em decorrência de leis que dificultam o exercício desse vício.
Ricardo Baesso

 

De: Eugênia Pickina (Indaiatuba, SP)
Domingo, 2 de novembro de 2014 às 11:38
Assunto: Edição 387 - Editorial e outros assuntos
Queridos amigos, agradeço o editorial desta semana, a entrevista de Renata Runho, divulgando o valor da arte, o bonito texto de Jane M. Vilela, pois comungo da opinião que ela emite no seu valioso artigo.
Muito bonito também o texto de Guaraci de Lima Silveira. Didático, eivado de esperança e informações úteis a todo aquele que teme a morte ou mesmo vive nostálgico em razão da partida, natural, de algum ente querido. Eu mesma sei que minha mãe, meu irmão, Rosinha, também a quem considero mãe, todos hoje no plano espiritual, estão felizes e a seguir seus roteiros evolutivos, pois a morte não mata a vida e aqui, sim, é o estágio e a passagem... Gratidão. Um abraço ao Sr. Guaraci.
Que esta preciosa Revista continue a expandir o bem, oferecendo recursos para o construir diário de uma vida pacífica e bonita, segundo o Evangelho de Jesus. Um abraço agradecido.
Eugênia

 

De: Lucia Cominatto (São Paulo, SP)
Domingo, 2 de novembro de 2014 às 20:47:04
Assunto: Especial 387 - O que será depois?
Gostei muito desse texto. Trouxe muitas elucidações a respeito da morte. Parabéns ao irmão Guaraci, que tive a felicidade de conhecer recentemente.
Lucia

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Segunda-feira, 3 de novembro de 2014 às 08:47:53
Assunto: Especial 387 - O que será depois?
Belíssimo texto, hoje li em voz alta para ver se compreendia as explicações. Após a morte o espírito vai habitar em que espaço? Como se dará o processo reencarnatório? O que nos é ensinado é que a vida inicia de óvulos masculinos com óvulos femininos; o autor deste texto poderia nos ajudar a compreender melhor sobre esse processo reencarnatório? Eu agradeceria em síntese tirar a minha inquietação.
Abraços fraternais.
Reinaldo

 

De: Orlando Olivieri (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 2 de novembro de 2014 às 21:27:37
Assunto: Edição 387 – Cartas
Caros amigos, estava lendo “O Consolador” quando me deparei com uma carta de leitora de Goiás em que se mencionavam, com relação aos portadores de deficiência mental, as palavras idiotas e cretinos. Fiquei chocado. Será certo chamá-los assim?
Orlando


Resposta do Editor:

Não foi a leitora nem a revista que usaram as palavras citadas, como o leitor pode verificar acessando a seção Questões Vernáculas desta mesma edição, em que o assunto está devidamente explicado. Eis o link:
http://goo.gl/cgI0Nh

 

De: Luciene da Silva Moraes (Rio de Janeiro, RJ)
Domingo, 2 de novembro de 2014 às 12:52:55
Solicito orações pelas seguintes pessoas (...)
Luciene

Resposta do Editor:

Como nossa revista não é vinculada a nenhum centro espírita, solicitamos à leitora que encaminhe sua solicitação a uma instituição espírita de sua cidade, onde se fazem regularmente vibrações por pessoas encarnadas e desencarnadas.

 

De: Cláudio Bueno da Silva (Osasco, SP)
Segunda-feira, 3 de novembro de 2014 às 10:06:42
Gostei bastante do texto "Piparote ao futurismo", publicado na seção Correio Mediúnico, edição 387. Eça de Queirós, brilhante, através do Chico Xavier de 1930. Vê-se a mesmíssima qualidade das crônicas contidas no livro "Do país da luz", psicografado pelo grande médium português Fernando de Lacerda, no início dos anos 1900, no qual Eça participa com ótimos textos e instrutivas considerações.
Cláudio

 

De: Reinaldo Giatti (Paracatu, MG)
Segunda-feira, 3 de novembro de 2014 às 20:21:10
Boa noite. Gostaria de saber onde encontrar estudo com perguntas e respostas sobre o livro Devassando o Invisível, de Yvonne Pereira.
Grato.
Reinaldo

Resposta do Editor:

Infelizmente, não temos conhecimento de estudo semelhante a respeito da obra citada.

 

De: Sheila Vasconcelos da Silva (Itapagipe, MG)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2014 às 20:50:12
Boa noite.
Tenho um blog de divulgação da doutrina espírita e gostaria de saber se tem como colocar o Evangelho com busca aleatória nesse blog. Caso seja possível aguardo instruções de como proceder. Desde já agradeço a atenção e a todo conteúdo do site, que acho maravilhoso! Seguimos pelo twitter.
Abraços fraternos.
Sheila

Resposta do Editor:

Não há problema quanto ao pedido. O blog citado pode criar um ícone que permitirá acessar diretamente o Evangelho com busca aleatória. Eis o link:
http://goo.gl/tpWxWq

 

De: Nelson Loretto (Gravatá, PE)
Terça-feira, 28 de outubro de 2014 às 08:57:18
Senhores:
Irmãos na Doutrina, não estou conseguindo abrir o texto referente ao estudo da obra de Manoel Philomeno de Miranda, constante da edição de O Consolador de 26 p.p.
Como fazer?
Agradeço a gentil resposta.
Muita paz!
Nelson

Resposta do Editor:

A direção da revista já entrou em contato com o leitor. Problemas dessa ordem estão sempre ligados à conexão com a internet utilizada pelo leitor, porque não existe, felizmente, nenhum problema de natureza técnica no site desta revista.

 

De: Elaine I. C. P. Hunzicker (Curitiba, PR)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2014 às 17:44:23
Boa tarde, espero mesmo que este os encontre 100%.
Imagino que recebem muitos e-mail's deste mesmo assunto, mas, gostaria que meu caso fosse estudado com carinho mesmo.
Estou precisando muito, muito mesmo do auxílio de vocês, já que me encontro numa fase, onde na "marra", tive que ceder à minha mediunidade e iniciar minha missão, estou frequentando e estudando em um centro espírita filiado à Federação Espírita do Paraná. Me instruíram a ler bastante sobre doutrinação, mediunidade, encaminhamento de espíritos, passes, e etc., e até romances, além, das obras de Allan Kardec(que estudamos com afinco), me indicaram ler sobre doutrinação de espíritos, mensagens, romances etc. e vários outros livros espíritas, ler muito... Não tenho condições algumas de comprar livros, e preciso demais lê-los para entender melhor o que se passa comigo, com os que me rodeiam, evitar certos procedimentos, fazer outros, enfim, mediunidade é coisa séria e é recomendado exercê-la com conhecimentos. Realmente, não tenho como adquiri-los, e em "sebos", não tenho tido sucesso de encontrá-los, pois creio que as pessoas que compram, lêem e nunca mais se desfazem deles, jamais repassando-os para "sebos". Sei que algumas vezes, ocorrem: Erros de impressões, falhas de páginas, capas invertidas, etc., alguns fatores que dificultam a venda da editora para as livrarias, e gostaria de saber, se nestes casos, vocês poderiam me doar estes livros. Se não poderão vendê-los, e já estão prontos, que não sejam jogados fora, mas, que eu pudesse estar recebendo-os, como uma doação, pois mesmo com falhas, etc., eu poderia compreendê-los e aprender um pouco mais desses assuntos, tão importantes e sérios. Se eu pudesse ser atendida, ficaria muitíssimo grata a todos vocês.
Estou participando de um grupo de estudos num centro espírita e sendo cogitada a doutrinação de espíritos em sessões mediúnicas, mas confesso, não me sinto apta ainda, e necessito de muita leitura e auxílio mesmo pois sei que virão diversos casos e situações a trabalhar e cada qual, exigirá um tipo de diálogo e convencimento, desde sofredores, desconhecedores de sua atual situação(desencarnação), como obsessores vingativos, e etc. A casa que eu frequento não tem sede própria, é ainda pequena e praticamente nova pois não tem muito tempo de funcionamento, paga aluguel de R$ 1.300,00, apenas com a união dos médiuns, já que obviamente nada cobra pelos atendimentos fraternos e passes ou cursos. Dia 23/11/2014 haverá um bingo beneficente para a arrecadação de alguma quantia para o auxílio nas despesas que não são poucas, e para a aquisição de alguns materiais necessários. É muito prazeroso ver como a assistência aumenta a cada semana, pois isso demonstra que o preconceito com a religião, aos poucos está diminuindo, porém, o espaço físico está ficando desproporcional kkkkk, temos que providenciar também ventiladores, suporte para água/garrafão, uma estante para futura biblioteca para empréstimo de livros à assistência a aos médiuns(o pessoal está se unindo na doação de livros usados) e cadeiras, e logo que encontrarmos, mudarmos para um local maior e de preferência, com preço reduzido no aluguel, até que um dia possamos adquirir uma sede. Com a ajuda de Deus, na pregação da Sua palavra e dos mentores espirituais, mesmo árdua a missão, sei que a casa vencerá . Preciso de ajuda! Precisamos de ajuda, a casa necessita de auxílio e se encontro quem se dispõem a auxiliar, darei e todos da casa espírita, daremos Graças a Deus por isso! Quem sabe, com o surgimento de alguns livros em estado não comercializáveis, a casa seja lembrada e aos pouquinhos montaremos uma biblioteca? Creio que a humildade em pedir não seja feio, e no máximo, será um Não como resposta. Se fosse possível a doação destes dois livros, nossa, eu e todos nós do Cerluz ficaríamos muito contentes, pois de um em um, de dois em dois...montaremos nossa biblioteca. Se puderem doar mais, ótimo, bingo e biblioteca, o que puderem fazer, de bom coração, recebemos com a maior humildade.
Gostaria de lhe dizer que o Centro chama-se Cerluz e fica em Campina Grande do Sul - Paraná, onde também resido, região metropolitana de Curitiba. No detalhe abaixo coloquei o endereço do meu emprego em Curitiba pois que creio que será necessário eu assinar o recebimento e não há ninguém em minha casa durante o dia, o que sempre nos causa transtorno diante dos Correios. Aos sábados os trabalhos iniciam as 15h com palestra ao público e passes, às segundas as 20h, cursos aos interessados em aprendizagem com estudo das obras de Allan Kardec, entre outras diversas, e as quartas as 20h, trabalhos mediúnicos de auxílio, encaminhamento e socorro espiritual, fechado ao público.
É muito bom e proveitoso aprender e trabalhar para o espiritual, pois a cada dia percebo que é dando que se recebe e que isso é uma corrente...um dia, certamente serei eu a solicitar auxílio numa sessão mediúnica, kkkkk, pois que ninguém está preparado de verdade para o desencarne, até mesmo o Chico Xavier naquela passagem do voo, na turbulência, fez um escândalo, kkkkk o que lhe rendeu uma bronca de Emmanuel. Coisa de vivos...
Tomara que alguns livros possam ser doados em tempo antes do bingo, seria mais uma prenda né? Se tiver 02 iguais, um vai para a biblioteca(futura) e outro, como prenda...olha eu me enchendo de idéias kkkkkk. O que ganharmos, é lucro, e sei que jamais a espiritualidade lhes permitirá que lhes falte nada... Isso, as ideias são muitas, é vontade de ver a casa crescer e sair da situação em que se encontra, antes que a necessidade e as dívidas nos forcem a fechá-la...a situação está muitíssimo difícil mesmo." Entramos em contato com a FEPR com a URE, PORÉM, CADA CASA DEVE CAMINHAR COM SUAS PRÓPRIAS PERNAS E ELABORAR EVENTOS PARA SUA MANUTENÇÃO", sabemos que tanto a FEPR, como a URE tem centenas de centros para administrar, e a assistência que dão é na documentação e burocrática, mas a nossa situação está realmente muito difícil...desde produtos de limpeza nos falta! Nossa casa não pode fechar! O que puderem nos doar, livros, revistas, nos será de grandiosa valia, por favor, nos auxiliem!
Não tenho palavras para lhe agradecer, a não ser lhes desejar o melhor sempre e que os anjos do Mestre Jesus sempre estejam lhe inspirando, lhe auxiliando em todas as suas decisões em suas vidas.
Que Deus lhes ilumine e lhe pague por tudo!
Se for possível, aguardo um retorno, não desejando ser abusada.
Meu endereço é (onde trabalho):
Travessa Jesuíno Marcondes, 64
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná,
CEP: 80.010-060
Muito grata desde já, e na torcida que meu pedido seja estudado e avaliado com carinho:
Uma excelente semana a todos.
Elaine

Resposta do Editor:

A leitora deveria encaminhar a carta acima à Federação Espírita do Paraná, que pode muito bem ajudá-la no tocante aos livros de que o centro espírita de que participa esteja necessitando. Esta revista não possui livraria nem editora de obras impressas. Nossa editora é virtual e, nesse sentido, tanto quanto a Biblioteca Virtual, está inteiramente à disposição da leitora, que pode extrair do site da revista e baixar as obras para cuja aquisição não dispõe de recursos.
Eis os links que remetem à editora e à biblioteca mantidas por esta revista:
Editora virtual – http://goo.gl/Vnf1rq

Biblioteca virtual - http://goo.gl/AQ12lb

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita