WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 386 - 26 de Outubro de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Antonio Alexandrino de Alencar (São Paulo, SP)
Sábado, 18 de outubro de 2014 às 23:03:30
Vocês já ouviram falar de Osvaldo Polidoro e a doutrina deixada por ele com o nome de Divinismo e sua Obra Divina, com o nome de Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas?
Antonio Alexandrino 

Resposta do Editor: 

Sim, conhecemos as ideias de Osvaldo Polidoro. E conhecemos também o que J. Herculano Pires sobre elas escreveu em seu livro A Pedra e o Joio. Segundo Herculano Pires, o Divinismo - ou Espiritismo Divinista - contradiz a essência racional do Cristianismo e do Espiritismo.

 

De: Eugênia Pickina (Indaiatuba, SP)
Sábado, 18 de outubro de 2014 às 15:31
Assunto: Edição 385 - Editorial
Amigos, boa tarde. Parabéns pelo editorial da edição 385, “Políticos, todo cuidado é pouco!” Muito, muito importante o aviso dado aos políticos a respeito da brevidade da passagem e da responsabilidade ética que envolve o mandato (eletivo). Como vocês bem explicam,  em última análise, tudo o que aqui fazemos diz respeito apenas a nós e a Deus, por isso todo "cuidado é pouco!" Afinal só estamos aqui para mais "um dia de colégio". Grata por sua explanação valiosa, sem esquecer  este (nosso) País tão violentado pela cobiça e corrupção sem fim.
Aproveito ainda para agradecer os preciosos artigos de Ricardo Forni e do casal del Prette, alargando o nosso aprendizado. Gratidão! E continuem com bom ânimo.
Abraços.
Eugênia

 

De: Lucia Cominatto (São Paulo, SP)
Sábado, 18 de outubro de 2014 às 20:34:44
Assunto: Edição 385 – Questões Vernáculas
Sempre acompanho sua coluna sobre Questões Vernáculas, com muito interesse. Hoje, porém, estranhei quando afirma que o superlativo absoluto de magro é macérrimo, e não magérrimo. Teria sido algum engano ou é o correto mesmo?
Lucia 

Resposta do Editor: 

Sim, não houve engano nenhum. O adjetivo magro apresenta os superlativos sintéticos magríssimo e macérrimo.

Apesar de muito comum, é considerado anormal o superlativo magérrimo. Quem o diz é Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, em nota aposta no dicionário que leva seu nome. De fato; segundo Eduardo Martins, em seu Manual de Redação e Estilo, magérrimo é forma condenada por todos os gramáticos.

 

De: Wilson Garcia (Recife, PE)
Quinta-feira, 16 de outubro de 2014 às 06:02
Caros amigos.
Estou retomando o projeto de publicação de imagens e documentos que, de alguma maneira, fazem parte da história do Espiritismo e do seu movimento tanto no Brasil como no Exterior.
Depois de passar mais de quatro décadas envolvido com as diversas áreas da doutrina, especialmente do início dos anos 1970 até 2005, quando encerrei meus compromissos em São Paulo, reuni um acervo considerável de documentos que desejo disponibilizar para os curiosos, pesquisadores e estudiosos do Espiritismo.
Aqueles que se derem ao trabalho de navegar pelo www.expwdienteonline.com.br vão encontrar alguns novos materiais, especialmente imagens, que estão livres para download. São, neste instante, três novas páginas: imagens de personalidades, imagens de Chico Xavier e imagens de Divaldo Pereira Franco. Em breve, disponibilizarei mais uma: imagens de instituições, algumas das quais também originais e inéditas.
Esse acervo, que será complementado mais adiante, resulta de minhas atuações em quatro periódicos da imprensa espírita: Jornal Correio Fraterno do ABC (hoje apenas Correio Fraterno), jornal O Semeador, da Federação Espírita do Estado de São Paulo, jornal Dirigente Espírita, da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, e jornal OpiniãoE., editado pela Editora EME, de Capivari.
É preciso esclarecer que, quando foi possível, detalhei na legenda das fotos a identidade dos indivíduos, mas em muitas ocasiões isso não foi possível. Assim, fica aberta a possibilidade de completo com a participação dos interessados em contribuir para melhor identificação das imagens.
Espero que apreciem e, desejando, façam comentários e apresentem dúvidas para que possamos esclarecer dentro dos nossos conhecimentos.
Eis o título do blog e seu endereço:

Expediente-on-line 
O blog do WGarcia
http://www.expedienteonline.com.br/

Wilson Garcia

 

De: Noé Ferreira Lopes (Natal, RN)
Segunda-feira, 20 de outubro de 2014 às 23:20:52
Gostaria de comprar as gravações das palestras de Divaldo, mais algum equipamento que seja preciso para divulgação em ambiente fechado, talvez um projetor; seria possível você me ajudar a encontrar esse material e dizer o valor?
Outro assunto:
Sabemos que as leis de Deus são imutáveis, como se explicar o caso da virgem Maria ter concebido sem conhecer a José, essa história do anjo Gabriel estaria no mesmo nível da de Adão e Eva no paraíso, da de Moisés com o cajado que virou cobra etc., da formação do mundo em 7 dias e outros mais...
Noé 

Resposta do Editor: 

No tocante à parte final da carta acima, lembramos que Allan Kardec examinou alguns desses assuntos nos capítulos XIII a XV de seu livro A Gênese. Nos textos bíblicos há, com frequência, mistura de fatos reais com alegorias. É preciso saber distingui-los.

Para adquirir livros e vídeos de palestras de Divaldo Franco, basta acessar o site da Mansão do Caminho, pelo qual é possível ao leitor efetuar a aquisição via internet. Eis o link: http://www.mansaodocaminho.com.br/

Quanto aos projetores multimídia, diversos sites possibilitam sua compra pela internet. Eis um deles: http://www.magazineluiza.com.br/projetor-multimidia-data-show/informatica-e-acessorios/s/ia/iapo/epson/

 

De: Ângela Cristina da Silva Pontes (Belém, PA)
Domingo, 19 de outubro de 2014 às 12:17:09
Assunto: Especial 384 - Implacável plano multidisciplinar de sabotagem ao Espiritismo - Parte 2 e final
Todos devem ler e refletir sobre estes artigos. Os dois foram lidos por mim no centro espírita em que estudo e trabalho.
Abraços e ao Rogério parabéns!
Ângela

 

De: Rose Mary Oliveira Rahmeier (Maringá, PR)
Terça-feira, 14 de outubro de 2014 às 00:56:51
Assunto: Especial - Edição 290 - Raul Teixeira, um homem no mundo
Que o Mestre ilumine e guie seu caminho. E que logo possa continuar seu trabalho na Seara Espírita. Nada acontece na vida por acaso, tudo tem uma razão de ser.
Outro assunto:
Peço oração pelo Rodolfo Telmo Bertolini Munhoz Reinert e Franciele de Oliveira Rahmeier, que residem na Rua Dr. Alexandre, 3821 - Residencial Cidade Nova (Residencial Alphaville II em Maringá, PR).
Rose

 

De: Airton Azevedo (Blumenau, SC)
Quarta-feira, 15 de outubro de 2014 à 00:13:43
Assunto: Artigo de Rogério Coelho.
Do livro “Ensina-me a falar de amor”, comentário de Luiz Sérgio: Hoje, basta um espírito escrever um livro e "lá vem paulada", como se fosse destruir o edifício da fraternidade, construído por Kardec e pelos filósofos do Espiritismo. Entre os discípulos dos fariseus havia exorcistas, aos quais os fariseus não atribuíam poderes de Satanás. Por que então atribuí-lo a Jesus, que com seu poder sobre o demônio demonstra sua autoridade de mestre e de arauto do reino de Deus, que veio instalar no planeta Terra? Hoje, detratores do Espiritismo, e também alguns doutores da doutrina, só aceitam os seus exorcistas, o que eles e os seus discípulos realizam. Os seus poderes não provêm de Satanás nem de espíritos inferiores. Por que então atribuí-los ao Espiritismo e médiuns desconhecidos? O estudo sério leva o homem a não praticar injustiça. Quantos acovardados, quando lhes perguntam qual a religião é a sua, respondem outra, com medo de se dizerem espíritas. Então muitos fogem dos compromissos nas casas espíritas por falta de oportunidade ou por pressão do dirigentes.
Airton

 

De: D. F. (Cabo Frio, RJ)
Sábado, 18 de outubro de 2014 às 12:59:13
Olá, meu nome é D., moro na região dos lagos e sou da casa espírita Trabalhadores de Jesus. Estou passando por uma separação, mas seguindo com a vida e agradecendo a Deus toda oportunidade. Queria saber se vocês trabalham ou conhecem lugares de retiros espirituais em janeiro 2015, pois estarei de ferias e não queria ficar tanto tempo ociosa; é melhor estar num lugar aprendendo mais. 
Agradeço a atenção e fiquem todos na santa paz!
D. 

Resposta do Editor: 

Infelizmente, não conhecemos locais como os citados pela leitora. Caso algum leitor possa ajudar, pedimos que nos informe, para repassarmos à leitora a informação solicitada.

 

De: Fernando Rosemberg Patrocínio (Uberaba, MG)
Sábado, 18 de outubro de 2014 às 16:45:53
Assunto: Edição 385 – Correio Mediúnico
Quem sou eu para intrometer-me, mas penso que, talvez, fosse de bom alvitre informar que textos como estes de sua seção "Correio Mediúnico", da Revista O Consolador n. 385, de 19/10/2014, "Pedro em Visita", de "Irmão X", vem a tratar-se, a meu ver, de uma parábola, ou de uma estória desenvolvida em pequeno conto, cujo conteúdo encerra uma verdade, um ensinamento; seus elementos, como se sabe, são eventos e fatos da vida cotidiana (material e espiritual), que, entretanto, ilustram uma verdade moral retratada pela parábola.
Diga-se que os gregos e os latinos se utilizaram muito de tal recurso - da parábola - e a Bíblia, sobretudo no Novo Testamento, temos seu mais perfeito exemplo com o Mestre Nazareno.
Como se sabe, o Espiritismo não é de tão difícil compreensão, tanto é que Kardec mesmo elaborara um livreto popular tornando mais ágil sua divulgação, intitulado: "O Espiritismo em Sua Expressão Mais Simples" (AK - 1861 - Feesp); mas ele também é, paradoxalmente, mui profundo e complexo, incorporando em seu tríplice e unificado aspecto de Ciência, de Filosofia e de Religião, o respeito ao conhecimento das Ciências ditas oficiais (O Espiritismo e a Ciência se completam mutuamente - AK), além de outras nuanças mui relevantes, como estas tratadas pelo "Irmão X", que, afinal, e, a meu ver, trata-se de parábolas do nosso tempo de modernidade espírita, onde a genial psicografia xavieriana tivera mui relevante papel.
Fernando Rosemberg Patrocínio

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita