WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 379 - 7 de Setembro de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Candido Silveira Leite (São Paulo, SP)
Terça-feira, 2 de setembro de 2014 às 12:16:03
Gostaria de obter informação quanto ao destino do corpo de Jesus. Sempre me preocupei com esta resposta que, acredito, "O Consolador" possa esclarecer-me.
Candido 

Resposta do Editor: 

No cap. XV, itens 64 e 65, do livro A Gênese, Allan Kardec examinou o tema desaparecimento do corpo de Jesus. Uma frase que ele escreveu parece-nos que resolve a dúvida do leitor: “Após o suplício de Jesus, seu corpo se conservou inerte e sem vida; foi sepultado como o são de ordinário os corpos e todos o puderam ver e tocar”. Quando Jesus reapareceu e foi visto por Maria e depois pelos apóstolos, ele se valeu do seu corpo espiritual, ou perispírito, algumas vezes tangível, outras vezes simplesmente visível.

Para os que admitem que o corpo físico de Jesus realmente desapareceu, sem deixar vestígios, várias teorias foram propostas ao longo dos tempos, algumas claramente absurdas. A hipótese mais lógica, que teria sido formulada por alguns historiadores, foi a de que o Sinédrio furtou o corpo de Jesus para evitar que a sepultura do Mestre se tornasse um local de peregrinação entre os cristãos.

Outra teoria admitida por alguns autores é de que teria havido uma desmaterialização do corpo físico, acelerada por decisão da espiritualidade superior, a fim de que não houvesse um culto desnecessário ao corpo de Jesus. Um indício dessa desmaterialização seria o chamado Santo Sudário, veste que envolvia o corpo de Jesus depois de sua morte. Essa última ideia é defendida por Edgard Armond no livro O Redentor.

 

De: M. F. (Macaé, RJ)
Segunda-feira, 1º de setembro de 2014 às 18:13:21
Preciso de uma orientação. Gostaria de ser psicóloga espírita. Existe faculdade assim no estado do RJ? O que posso fazer? Primeiro fazer uma faculdade psicologia tradicional (5 anos) para só depois me especializar? Tenho faculdade de contabilidade mas não me sinto realizada, pelo menos posso fazer pós graduação ou mestrado no decorrer da faculdade de psicologia? Por favor, estou meio perdida e quero muito uma orientação! Pode me ajudar?
Desde já, fico imensamente grata pela colaboração.
Abraços.
M. F. 

Resposta do Editor: 

Não existe, pelo que sabemos, nenhum curso de psicologia espírita. O normal seria cursar a faculdade de psicologia que é oferecida pelas Universidades do país e depois buscar uma especialização numa área em que haja afinidade entre a psicologia e a doutrina espírita, algo que certamente, no decorrer do curso universitário e dos seus estudos espíritas, lhe surgirá naturalmente.

 

De: Flávio Vasconcellos (Conselheiro Lafaiete, MG)
Segunda-feira, 1º de setembro de 2014 às 13:51:30
Pedimos por gentileza enviar esta interessante revista para o meu e-mail se for possível. É de grande utilidade para a divulgação e aprendizado desta doutrina maravilhosa. Obrigado, fiquem na paz do Senhor.
Flávio Vasconcellos

 

De: Isaias Fernandes da Silva (Joinville, SC)
Quinta-feira, 28 de agosto de 2014 às 08:44:32
Bom dia. Existe alguma obra espírita que revele reencarnações do Dr. Bezerra de Menezes, além daqueles narradas por Emmanuel, em Ave Cristo - Quinto Varro (Irmão Corvino) e a seguir como Quinto Celso. Já ouvi em palestra espírita que Dr. Bezerra de Menezes teria sido também o 13º Apóstolo Matias, que por sua vez é Zaqueu, o publicano.
Grato pela atenção que nos possa ser dispensada.
Isaias 

Resposta do Editor: 

Segundo informações correntes no meio espírita, Dr. Bezerra Menezes teria sido Ápio Corvino, pregador de Lião, que foi contemporâneo de Átalo de Pérgamo, admirável herói entre os mártires gauleses. Corvino, então com mais de setenta anos, é citado nos capítulos II e III do romance Ave, Cristo, de Emmanuel.

Quinto Varro e Quinto Celso nenhuma ligação têm com Dr. Bezerra. O que ocorreu é que Ápio Corvino foi assassinado e Quinto Varro usou o nome dele para seguir à frente e fugir daqueles que pretendiam matá-lo.

Ignoramos outras informações a respeito de existências anteriores do Médico dos Pobres, o mais importante dos espíritas brasileiros.

 

De: Ivomar Costa (Pelotas, RS)
Sábado, 30 de agosto de 2014 às 22:13:39
Assunto: Especial 378 - Envelhecer e morrer - Parte 2 e final
Excelente contribuição!
Ivomar

 

De: T. M. (São Paulo, SP)
Segunda-feira, 1º de setembro de 2014 às 11:20:40
Assunto: Especial 378 - Envelhecer e morrer - Parte 2 e final
Meu marido faleceu há dois meses com uma doença chamada pancreatite, que é considerada uma doença leve sem maiores consequências. Foi internado e com dois dias foi parar na UTI. Teve várias complicações, falência de órgãos e morreu 20 dias após a internação. Um dia antes de falecer, apesar de sedado e intubado, melhorou muito a ponto de os médicos me dizerem que estavam espantados com a melhora. No dia seguinte piorou e desencarnou, penso que em virtude de negligência médica, mas de qualquer maneira ele se foi muito jovem, com 51 anos sem explicação. Nunca teve nenhum indício dessa doença; ele bebia mas não era alcoólatra. Tento me conformar que era a hora, mas, se foi negligência, penso que foi assassinado e isto me deixa sem saber o que pensar. Minha filha já sonhou com ele várias vezes que estava cozinhando. Meu genro também já sonhou com ele. Ele estava bem, mas tenho receio que ele não esteja compreendendo a situação dele. O que vocês me dizem?
T. M. 

Resposta do Editor: 

Por razões óbvias, ocultamos o nome da leitora, a quem dizemos que é muito cedo para deduzir a situação em que seu marido se encontra. Em casos assim, o comportamento da família deve ser no sentido de ajudá-lo com orações e pensamentos otimistas. Muitos Espíritos podem permanecer por algum tempo no próprio lar em que viveram quando encarnados e, por isso, a vigilância dos pensamentos e da conduta por parte dos familiares é fundamental. Quanto ao fato de ter ele desencarnado muito cedo, já dissemos neste espaço que, excetuados os casos de suicídio direto e indireto, a duração de uma existência está ligada geralmente à programação reencarnatória da pessoa. Fatores inúmeros explicam esse fato, que não deve, pois, ser motivo de preocupação de ninguém. Confiar em Deus, cultivar a oração e, se possível, dar início à prática conhecida como Evangelho no Lar, eis providências que muito ajudarão o familiar que retornou à pátria espiritual. Revolta e desespero, não. Que a família tire tal ideia da mente, eis o que sinceramente desejamos.

 

De: Ana Lúcia Diógenes da Silva (São Bento do Una, PE)
Quarta-feira, 27 de agosto de 2014 às 11:20:15
Parabéns pelo site.
Gostaria de saber se é possível fazer downloads no leitor digital LEV.
Grata,
Ana Lúcia 

Resposta do Editor: 

O LEV é o novo leitor digital de e-books que acaba de chegar ao mercado. Não sabemos, por isso, se é possível o que a leitora nos pergunta.

 

De: Bianca da Silva Ferreira (Goiânia, GO)
Quarta-feira, 27 de agosto de 2014 às 15:21:06
Olá amigos, sou do CEGAL em Goiânia gostaria de saber a possibilidade de divulgação do Seminário Viver em Família: A família em tempos de transição, que vai ocorrer dia 27 de setembro, com o expositor Adeilson Salles.
Obrigada pela atenção,
Bianca Ferreira  

Resposta do Editor: 

Sim. Divulgaremos com prazer o evento. Basta enviar-nos as informações pertinentes, o que pode ser feito encaminhando sua mensagem para Direção de Redação – aoofilho@gmail.com

 

De: Sergio Henrique Ribas de Oliveira (Joinville, SC)
Sábado, 30 de agosto de 2014 às 22:59:27
Irmãos, venho através desta fazer uma pergunta sobre um dito planeta chamado por alguns de Hercolubus, Planeta x ou Niribu, que segundo alguns espíritas e outros esotéricos estaria encarregado de limpar o planeta Terra dos maus habitantes, que seriam chupados para esse planeta horrível.
Desde já muito obrigado.
Sergio 

Resposta do Editor: 

Desconhecemos o assunto citado pelo leitor, o qual, por sinal, não tem respaldo em nenhuma obra espírita séria.

 

De: Antonio Alexandrino de Alencar (São Paulo, SP)
Sexta-feira, 29 de agosto de 2014 às 22:59:43
Gostaria de mandar um livro de presente - o Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas.
Antonio 

Resposta do Editor: 

O leitor pode enviar o livro para Direção de Redação – rua João XXIII, 742 – Jardim Bom Bosco, Londrina (PR) – CEP 86060-370.

 

De: Geovani da Silva (Barroso, MG)
Quarta-feira, 27 de agosto de 2014 às 10:03:22
Gostaria que vocês me respondessem, se possível, quando se iniciou o mundo primitivo na Terra, e seu término. Quando se iniciou o mundo de provas e expiações na Terra? Quais as características do mundo de regeneração?
Desde já agradeço a atenção.
Geovani 

Resposta do Editor: 

As perguntas apresentadas pelo leitor foram examinadas nesta mesma edição na seção O Espiritismo responde. Eis o link que permite ao leitor acessar a matéria:  http://www.oconsolador.com.br/ano8/379/oespiritismoresponde.html

 

De: Centro Espírita Jesus de Nazaré (Barra Velha, SC)
Domingo, 31 de agosto de 2014 às 10:33:11
Bom dia amigos fraternos,
Existe possibilidade de incluir um link para a home page do nosso centro?
Eis o link: www.cejn.org.br
Agradecemos
Dorival Strelow

 

De: Rosaura de Oliveira Fernandes (Belo Horizonte, MG)
Domingo, 31 de agosto de 2014 às 19:39:37
Boa noite.
Lendo a revista O Consolador, li sobre aulas de esperanto via net, gratuito. Como faço para começar o curso? onde entrar? Ainda adolescente fui convidada, pela União Espírita Mineira, a participar do curso, mas não podia comprar os livros devido ao alto custo e parei na primeira aula. Será que consigo realizar este sonho agora?
Aguardo resposta.
Outro assunto:
Nunca tinha ouvido falar na obra "A Vida de Jesus ditada por Ele mesmo", apesar dos mais de 40 anos de Espiritismo. Agora sei como lidar com este livro caso venha a encontrar alguém ou algo a seu respeito. Obrigada pelo esclarecimento.
Rosaura 

Resposta do Editor: 

Leonardo Cassanho Forster, editor da seção Esperanto em destaque, manterá contato direto com a leitora, que poderá, enfim, realizar seu sonho.

 

De: Danilo Sergio Mascarenhas (Recife, PE)
Segunda-feira, 1º de setembro de 2014 às 10:47:31
Paz e harmonia a todos. Caros irmãos, gostaria de saber se vocês já fizeram alguma análise sobre os livros psicografados de Sandra Carneiro, pelo Espírito Lúcius. Já li três livros dessa autora; foram eles: Jornada dos Anjos, Exilados por amor e atualmente estou lendo Renascer da esperança. Confesso que não vi nada antidoutrinário, achei muito coerente o Jornada dos Anjos e com relação ao livro Exilados por Amor, estranhei um pouco quando o livro traz informações sobre a vida no planeta Capela já como mundo de regeneração, sobre a estrutura daquela sociedade, a organização e forma de vida, pois é exatamente igual ao que temos hoje na Terra, com algumas diferenças na área tecnológica. Gostaria de saber se essas obras já foram objeto de análise pelos trabalhadores desse site.
Antecipadamente agradeço.
Danilo 

Resposta do Editor: 

Ainda não publicamos nesta revista análises das obras citadas e ignoramos se algum outro site as analisou. A propósito, há dois bons endereços na internet a respeito de análise de obras espíritas. Eis os links:
Orientação Espírita -
http://www.orientacaoespirita.org/critica.htm

Analisando o Livro Espírita -
http://analisando-livro-espirita.blogspot.com/

 

De: Ademir Rocha (Brasília, DF)
Segunda-feira, 1º de setembro de 2014 às 12:01:26
Assunto: Fale conosco – EVOC
Gostaria de comprar o livro encadernado.
Como devo proceder?
Ademir 

Resposta do Editor:

Os livros editados pela EVOC não têm versão impressa. São feitos exclusivamente para circulação na internet e podem ser baixados, copiados ou impressos, gratuitamente, a critério do leitor.

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita