WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

Crônicas e Artigos

Ano 8 - N° 363 - 18 de Maio de 2014

FERNANDO ROSEMBERG PATROCÍNIO
f.rosemberg.p@gmail.com
Uberaba, MG (Brasil)

 
 
 

Cristianismo redivivo


Pode-se dizer que os princípios fundamentais do Espiritismo se enquadram nos seguintes tópicos: 

Item 1 - Existência de Deus;

Item 2 - Imortalidade do Espírito;

Item 3 - Palingenesia;

Item 4 - Evolução Espiritual;

Item 5 - Comunicabilidade Mediúnica;

Item 6 - Pluralidade dos Mundos Habitados;

Item 7 - Leis Morais. 

Tais princípios, entretanto, não passam de uma ampliação e desenvolvimento dos ensinos do mais importante Sábio e Mestre de todos os tempos da humanidade: Jesus, e sua Filosofia Cósmica sintetizada no que se convencionou chamar de Evangelho. Ora, tudo quanto nós, os espiritistas ou cristãos redivivos, divulgamos, já fora ministrado por Jesus tempos atrás. Senão vejamos: 

Item 1 - Existência de Deus: 

“Deus é Espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em Espírito e Verdade” (João, Cap. 4, v. 24). 

Item 2 - Imortalidade do Espírito: 

“Vá dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai, que é o Pai de todos vocês; do meu Deus, que é o Deus de todos vocês”. (João, Cap. 20, v. 17) 

Item 3 - Palingenesia: 

“É verdade que Elias há de vir e restabelecer todas as coisas – mas eu vos digo que Elias já veio (na reencarnação de João Batista) e não o conheceram, e o trataram como lhes aprouve. É assim que farão sofrer o filho do homem”... “Então, seus discípulos compreenderam que fora de João Batista que ele lhes falara.” (Marcos, Cap. 9, vv. 11 a 13 e Mateus, Cap. 17, vv. 10 a 13.) 

“Em verdade, em verdade, lhes digo: ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo.” (João: Cap. 3, vv. 1 a 12) 

Item 4 - Evolução Espiritual: 

“Ainda tenho muitas coisas para dizer, mas que não seriam capazes de compreender por agora”. (João, Cap. 16, v. 12). 

Obs.: Se o Mestre assim procedera terá sido por reconhecer o atraso psíquico dos seus pares humanos para uma compreensão mais ampla de Sua Doutrina; que precisariam, noutros termos, de uma maior maturação de sua inteligência e do senso moral, objetivando lógica essencialmente axiológica, consorciando Ciência e Fé, Cérebro e Coração. 

“Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei ao Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: o Espírito de Verdade...” “O Consolador, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito.” (João, Cap. 14, vv. 15 a 17 e 26.)

Obs.: Se Jesus promete o Consolador (hoje personificado pelo Espiritismo) que ensinará todas as coisas, está claro que Ele não ensinou tudo e que seria preciso o trabalho do tempo maturando nossos Espíritos - como já citado - na dúplice conquista da inteligência e da moralidade. 

Item 5 - Comunicabilidade Mediúnica: 

“Oito dias após dizer tais palavras, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiram a montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muita branca e brilhante. Nisso dois homens estiveram a conversar com Jesus: eram Moisés e Elias (Espíritos materializados graças às faculdades mediúnicas do grupo)”. (Lucas, Cap. 9, vv. 28 a 30)  

Item 6 - Pluralidade dos Mundos Habitados: 

“Há muitas moradas na casa do Pai”. (João, Cap.14, v. 2). 

Obs.: As “muitas moradas” são os infinitos mundos materiais e espirituais; a “casa do Pai” é o Universo físico e astronômico, como também metafísico e ultra-astronômico.  

Item 7 - Leis Morais: 

Ora, o que é preciso dizer que já não saibamos das Leis Morais ministradas por Jesus? A mais importante delas, sabemos, é o “AMAI-VOS”, que nem sempre observamos na prática cotidiana.  

Todavia, uma das mais belas interpretações das Leis Morais está encerrada em “O Evangelho segundo o Espiritismo” (Allan Kardec – 1864 – Feb), onde o Codificador alude sabiamente aos ditames do Cristo: 

“Toda a Moral de Jesus se resume na Caridade e na Humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, Ele aponta essas duas virtudes como sendo as que conduzem à eterna felicidade; bem-aventurados, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai ao vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai a vós mesmos, antes de julgardes os outros. Humildade e Caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, Ele próprio, o exemplo. Orgulho e Egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a Caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como a condição absoluta da felicidade futura”. (Opus Cit.) 

Tal página do Cristianismo Redivivo talvez esteja de bom tamanho para os que se esquecem do Amor em ação; da Caridade prática e da Humildade em nossos corações como molas impulsionadoras do progresso espiritual, nos conduzindo à felicidade que tanto almejamos.


Visite o blog: http://fernandorpatrocinio.blogspot.com.br/


 

 


Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita