WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 383 - 5 de Outubro de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Sandra Albuquerque (Recife, PE)
Quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 21:25:59
Boa noite, gostaria de uma orientação. Há mais ou menos um mês uma pessoa conhecida do meu Estado faleceu. Foi muito comovente pois o Estado inteiro sofreu com isso, mas eu senti como se fosse uma pessoa muito próxima a mim e choro sempre que me lembro dele. Não entendo pois não o conhecia pessoalmente, apenas através da mídia. No dia de sua morte sonhei com ele em um lugar bonito, um campo verde e ele estava de branco caminhando sempre em frente, como tivesse acabado de acordar e perdido sem saber onde estava. Eu o olhava como se fosse de uma janela e não pudesse ir até ele. Bem, sei que fico pensando muito nele e ainda me sinto profundamente triste gostaria de uma orientação. Me ajude.
Sandra 

Resposta do Editor: 

O sonho é, quase sempre, uma recordação ligeira de encontros que temos na hora em que nosso corpo dorme. A ligação mental entre a leitora e o Espírito a que ela se refere pode perfeitamente ter favorecido o encontro entre ambos, do qual lhe ficou breve lembrança, algo perfeitamente explicável na doutrina espírita.

Para entender melhor acerca do tema sonho sugerimos à leitora a leitura do texto intitulado “Sono e sonhos”, publicado na edição 119 desta revista, o qual pode ser acessado clicando-se neste link: http://www.oconsolador.com.br/ano3/119/esde.html

 

De: Roberta Zaghetto (Juiz de Fora, MG)
Quinta-feira, 25 de setembro de 2014 às 10:52:08
Que Jesus esteja com vocês!
Gostaria de pedir sua ajuda no entendimento de uma passagem do livro o Céu e o Inferno - LUÍS E A PESPONTADEIRA DE BOTINAS.
Através da leitura da passagem, compreendi que temos todos grande responsabilidade quando assumimos um compromisso de amor num relacionamento/casamento e concordo plenamente com isso. Mas, a noiva recebe a maior parcela da responsabilidade pelo suicídio de Luís e isso não me pareceu justo. Entendo que a leviandade com os sentimentos do outro é grave, mas no caso a decisão de tirar a própria vida não é exclusivamente de Luís?
Peço humildemente sua ajuda, pois acredito que algo me escapou à compreensão e não alcancei a mensagem em sua totalidade.
Muita Paz,
Roberta 

Resposta do Editor: 

Em situações como a descrita pode haver circunstâncias agravantes ou atenuantes, fato que geralmente escapa à nossa compreensão e pode estar ligado a outras ocorrências relacionadas com existências passadas, e não propriamente à última. Emmanuel em um texto intitulado “Lesões afetivas”, publicado na edição da semana passada desta revista, afirma que é caro o preço que pagamos pelas lesões afetivas que provocamos nos outros. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano8/382/emmanuel.html

Creio que as explicações dadas por Emmanuel ajudam-nos a compreender o que ocorreu com a pespontadeira de botinas, o que não exclui a responsabilidade do Luís, cuja sequência reencarnatória não é mencionada por Kardec.

 

De: Valter Roberto Calefi (Londrina, PR)
Terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 19:25:02
Assunto: Especial 381 - Fim da infância? Quando ser criança é um estorvo...
Boa noite. Fiquei preocupado com essa notícia sobre Ritalina. Há 3 anos, meu filho foi diagnosticado com hiperatividade e déficit de atenção. Ele começou tomando Ritalina 10 mg. Passou um tempo, o médico esteve num congresso nos Estados Unidos e nesse congresso falaram que o melhor remédio no momento seria o vanvens 50 mg. Foi receitado meia dose, que lhe dei durante 1 ano. Faz algum tempo meu filho começou a reclamar de dor de cabeça. Fiquei uma semana sem dar o remédio, mas na semana seguinte fui chamado à escola: meu filho não estava prestando atenção na sala de aula e seu rendimento havia caído muito. O que faço? Ele agora toma Ritalina 10 mg, mas eu sempre tive vontade de tirar esse remédio, mas o meu filho é muito ansioso.
Valter 

Resposta do Editor: 

Cremos que a resposta ao leitor podemos encontrar no próprio artigo escrito por Eugênia Pickina, que assim escreveu:

“No caso de um diagnóstico de TDHA, o que os pais deveriam fazer?
1) Buscar uma segunda opinião. E poderiam considerar, por exemplo, os argumentos de um pediatra homeopata.
2) Revisar/questionar o projeto pedagógico da escola frequentada pela criança.
3) Refletir o casal, ou o responsável pela criança, sobre os hábitos domésticos, a situação da criança em casa, a ausência de contato com natureza/brincadeiras, tempo dispensado diante da TV e/ou uso de tecnologias digitais... Buscar apoio, se for o caso, junto a um terapeuta familiar."

 

De: Rodolfo Fernandes de Oliveira (Campinas, SP)
Quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 07:59:12
Assunto: Especial 381 - Fim da infância? Quando ser criança é um estorvo...
Sim, a Ritalina está sendo usada abusivamente pelos PSIQUIATRAS INFANTIS e NEUROLOGISTAS. As escolas já sabem quem medica e elas orientam os pais para procurarem esses especialistas, porque são "bons": elas já sabem que a criança vai voltar com a prescrição e não "estorvar" a professora e a escola.
Rodolfo

 

De: K. D. (Santana do Paraíso, MG)
Terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 18:24:16
O que fazer quando a pessoa perde total interesse pela vida? Meus amigos, venho hoje pedir uma luz e um conforto espiritual, pois meus dias são sombrios como uma noite de tormento e dor. Não penso em suicídio; deixo isso bem claro mas não suporto mais viver. Perdi o total interesse na vida. Não tenho mais sonhos, esperança, vontade de vencer, de conquistar algo... passei a ter horror dos seres humanos, não consigo sequer olhar para o rosto das pessoas nem mesmo da minha mãe. São sintomas de depressão eu sei, mas eu já fiz tratamento com diversos médicos e não resolveu nada. Viver para mim é um tormento, e por mais que eu tente mudar essa situação eu não consigo. Não penso em suicídio mas peço a Deus que me envie a morte o mais rapidamente possível pois estou enlouquecendo. Eu converso sozinha desde a mais tenra idade. Isso não é normal. Não sei o que há de errado comigo. Penso que estou sendo vítima de espíritos malignos. Sofro demais porque o desgosto de tudo e de todos tomou conta de mim. Não sei mais o que fazer, me ajudem, por favor.
K. D. 

Resposta do Editor: 

Em casos como o descrito pela leitora, a primeira providência é buscar ajuda com os profissionais de saúde. Se puder associar a isso o apoio da religião, isso será ótimo. Caso queira o auxílio de uma instituição espírita, saiba a leitora que a prece, os passes, o atendimento fraterno lhe farão imenso bem, sobretudo se acompanhados da prática do bem. Se houver indícios de que ocorre no caso a influência negativa de Espíritos, eis a lição que os benfeitores espirituais nos transmitiram na questão 469 d´O Livro dos Espíritos, que é a principal obra da doutrina espírita:

469. Por que meio podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos?
“Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influência dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejem ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, que sopram a discórdia entre vós outros e que vos insuflam as paixões más. Desconfiai especialmente dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco. Essa a razão por que Jesus, na oração dominical, vos ensinou a dizer: Senhor! não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.”

 

De: Jaime Mendoza Palomino (Manizales - Caldas, Colômbia)
Quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 17:50:04
Segun el maestro Ramatis en su libro Mediumnismo, el perro es el animal mas próximo aponerse vertical, es cierto? Podria explicarmelo mas ampliamente?
Jaime 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada pelo leitor já foi examinada na edição 169 desta revista, na seção O Espiritismo responde, em que o tema é minuciosamente examinado. Eis o link: http://www.oconsolador.com.br/ano4/169/oespiritismoresponde.html

 

De: Cláudio Bueno da Silva (Osasco, SP)
Sábado, 27 de setembro de 2014 às 11:29:51
Assunto: Especial 382 - Kardec não antecipou Darwin
Sobre "Kardec não antecipou Darwin": claro que a ciência não precisa, necessariamente, dar a última palavra em tudo. Mas é evidente - e o breve estudo do Paulo Neto toca nesse ponto - a preocupação de Allan Kardec em dar respaldo científico a certas reflexões doutrinárias do Espiritismo. A posição do Paulo é muito correta na conclusão do seu artigo: a ciência, amadurecida pelo comportamento ético e moral, tem ainda muito que contribuir com o avanço das ideias espíritas no mundo. Apesar da força de argumentação da filosofia espírita, esta precisará da ciência avançada para resolver, junto à humanidade, certos princípios como a reencarnação, por exemplo, e outros.
Cláudio

 

De: Vinicius Luiz (Votuporanga, SP)
Sábado, 27 de setembro de 2014 às 17:09:54
Assunto: Especial 382 - Kardec não antecipou Darwin
Obrigado pelo esclarecimento. Mesmo assim não deixo de pensar que o Espiritismo foi pioneiro em aceitar tais ideias, ainda mais quando olhamos as outras escolas cristãs.
Darwin foi um cientista completo, merecidamente honrado pelo trabalho desenvolvido ao longo de tantos anos. Como cristão devotado, sofreu uma própria crise ao assimilar os novos fatos. Tanto que, segundo sabemos, levou vinte anos para tomar coragem de publicar sua obra, ou seja, concluída bem antes de O Livro dos Espíritos, de qualquer forma. Por outro lado, eu mesmo gostaria de saber como foi a relação entre Kardec e Alfred Russel Wallace, este sim, um nome pouco estudado por nós, e qual, se houve, foi o seu papel ou grau de influência para Kardec.
Também sugiro um pequeno texto de José Reis Chaves: blog -espiritismo.blogspot.com.es/2012/04/jose-reis-chaves-kardec-foi-o-primeiro.html?m=1

Grande abraço, muito obrigado a todos da revista e ao autor do artigo.

Vinicius Luiz

 

De: Ana Maria de Brito Lopes (Venâncio Aires, RS)
Segunda-feira, 29 de setembro de 2014 às 17:34:24
Assunto: Especial 382 - Kardec não antecipou Darwin
Amei o artigo. Sou bióloga e evolucionista, sempre defendi a tese que o homem é homem desde a 1ª célula, e vejo que a bíblia cristã também conserva a mesma ordem de evolução. T. Chardein também mostrou. Devemos colocar sempre este assunto em pauta e também a abertura de Kardec ao novo científico!
Abraços de comemoração!
Ana Maria

 

De: Higino P. (Rio Claro, SP)
Terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 11:01:42
Queridos(as) amigos(as) em Cristo Jesus:
Favor informar-me se o Centro em que trabalham recebe nomes de pessoas necessitadas e impossibilitadas de se locomover ou com problemas de enfermidades limitadoras, para vibrações, irradiações ou preces à distância e para qual endereço eletrônico devo enviar os nomes e os dados.
Grato e que Deus e Jesus te abençoe sempre.
Higino 

Resposta do Editor: 

Esta revista, como já explicamos várias vezes, não é vinculada a nenhuma instituição espírita e, portanto, não realiza o atendimento mencionado pelo leitor. Mas inúmeros centros espíritas prestam, sim, esse atendimento. Seria interessante que o leitor procurasse uma das instituições espíritas existentes em Rio Claro, nas quais receberá, com toda a certeza, a atenção que merece. No site da USE – que coordena o movimento espírita paulista – o leitor poderá obter os endereços dos centros espíritas de sua cidade. Eis o link: http://www.usesp.org.br/site/use/

 

De: Maria Rosa Cardoso (São Paulo, SP)
Quinta-feira, 25 de setembro de 2014 às 13:14:43
Prezados senhores. Gostaria de receber semanalmente esta revista por e-mail. Qual é o procedimento?
Obrigada,
Rosa 

Resposta do Editor: 

A leitora já está cadastrada e receberá semanalmente e-mail contendo os destaques de nossas edições, o que a ajudará sobremaneira na leitura da revista.

 

De: Manoel Goulart (Serra, ES)
Sábado, 27 de setembro de 2014 às 14:59:32
Estou muito preocupado com os rumos que toma o Espiritismo no Brasil, pois se tenta falar com a FEB não tem resposta. Caridade que prega, só prega, ação nada.
Manoel 

Resposta do Editor: 

O site da FEB é http://www.febnet.org.br/

Nele, além do endereço da instituição no Facebook, são informados inúmeros telefones para contato.

Eis alguns dos números divulgados pela entidade:

Assessoria de Comunicação Social: (61) 2101-6175

Presidência: (61) 2101-6150

Secretaria-Geral: (61) 2101-6177.

 

De: Denise Beatriz (Santos Dumont, MG)
Segunda-feira, 29 de setembro de 2014 às 21:51:04
Gostaria muito de receber psicografia de meu querido irmão Marcus Vinícius Fernandes, que desencarnou em 12 de abril de 2010. Como posso?
Denise 

Resposta do Editor: 

Esta revista, como já explicamos várias vezes, não é vinculada a nenhuma instituição espírita e, portanto, não realiza o atendimento mencionado pela leitora. Mas inúmeros centros espíritas prestam, sim, esse atendimento. Seria interessante que a leitora procurasse uma das instituições espíritas existentes em sua cidade, nas quais receberá, com toda a certeza, a atenção que merece. No site da União Espírita Mineira – que coordena o movimento espírita de Minas Gerais – a leitora poderá obter os endereços dos centros espíritas de sua cidade. Eis o link: http://www.uemmg.org.br/home

 

De: Ester Rodrigues (Rio de Janeiro, RJ)
Quinta-feira, 25 de setembro de 2014 às 08:54:08
Gostaria de saber por que, às vezes, ficam bolhas de água no copo d'água ofertado ao Anjo de Guarda de uma pessoa junto com uma vela de sete dias, feito por uma pessoa católica, embora eu saiba que não seja um procedimento de um espírita e se algo a ser feito.
Muito obrigada.
Saúde e paz.
Ester 

Resposta do Editor: 

Não temos conhecimento de fatos assim, que não têm, como a leitora reconhece, relação alguma com a prática do Espiritismo.

 

De: Diramar C. Junior (Valença, RJ)
Quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 00:35:39
Boa noite!
Necessitamos visitar um local que realize psicografia. Favor informar se a casa realiza esse trabalho.
Muito obrigado pela atenção.
Cordialmente.
Diramar 

Resposta do Editor:

Esta revista, como já explicamos várias vezes, não é vinculada a nenhuma instituição espírita e, portanto, não realiza o atendimento mencionado pelo leitor. Mas inúmeros centros espíritas prestam, sim, esse atendimento. Seria interessante que o leitor procurasse uma das instituições espíritas existentes em sua cidade, nas quais receberá, com toda a certeza, a atenção que merece. No site do CEERJ – que coordena o movimento espírita fluminense – o leitor poderá obter os endereços dos centros espíritas de sua cidade. Eis o link: http://www.ceerj.org.br/ceerj/

 

De: Katia Saraiva dos Santos (Manaus, AM)
Terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 21:12:29
Gostaria muito de receber essa revista; só não sei como me cadastrar.
Katia 

Resposta do Editor: 

A leitora já está cadastrada e receberá semanalmente e-mail contendo os destaques de nossas edições, o que a ajudará sobremaneira na leitura da revista.

 

De: Maria Célia de Brito Moraes (Piquete, SP)
Quarta-feira, 24 de setembro de 2014 às 06:07:25
Não estou conseguindo fazer minha inscrição para o Endemedi que será realizado em Piquete, nos dias 1º e 2 de novembro. Se puderem me ajudar agradeço. Obrigada.
Maria Célia 

Resposta do Editor: 

Não dispomos de informações específicas relativas ao Endemedi-2014, sobre o qual a leitora poderá informar-se acessando o blog que a comissão organizadora mantém na internet. Eis o link: http://endemedi.blogspot.com.br/2014/08/lindomar-coutinho-5.html

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 18:55:28
Como faço parte de um grupo de estudos espíritas, gostaria de receber informações com referência ao "Chamado Povo do Oriente", pois escuto serem seres com grande evolução espiritual.
No aguardo, desde já agradeço.
Léo 

Resposta do Editor: 

O assunto foge aos estudos relacionados com a doutrina espírita e, portanto, não temos condições de atender à solicitação do leitor.

 

De: Fernando M. (Santa Rita de Sapucaí, MG)
Terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 13:39:46
Boa tarde.
Achei vocês hoje, por indicação de um amigo. Tenho várias dúvidas a respeito da Umbanda. Preciso saber sobre a lei de Salva e a lei de compensação, vocês podem me ajudar?
Atenciosamente,
Fernando

Resposta do Editor:

Infelizmente, não podemos ajudar, porque esta revista trata apenas da doutrina espírita conforme as obras de Allan Kardec e das que lhes são subsidiárias. Dúvidas a respeito da Umbanda podem ser dirimidas em sites diversos, como o intitulado Genuína Umbanda - http://www.genuinaumbanda.com.br/

 

De: Edinolia Peixinho (Salvador, BA)
Terça-feira, 23 de setembro de 2014 às 09:25
Nos 123 anos de nascimento de Leopoldo Machado, nossa homenagem e admiração pela sua capacidade de superação, pelo empenho na divulgação da doutrina em vários rincões do Brasil, pelo estímulo à criação de várias mocidades espíritas em nosso país, por sensibilizar os espíritas, convidando-os a se unirem e a participarem do movimento espírita, principalmente nas visitas da Caravana da Fraternidade, divulgando o Pacto Áureo e a criação do Conselho Federativo Nacional. Pelo seu estímulo à educação e seu amor pelo Brasil... nosso reconhecimento.
Edinolia Peixinho,
da Federação Espírita do Estado da Bahia 

Nota do Editor: 

Com a carta acima veio um texto em homenagem a Leopoldo Machado contendo aquele que teria sido o último artigo escrito pelo saudoso confrade, intitulado “Por Misericórdia e de Acréscimo...”, uma preciosidade que agradecemos à dirigente espírita baiana.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita