WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Brasil
Ano 8 - N° 376 - 17 de Agosto de 2014
JÚLIO ZACARCHENCO
juliokachenco@gmail.com
Sumaré, SP (Brasil)
 


Na cidade de Amparo, uma nova edição do Movimento Você e a Paz

 O maestro João Carlos Martins foi uma das presenças
marcantes no evento

 
A 2ª edição do Movimento Você e a Paz da cidade de Amparo (SP), realizada no último dia 3 de agosto, iniciou-se bem cedo na bela praça Pádua Salles. Céu azul, dia ensolarado, temperatura agradável. O clima perfeito para a caminhada pela paz programada para o período da manhã. Não demorou para a praça ficar toda tomada pelas pessoas de todas as idades, vestidas com a camiseta branca com o símbolo do movimento. Pessoas de Amparo e visitantes de outras cidades e mesmo de outros Estados prestigiavam o evento. As atividades foram oficialmente abertas por Divaldo Pereira Franco, o idealizador e fundador do movimento, que hoje já é realizado em mais de 200 cidades brasileiras e 15 países nos diferentes continentes.

Divaldo Franco recordou-nos que a calamidade da guerra está presente na Humanidade desde remotos tempos e que os conflitos armados, como os que atualmente acompanhamos, têm-se intensificado porque as pessoas não se têm pacificado interiormente, ressaltando que a cura para as guerras e a violência do mundo está  na  transformação moral  da

criatura humana para melhor.  

A Sra. Ana Beira, representando a Química Ypê de Amparo, organizadora e patrocinadora do evento, saudou o público presente.  

As ruas da cidade ficaram repletas  

Em seguida, uma equipe de profissionais de Educação Física realizou um animado e divertido aquecimento com o público, para finalmente a caminhada pela paz ter o seu início. 

As ruas da bonita cidade de Amparo foram repletadas por pessoas de todas as idades, que carregavam balões brancos, embelezando ainda mais a caminhada. Durante toda a manhã, foram distribuídas frutas e água a todos; diversos serviços profissionais foram disponibilizados à população, como corte de cabelo,

orientação jurídica e de saúde e outros. Várias associações civis e sociais estavam presentes, como o Lions, o Rotary, Grupo de Escoteiros etc.

Houve apresentações artísticas e de capoeira. Os trabalhos prosse-guiram durante a tarde e a noite, quando a Orquestra Bachiana, conduzida pelo Maestro João Carlos Martins, fez belíssima apresentação à população, com a participação especial do jovem tenor Jean William, levando o público às lágri-

mas e ao êxtase. Sucessos do repertório erudito e popular foram belissimamen-te executados pelos músicos. 

O bispo diocesano participou do evento 

O maestro João Carlos Martins falou brevemente do seu trabalho de divulgar a música erudita no Brasil, inclusive através da formação de centenas de orquestras em todos os Estados brasileiros; uma magnífica iniciativa em prol da cultura e da paz em nosso país. Ele também fez uma homenagem ao grande maestro da cidade de Amparo, Georges Henry, que, com os seus 95 anos de idade, estava presente no evento para merecidamente ser um dos homenageados com o prêmio Você e a Paz, em razão de seu trabalho de democratização da música erudita no Brasil. Após o concerto, um coral também apresentou algumas peças musicais, enquanto o palco era preparado para a sequência das atividades.

Várias autoridades políticas, representantes de organizações sociais e outras personalidades de destaque uniram-se ao povo que lotava o espaço público para ouvirem a mensagem pacificadora que logo mais seria transmitida.

Para falar a respeito da Paz, apresentaram-se, nesta ordem, o Bispo diocesano da cidade, Dom Pedro Carlos Cipolini, o Pastor José Lima, Ministro da Assembleia de Deus, de Amparo, e, concluindo as reflexões da noite, Divaldo Pereira Franco. 

Várias pessoas da cidade foram homenageadas  

O médium e orador Divaldo narrou a comovente história de uma jovem armena cuja família fora assassinada pelos turcos otomanos, sendo ela  escravizada e sexualmente abusada por um dos líderes do exército turco.

Divaldo descreveu a saga dessa jovem, desde o tenebroso massacre de sua família, os dias de horror sofridos no cativeiro, sua fuga, a reconstrução de sua vida, já na Turquia, despertando para o ideal de servir e ajudar o próximo, até o reencontro com o seu algoz, no exercício de sua profissão, para ofertar ao criminoso o seu perdão radical.

O Movimento Você e a Paz homenageou vários cidadãos da cidade de Amparo cujas vidas têm sido dedicadas à construção de uma sociedade mais justa, feliz e pacífica.

Encerrando a cerimônia, a cantora Priscila Beira apresentou a canção-tema do Movimento, “Paz pela Paz”, de autoria do compositor Nando Cordel, enquanto uma chuva de pétalas de rosas caía sobre todo o público. A mensagem final da noite foi a de que a paz no mundo é possível de ser conquistada, necessitando-se para isso que cada um de nós dê um sentindo psicológico profundo à existência, elegendo o Amor, conforme nos foi proposto por Jesus, como base de nossa conduta, em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Amor. Perdão. Paz!


Texto: Júlio Zacarchenco. Fotos: Jorge Moehlecke.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita