WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

O Espiritismo responde
Ano 8 - N° 380 - 14 de Setembro de 2014
ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO
aoofilho@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
BLOG
ESPIRITISMO SÉCULO XXI
 


 
A leitora Aparecida Marques, em carta publicada nesta mesma edição, pergunta-nos qual foi o primeiro homem a se encarnar na Terra, ou seja, o primeiro a dar início à Humanidade terrena. Tem ele a ver com algum personagem bíblico?

O povoamento da Terra e o advento de Adão foram examinados por Allan Kardec nas questões 50 a 53 d´O Livro dos Espíritos, que adiante reproduzimos: 

50. A espécie humana começou por um único homem? “Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.”

51. Poderemos saber em que época viveu Adão? “Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo.”

Nota de Kardec: O homem, cuja tradição se conservou sob o nome de Adão, foi dos que sobreviveram, em certa região, a alguns dos grandes cataclismos que revolveram em diversas épocas a superfície do globo, e se constituiu tronco de uma das raças que atualmente o povoam. As leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, comprovados muito tempo antes do Cristo, se tenham realizado em alguns séculos, como houvera sucedido se o homem não existisse na Terra senão a partir da época indicada para a existência de Adão. Muitos, com mais razão, consideram Adão um mito ou uma alegoria que personifica as primeiras idades do mundo.

52. Donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra? “Do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto ao moral.”

53. O homem surgiu em muitos pontos do globo? “Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram.”

a) Estas diferenças constituem espécies distintas? “Certamente que não; todos são da mesma família. Porventura as múltiplas variedades de um mesmo fruto são motivo para que elas deixem de formar uma só espécie?” 

Vimos recentemente, nesta mesma seção, as informações que Emmanuel inseriu no cap. II de sua obra A Caminho da Luz, psicografada por Francisco Cândido Xavier em 1938, relativamente aos primeiros antepassados dos homens, cuja presença em nosso orbe foi registrada no chamado período terciário, uma unidade de tempo utilizada para demarcar um período específico de desenvolvimento da Terra e da vida nela contida. Embora considerado hoje um conceito defasado, o terciário consiste no espaço de tempo que vai de 65 milhões até 2,6 milhões de anos atrás. É difícil, portanto, como se vê, determinar em que momento exato o ser humano iniciou na Terra sua romagem evolutiva.

Adão não foi, pois, o primeiro nem o único a povoar a Terra. As próprias condições em que ele surgiu e o talento revelado por seus filhos indicam que eles chegaram à Terra numa época em que o planeta já estava povoado.

O grupo de pessoas simbolizado na figura de Adão – a chamada raça adâmica – foi, com certeza, o mais inteligente que até então se encarnara na Terra, procedente de outros planetas.

O livro de Gênesis no-lo mostra, desde seus primórdios, industrioso, apto às artes e às ciências, o que mostra que tal grupo de Espíritos não passou na Terra pela infância espiritual, diferentemente do que ocorreu com os povos mais antigos e primitivos.

A raça adâmica passou a habitar a Terra mais ou menos na época mencionada na Bíblia, e essa ideia tem fundamento também nos registros históricos.

Com efeito, Caim e Abel tinham habilidades desconhecidas dos homens primitivos, como o uso da terra para plantio e o pastoreio. Caim conhecia também a arte da construção de casas e cidades, uma conquista do período neolítico, porque antes desse período os homens da Terra viviam em cavernas.

Registra a história que foi no período neolítico – entre os anos 5.000 a.C. e 2.500 a.C. – que surgiu na Terra o pastoreio, seguido do cultivo da terra, e o homem passou de caçador a pastor e a habitar em casas.

Ora, se conforme o livro de Gênesis Caim cultivava o solo e seu irmão Abel era pastor, a data indicada pela Bíblia e pelos Espíritos a respeito da época em que viveu Adão é perfeitamente compatível com a tradição e a ciência.

Como o povoamento da Terra se iniciou em épocas bem mais recuadas, torna-se mais que evidente que não descendemos dos pais de Abel e Caim, mas de outros ancestrais que viveram muitos séculos antes da chegada aqui da raça adâmica.

Respondendo, pois, às perguntas da leitora, podemos dizer que não é possível saber quem foi a primeira pessoa a encarnar-se na Terra e afirmar, com toda a certeza, que essa pessoa nenhuma relação tem com os chamados personagens bíblicos.
 


 


 
Para esclarecer suas dúvidas, preencha e envie o formulário abaixo.
Sua pergunta será respondida em uma de nossas futuras edições.
 
 

Nome:

E-mail:

Cidade e Estado:

Pergunta:



 

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita