WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 8 - N° 370 - 6 de Julho de 2014

JANE MARTINS VILELA
jane.m.v.imortal@gmail.com
Cambé, PR (Brasil)   

 
 
 

Sempre com Jesus
 

Vale a pena rememorar um trecho da orientação de Jesus para os primeiros mártires cristãos, que está no livro “Há Dois Mil Anos”, psicografado por Chico Xavier, autoria de Emmanuel. Jesus visita os cristãos na paisagem espiritual amorosa onde se encontravam após seu sacrifício. O trecho é belíssimo e longo. Todo o espírita deveria lê-lo, pois, embora psicografado em 1939, continua muito atual. Parece estarmos vendo os acontecimentos previstos ali se sucedendo.

Selecionamos uma pequena parte do texto, que merece ser lido por inteiro e convidamos o leitor a procurá-lo no referido livro, no item VI da segunda parte, sob o título “Alvoradas do Reino do Senhor”.

Diz o trecho que selecionamos:

“Sim! Amados meus, porque o dia chegará no qual todas as mentiras humanas hão de ser confundidas pelas claridades das revelações do céu. Um sopro poderoso de verdade e vida varrerá toda a Terra, que pagará, então, à evolução dos seus institutos, os mais pesados tributos de sofrimentos e de sangue... Exausto de receber os fluidos venenosos da ignomínia e da iniquidade de seus habitantes, o próprio planeta protestará contra a impenitência dos homens, rasgando as entranhas em dolorosos cataclismos... As impiedades terrestres formarão pesadas nuvens de dor, que rebentarão, no instante oportuno, em tempestades de lágrimas na face escura da Terra e, então, das claridades da minha misericórdia, contemplarei meu rebanho desditoso e direi como os meus emissários: Ó Jerusalém, Jerusalém!...

Mas nosso Pai, que é a sagrada expressão de todo amor e sabedoria, não quer se perca uma só de suas criaturas transviadas nas tenebrosas sendas da impiedade!...

... Quando as instituições terrestres reajustarem a sua vida na fraternidade e no bem, na paz e na justiça, depois da seleção natural dos espíritos e dentro das convulsões renovadoras da vida planetária, organizaremos para o mundo um novo ciclo evolutivo, consolidando, com as divinas verdades do Consolador, os progressos definitivos do homem espiritual.”

A situação descrita nesse discurso de Jesus parece estar acontecendo hoje. A ambição humana está provocando danos climáticos intensos, alterações visíveis para a maioria das pessoas. A época atual é o retrato dessas palavras de Jesus. Felizmente suas palavras são de esperanças aos homens. Ele conduz a Terra desde o princípio. Esse Mestre amado mostra para os cristãos sacrificados seu plano de amor, o trabalho que deveriam empreender no tempo, para que um dia seus ensinos florescessem. Os cristãos do início estão com Ele. Somos os cristãos atuais. Estaremos com Ele?

Imperioso nos voltarmos para esse Mestre amado. Tenhamo-lo conosco, pois Ele nos convida a estar com Ele. Os cristãos primitivos o amavam, e, para estar com Ele, não titubeavam, ofereciam-se em holocausto. Qual é o nosso holocausto de hoje? Servir a Deus, deixar de lado a horrível chaga do egoísmo, responsável pela atual condição difícil da Terra, que realmente se revolta em suas entranhas, contra as agressões dos homens.

Tenhamos Jesus conosco. Necessário trazer a emoção ao nível da razão. O amor e o intelecto devem caminhar juntos, e há muito o intelecto cresce, deixando para trás o sentimento. Isso está provocando desequilíbrios na emoção e quadros psiquiátricos dolorosos campeiam no mundo. Amor e sabedoria precisam caminhar juntos. A ascensão do amor faz-se inadiável para o Espírito encarnado na Terra. O afeto necessita ser vivenciado. Estamos observando uma geração intelectualizada e carente de amor. É preciso estimular o homem para a religião, desde o berço. Observamos que as crianças que seguem uma religião desde pequenas são adolescentes tranquilos, tornam-se pessoas de bem.

Jesus é o caminho, para a verdade, a vida e a paz desejada. Seu evangelho é o farol luminoso que nos deve guiar e sua leitura deve ser uma constante em nossas vidas. Estejamos com Jesus, e ao nosso anseio Ele nos responderá: “Eis-me aqui, porque me chamastes!”.

Não vacilemos. As claridades do evangelho se derramam por toda parte, alcançando os mais profundos abismos do mundo.

Neste momento, despertados pelo conhecimento espírita, busquemos entesourar no coração as palavras de vida eterna do Divino Semeador, Jesus, que continua conosco. Uma alvorada de paz um dia se fará em todos os rincões. Jesus está conosco e, a despeito das tempestades que hora assolam o mundo, em dias difíceis, um amanhecer de paz um dia virá ao nosso encontro. Cristãos da atualidade estejamos com o Cristo, pois Ele nos aguarda há muito tempo.



 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita