WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Livros - Lançamentos

Ano 8 - N° 378 - 31 de Agosto de 2014

JOSÉ CARLOS MUNHOZ PINTO
josecarlos@oconsolador.com.br
Londrina, Paraná (Brasil)
 
 
Esta página é meramente informativa. Nem todos os livros aqui divulgados seguem, com rigor,
os princípios e ensinamentos da Doutrina Espírita.
As descrições, comentários ou críticas de cada livro foram obtidas nos sites das editoras responsáveis e, por isso, não refletem nossa opinião a respeito deles.
Esta revista não os referencia nem os desaconselha e deixa que o leitor atento os avalie com imparcialidade e espírito crítico.

Alcoolismo, "Cura" através da conscientização
De Damião Borges Marins
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

De autoria de Damião Borges Marins, de Tupã (SP), a obra que ora publicamos é a primeira de uma série sobre alcoolismo, do mesmo autor, da qual fazem parte o livro “Meu marido é um alcoólatra” e “As histórias que eles contam”, que serão, igualmente, oportunamente publicadas pela EVOCEditora Virtual O Consolador.
Na presente obra, seu autor traz-nos informações sobre o tema alcoolismo, as técnicas utilizadas em terapias de grupo, orientações sobre a formação e condução de um grupo de terapia, além dos esclarecimentos espíritas aplicáveis ao tratamento dessa que é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma doença
de caráter progressivo, incurável e quase sempre fatal.
O livro apresenta também depoimentos de alcoólatras em recuperação que, por meio da conscientização, conseguiram abandonar o vício.   

Compõem a obra os capítulos abaixo:

·         Conceito de alcoolismo.

·         O álcool e as doenças com as quais ele contribui.

·         Alcoolismo “cura” através da conscientização.

·         Alguns dados históricos e estatísticos para nossa reflexão.

·         Pesquisa da ABRAB – Associação Brasileira de Bebidas.

·         Funcionamento dos Grupos de Apoio nas Casas Espíritas.

·         Depoimentos.

·         Conclusão.

A capa do livro foi gentilmente concebida e elaborada pelo artista plástico Giovani de Toledo Viecili, de Londrina (PR), a quem publicamente agradecemos.

 


Uma estrela em forma de flor
De Arthur Bernardes de Oliveira
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Este novo lançamento da EVOC – Editora Virtual O Consolador, de autoria de Arthur Bernardes de Oliveira, membro do Conselho Editorial da revista “O Consolador”, radicado na cidade de Guarani (MG), é uma linda história de amor e, ao mesmo tempo, um livro de memórias em que o autor relembra seus primeiros passos no campo da divulgação espírita e narra em detalhes como conheceu a jovem Elizabeth, com quem se casou em julho de 1957.
Escrita quando ele morava na cidade de Santa Rita de Caldas (MG), a obra foi concluída há exatamente 50 anos, em 28 de julho de 1964, dia em que o autor comemorava 33 anos de idade.
No livro, inédito até esta data, o autor traça o perfil de seus pais – Astolfo Olegário de Oliveira e Anita Borela de Oliveira – e de seus irmãos, e menciona alguns fatos importantes do movimento espírita de sua cidade natal, a pequena Porto de Santo Antônio, hoje Astolfo Dutra (MG).
Só a leitura do capítulo XIII – Retrato de santa –, em que fala sobre a vida e a obra de sua mãe, vale pelo livro todo. Nesse capítulo, o autor lembra também um dos momentos mais comoventes desta obra, que foi a desencarnação de Anita Borela.
Na abertura do livro, explicando por que o escreveu, o autor fez este importante registro: “Estou fazendo hoje trinta e três anos de nascimento e sete anos de casado. É a primeira vez que passo essas datas sozinho. Minha mulher e meus filhos estão em Guarani, onde, há quarenta dias, matam a saudade dos pais, parentes e amigos. Não puderam voltar antes, apesar de quererem e eu cá fiquei só. Enquanto espero, resolvi prestar uma homenagem a quem me tem feito tão feliz. Daí estas páginas. São todas para ela. Páginas íntimas até.”
A capa do livro foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro, que aproveitou, para compô-la, uma foto do casamento de Arthur e Elizabeth, a “estrela em forma de flor” que Deus lhe deu para esposa.

 


Viagem a outro mundo
De Eurípedes Kühl
Editora -
EVOC - Editora Virtual O Consolador 

Este novo lançamento da EVOC – Editora Virtual O Consolador, de autoria do consagrado escritor e médium Eurípedes Kühl, é uma obra de ficção que toca, entre outros assuntos, os temas da espiritualidade e da existência de vida em outros mundos, que constitui, como sabemos, um dos princípios fundamentais do Espiritismo.
Estudos espíritas sobre as Leis Divinas, em particular a Lei do Progresso, proclamam a progressão dos mundos e a regeneração da Humanidade terrena.
Allan Kardec, nos itens 13 a 19 do capítulo III de seu livro O Evangelho segundo o Espiritismo, registrou a respeito do tema informações relevantes assinadas pelo Espírito de Santo Agostinho, que, depois de afirmar que a Terra não é mais um mundo primitivo, fala sobre os mundos regeneradores e seu papel no processo evolutivo: “Os mundos regeneradores servem de transição entre os mundos de expiação e os mundos felizes. A alma penitente encontra neles a calma e o repouso e acaba por depurar-se. Sem dúvida, em tais mundos o homem ainda se acha sujeito às leis que regem a matéria; a Humanidade experimenta as vossas sensações e desejos, mas liberta das paixões desordenadas de que sois escravos, isenta do orgulho que impõe silêncio ao coração, da inveja que a tortura, do ódio que a sufoca. Em todas as frontes, vê-se escrita a palavra amor; perfeita equidade preside às relações sociais, todos reconhecem Deus e tentam caminhar para Ele, cumprindo-lhe as leis. Nesses mundos, todavia, ainda não existe a felicidade perfeita, mas a aurora da felicidade”.
(O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, item 17.)
Mais adiante, referindo-se especificamente ao nosso orbe, Santo Agostinho acrescentou: “O progresso é lei da Natureza. A essa lei todos os seres da Criação, animados e inanimados, foram submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo se engrandeça e prospere. Segundo essa lei, este mundo esteve material e moralmente num estado inferior ao em que hoje se acha e se alçará sob esse duplo aspecto a um grau mais elevado. Ele há chegado a um dos seus períodos de transformação, em que, de orbe expiatório, mudar-se-á em planeta de regeneração, onde os homens serão ditosos, porque nele imperará a lei de Deus.” (Obra citada, cap. III, item 19.)
Na mesma obra, no capítulo XX, item 5, lê-se, de autoria do Espírito de Verdade: “Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recuarem diante de suas tarefas é que Ele vai confi­ar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração”.
Refletindo nisso e em outras inúmeras informações similares trazidas pelos Espíritos protetores, que dizem que “os tempos são chegados”, foi que o autor decidiu escrever a presente obra, relatando, de forma romanceada e poética, como deve ser o dia a dia de uma humanidade regenerada — muito mais feliz do que a terrena.
Com arrimo em licença literária e poética, elaborou o texto parcialmente ficcional que ora é ofertado ao leitor, com sustentação no único manancial terreno (obras de Allan Kardec e de outros autores espíritas) em que é possível encontrar elementos a respeito. Sua principal intenção, além de nos dar o prazer da leitura, é o desejo de que, de alguma forma, a mensagem contida neste livro proporcione aos leitores reflexões e ações para sua felicidade futura.
A capa do livro foi gentilmente concebida e elaborada pela artista plástica Cláudia Rezende Barbeiro.

 


A Literatura e a Magia da Arte de Conta Histórias
De Gladis Pedersen de Oliveira
Editora -
OLSEN

A audição de uma boa história, bem contada ou lida, oferece estímulos visuais, emocionais, morais e espirituais que instigam a imaginação, criatividade, capacidade de discernimento e crítica, ajudando o ouvinte a ser protagonista de sua própria vida e preparando-o para o saudável exercício de sua cidadania. O contador de histórias reencontra a criança perdida dentro de si e se plenifica como ser humano. Neste trabalho, encontra-se roteiro claro para aprimorar seu desempenho nessa arte milenar.


O Cardeal
De Walace Fernando Neves/ Espírito: Frei Andréas
Editora - LACHÂTRE

O poder, essa aspiração tão frequentemente vista no ser humano, é quase sempre causa de infelicidade para os que a sofrem e os que a exercem. A inquisição espanhola foi um dos mais terríveis movimentos da história humana. Nesta narrativa o espírito, que se denomina simplesmente o Cardeal, narra sua participação nesse triste episódio.


Espiritismo, o que Você Realmente Precisa Saber
De Gerson Simões Monteiro
Editora -
EIJ

Quem sou? De onde venho? Por que existo? Para onde vou? Em linguagem simples, apresenta os princípios fundamentais do espiritismo, os quais segundo Allan Kardec na obra A Gênese são: a existência de Deus, imortalidade da alma, evolução do espírito por meio da reencarnação e a comunicação com os espíritos desencarnados. Além desses, focaliza outros complementares, tais como: mundos habitados, lei de ação e reação, influência dos espíritos na nossa vida, expiação e provas, resgates coletivos, o que é a morte, obsessão, entre outros, elucidando o que trata a doutrina espírita sobre o suicídio, aborto, pena de morte, eutanásia, anjo de guarda, necessidade do perdão, felicidade, valor da oração, doação de órgãos, cremação, alma dos animais e outros temas.


Em Busca do Verdadeiro Amor
De Sônia Tozzi/ Espírito: Irmão Ivo
Editora - LÚMEN

Vitória, ainda jovem, conhece Fausto, um belo rapaz muito apaixonado por ela. Após muitas tentativas por parte dele, ela dá uma chance e começa a namorá-lo. Contudo, aos poucos, Vitória vai mostrando sua verdadeira índole: dominadora, chantagista e arrogante. Fausto, para colocar o amor de Vitória à prova, finge ter perdido o emprego para ver até onde iria o sentimento da namorada, e teve o que queria: ela humilha-o e diz que não poderia continuar com ele. Com o passar do tempo, Fausto vai se envolvendo com Inês, irmã de Vitória. Nasce um sincero amor entre eles, o que só faz crescer a raiva de Vitória. Na espiritualidade, Tomás e Hortência acompanham as ações de Vitória e ficam em dúvida se ela realmente terá condições de cumprir suas promessas antes de reencarnar: aprender a amar sem possessividade e resgatar seus débitos com Inês e Fausto. História repleta de exemplos sobre a lei de ação e reação, bem como a justiça da reencarnação, mostrando que o verdadeiro amor é o que liberta o semelhante.


Obras de Fé
De Francisco Cândido Xavier/ Espírito: Diversos
Organizador: João Marcos Weguelin

Editora -
VINHA DE LUZ

Seleção com textos de Espíritos diversos, psicografados por Chico Xavier extraídos de 14 livros da editora Vinha de Luz. Mensagens de bênçãos, uma obra de fé que testifica a grandeza do compromisso com a doutrina dos Espíritos e o evangelho do Cristo, respondendo ao chamado da tarefa abençoada com o livro espírita e a preservação e difusão da vida e obra de Chico Xavier, no Brasil e no mundo.


Me dê Uma Razão Para Te Amar
De Jairo Avellar / Espírito: Elizabeth D'Ésperance
Editora -
ITAPUÃ

Amor, palavra que liberta. Neste livro vemos a amizade reunindo almas, silenciando dores, secando lágrimas. Conheça a história de quatro amigos, que veem suas vidas mudarem após um grave acidente, no qual Leandra desencarna. Descortina para o Império Persa com Serxes I, neto de Ciro II, 'o grande', no poder. Apresenta dona Prenda e Porfeia, duas sacerdotisas, mãe e filha, cujos atos culminam hoje em Stefani e Leandra. E assim, se percebe que todos são peças de um grande tabuleiro se aproximando para o chamamento de um milenar quebra-cabeça. Para então, no hoje, desconstruir uma época de muitas dores, de grandes traições, época em que muitos ficaram presos aos desejos de vingança. É tempo de desconstrução, é tempo de recomeços, é tempo de amar.


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita