WEB

BUSCA NO SITE

Edição Atual Edições Anteriores Adicione aos Favoritos Defina como página inicial

Indique para um amigo


O Evangelho com
busca aleatória

Capa desta edição
Biblioteca Virtual
 
Biografias
 
Filmes
Livros Espíritas em Português Libros Espíritas en Español  Spiritist Books in English    
Mensagens na voz
de Chico Xavier
Programação da
TV Espírita on-line
Rádio Espírita
On-line
Jornal
O Imortal
Estudos
Espíritas
Vocabulário
Espírita
Efemérides
do Espiritismo
Esperanto
sem mestre
Divaldo Franco
Site oficial
Raul Teixeira
Site oficial
Conselho
Espírita
Internacional
Federação
Espírita
Brasileira
Federação
Espírita
do Paraná
Associação de
Magistrados
Espíritas
Associação
Médico-Espírita
do Brasil
Associação de
Psicólogos
Espíritas
Cruzada dos
Militares
Espíritas
Outros
Links de sites
Espíritas
Esclareça
suas dúvidas
Quem somos
Fale Conosco

 
Cartas

Ano 8 - N° 363 - 18 de Maio de 2014

Recebemos nos últimos dias as seguintes mensagens de nossos leitores:

 
 

 
 

De: Daniele K. (Santana do Paraíso (Santana do Paraíso, MG)
Sexta-feira, 9 de maio de 2014 às 19:38:09
Olá amigos! Gostaria de saber se existe algum livro espírita que fale sobre algum padre que desencarnou e como foi a sua adaptação no mundo espiritual uma vez que o catolicismo não aceita o conceito da reencarnação.
Obrigada!
Daniele
 

Resposta do Editor: 

Dois importantes livros espíritas foram escritos por autores desencarnados que foram padres na anterior existência: Memórias do Padre Germano, publicado por Amalia Domingo Soler, e Memórias de Padre Vítor, psicografado por Ana Paula Cazetta.

Além disso, há inúmeras referências a padres desencarnados que se comunicaram em sessões espíritas. Kardec menciona na Revista Espírita pelo menos seis casos, a saber:  

  • padre François Paris (Revista Espírita de 1859, pág. 348).
  • padre Dégenettes (Revista Espírita de 1865, págs. 228 a 230).
  • padre D... (Revista Espírita de 1865, págs. 287 a 291).
  • padre Laverdet (Revista Espírita de 1866, págs. 136 a 139).
  • o padre da paróquia de Caen (Revista Espírita de 1868, págs. 140 e 141).
  • padre Bizet (Revista Espírita de 1868, págs. 169 a 172).

Este último, que fora cura em Sétif, comunicou-se na Sociedade Espírita de Paris, em 14 de maio de 1868. Em sua mensagem, o padre disse haver encontrado no mundo espiritual muitos amigos cujo acolhimento simpático o ajudou a reconhecer-se em seu novo estado. No final da comunicação, Bizet confessa que os princípios da doutrina espírita lhe pareciam agora mais justos, porque, depois de haver conhecido a sua teoria, via no mundo espiritual a sua mais larga aplicação prática.

 

De: Simoni Goidanich (Montevidéu, Uruguai)
Terça-feira, 13 de maio de 2014 às 18:11
Se encuentra disponible, en Youtube, un nuevo video, realizado con ocasión de los 150 años de la publicación de "El Evangelio según el Espiritismo", de Allan Kardec.
El Evangelio según el Espiritismo: reflexiones - http://youtu.be/OWNcSiAi6pQ
Fraternalmente,
Simoni

 

De: Célia Regina Ribeiro (Campinas, SP)
Segunda-feira, 12 de maio de 2014 às 13:54:36
Meu pai desencarnou em agosto de 2009. Recentemente neta e filhos sonharam com ele triste ou chorando. O que se pode deduzir disso? Agradeço imensamente se puder nos esclarecer.
Célia
 

Resposta do Editor: 

Os encontros com nossos entes queridos no momento do sono são mais comuns do que se pensa. O fato de alguém ser visto triste ou chorando pode ter mais de uma explicação. O sentimento de saudade, por exemplo, pode levar uma pessoa, ainda que esteja muito feliz, a um estado que é, às vezes, interpretado como tristeza. O importante em casos assim é procurar lembrá-los sempre com alegria, com vibração positiva, orando pela felicidade deles, porque, como o Espiritismo nos ensina, a prece é sempre valiosa e benéfica, esteja a pessoa encarnada ou desencarnada.

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 11 de maio de 2014 às 22:32:35
Dear, há palestrante que não traz uma ideia própria, que repete como papagaio o que a gente já está cansada de ouvir. Exemplo: a história do pecado de Madalena, sem nenhum respeito para com o passado das pessoas. Há outros que ficam contando a história da Bíblia, já tão decoradas... Não vejo um palestrante com ideias novas; outros falam das estacas do Espiritismo e não tocam sequer nas atualizações psíquicas; a gente fica até com sono, porque não há uma palestra que ensina, mas palestras repetidíssimas...
Outro assunto:
Infelizmente eu não gosto dos livros eletrônicos; adoro pegar, sentir o autor em minhas mãos, folhear as páginas... Talvez aceite isso quando voltar na próxima reencarnação, porque estarei desde a tenra idade na era da eletrônica; por enquanto, nesta existência, não leio os livros eletrônicos, que me parecem sem vida, sem alma.
Sei que é uma evolução benéfica, mas preciso me acostumar com a ideia. Leva tempo a gente a abandonar costumes arcaicos... é preciso renascer de novo, para atualizar o acompanhamento das mudanças.
Respeitosamente,
Marilene
 

Resposta do Editor:

Sobre a necessidade de ser melhorado o nível das palestras, a leitora tem inteira razão. Trata-se de uma carência que está a merecer a atenção das Casas Espíritas e dos órgãos que coordenam o movimento espírita.

Quanto aos livros eletrônicos, a dificuldade apontada pela leitora é mencionada por um grande número de leitores. De fato, ler uma obra mirando o vídeo de um computador ou de um televisor é realmente uma tarefa pouco confortável.

A leitora tem, no entanto, a opção de imprimir os livros, obtendo assim uma cópia que resolverá o problema. No caso dos livros editados pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, fizemos recentemente uma experiência, com resultados auspiciosos. O custo da impressão de 12 livros, com capa colorida, feita por um estabelecimento que atua no campo da xerografia, ficou abaixo de R$ 70,00 – um custo inferior a R$ 6,00 por livro.

Se o leitor fizer essa impressão em sua própria impressora, o custo será ainda menor, mostrando que existem soluções acessíveis e baratas para o problema apontado.

 

De: Gilda Pinto Silva (Niterói, RJ)
Domingo, 11 de maio de 2014 às 11:29:52
Prezados confrades. Acompanho a edição on-line desta maravilhosa revista que tanto nos tem esclarecido. Porém, gostaria de ler a sua visão a respeito da q. 540 do L.E. quando o Espírito de Verdade afirma "É assim que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo". Esta frase pra mim é uma das mais belas do L.E. e, talvez, tenha sido ela a que o iluminado Léon Denis tenha se baseado para sua frase igualmente imortal "A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem". Tenho me dedicado ao estudo da doutrina e sempre foi esta frase que coloco como ideia base para entender a evolução anímica. Portanto, gostaria de ler suas reflexões sobre esta frase do L.E.
Cordialmente,
Gilda Pinto

Resposta do Editor:

Como foi dito na seção O Espiritismo responde da edição 362 - http://www.oconsolador.com.br/ano8/362/oespiritismoresponde.html - a frase de Léon Denis é diferente do que diz a leitora. Denis assim escreveu: "Na planta, a inteligência dormita; no animal, sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente; a partir daí, o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da Natureza, só se pode realizar pelo acordo da vontade humana com as leis Eternas" (O Problema do Ser, do Destino e da Dor, FEB, 1989, p. 123).

Léon Denis reporta-se, com tais palavras, à chamada evolução anímica, confirmando o entendimento espírita de que o princípio inteligente só chega à condição de Espírito depois de passar pelos reinos inferiores da Criação, em que ele se elabora e se individualiza. Ele, contudo, não inclui o reino mineral nesse processo.

Ao redigir o texto mencionado, apoiamo-nos naquilo em que existe consenso entre os autores espíritas que trataram do assunto, consenso esse que não se verifica no tocante à participação do reino mineral no processo evolutivo do princípio espiritual.

Essa divergência de entendimento pode ser aquilatada lendo os textos seguintes, ambos publicados nesta revista:

A alma dorme no mineral? (Paulo Neto):
http://www.oconsolador.com.br/ano5/233/especial.html

A evolução do Espírito no reino mineral (Alessandro Viana Vieira de Paula):
http://www.oconsolador.com.br/ano5/236/alessandro_vieira.html

 

De: Alcione Vilamil Paes Guimarães (Rio de Janeiro, RJ)
Segunda-feira, 12 de maio de 2014 às 20:57:26
Solicito informação sobre a casa espírita em Niterói que receberá o médium Orlando Noronha Carneiro, para psicografia no dia 17 de maio de 2014.
Agradeço,
Alcione
 

Resposta do Editor: 

Não temos a informação solicitada pela leitora.

 

De: Reinaldo Cantanhêde Lima (Rosário, MA)
Segunda-feira, 12 de maio de 2014 às 15:09:56
Assunto: Especial 362 - Jesus Cristo, mito ou realidade?
Bom dia, prezado Senhor André Luiz Alves JR. Estou agradecido pela oportunidade de ter proferido leitura dos seus escritos, que contêm um excelente conteúdo sobre a vida de Jesus Cristo, que já reproduzi em meu blog www.reinaldocantanhede.blogspot.com.
Abraços fraternos.
Reinaldo

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 11 de maio de 2014 às 18:27:03
Assunto: Especial 362 - Jesus Cristo, mito ou realidade?
Dear, só JESUS é a Realidade das Realidades! Ele nunca adotou um título nem nomenclaturas sequer, pois todos são de invenções ou cajados psíquicos nos quais nos apoiamos por causas diversas e visando nossos complexos de superioridade e inferioridade.
Uma vez uma americana nativa de uma das tribos indígenas, não me lembro o nome da tribo nem do estado, disse-me que o filho dela voltou da escola perguntando quem era Jesus? Foi surpresa grande para meus ouvidos, e ela contou-me que respondeu para o filho que não sabia quem Jesus fora. Então fiquei paralisada porque queria mais informação sob seus sentimentos, para poder expressar minha opinião, a fim de que ela pudesse aceitar ou melhor algo que a fizesse compreender, porém notei que quaisquer argumentos poderiam causar-lhe mais negatividades psíquicas e, por isso, resolvi calar-me e deixar que a vida pudesse com o tempo aproximá-la desta verdade, que é a presença marcante de Jesus em nosso Planeta.
Jesus continua sendo o Ser, figura inesquecível nosso meio, mais disputado até hoje. Ninguém até hoje marcou tanto, influenciou tanto, amou tanto, viveu intensamente os 33 anos de que dispôs... Isto prova a importância de Sua missão messiânica, ou melhor, missão em Vida!
Respeitosamente,
Marilene

 

De: Newton Batista Carneiro (Osasco, SP)
Domingo, 11 de maio de 2014 às 17:26:03
Assunto: Especial 362 - Jesus Cristo, mito ou realidade?
Parabéns por esta matéria sobre Jesus! Infeliz daquele ser que não tem fé, pois ele é um ser morto. A fé ajuda a ter mais amor e, nas horas difíceis, ajuda a ter forças para encontrar a saída.
Newton

 

De: Ana Claudia Silva (Guarulhos, SP)
Quarta-feira, 7 de maio de 2014 às 15:28:37
Gostaria de saber como ler ou adquirir esses livros; fiquei curiosa.
Ana Claudia
 

Resposta do Editor: 

Se a leitora se refere aos livros virtuais publicados pela EVOC – Editora Virtual O Consolador, esclarecemos que eles são oferecidos gratuitamente ao leitor. Para lê-los, a leitora pode baixá-los ou imprimi-los. Para saber mais sobre a EVOC, acesse http://www.oconsolador.com.br/editora/saiba_mais.htm

 

De: Adelpho Barros (Rio de Janeiro, RJ)
Quarta-feira, 7 de maio de 2014 às 12:44:22
Diante de terríveis sofrimentos pelos quais milhões de crianças inocentes estão diária e sistematicamente passando, atribuir ao simples resgate de vidas passadas não seria uma doutrina cruel?
Adelpho
 

Resposta do Editor: 

A pergunta formulada pelo leitor é o tema da seção O Espiritismo responde desta mesma edição. Eis o link que remete ao texto publicado - http://www.oconsolador.com.br/ano8/363/oespiritismoresponde.html

 

De: Lia Souza (Maringá, PR)
Quinta-feira, 8 de maio de 2014 às 09:35:51
Gostaria de ver publicado estudo sobre cremação do corpo humano, e os efeitos causados no corpo espiritual.
Desde já, meus agradecimentos.
Lia
 

Resposta do Editor: 

Sobre o tema cremação já publicamos em nossa revista vários textos, cuja leitura sugerimos à leitora. Eis quatro deles que nos dão uma boa ideia do que os espíritas entendem sobre cremação:

Editorial - A cremação é legítima, desde que o falecido a queira
http://www.oconsolador.com.br/ano5/253/editorial.html

O Espiritismo responde:
http://www.oconsolador.com.br/ano7/332/oespiritismoresponde.html

O problema da cremação (Irmão X):
http://www.oconsolador.com.br/ano6/293/correiomediunico.html

Cremação: o que você acha? (Vladimir Polízio):
http://www.oconsolador.com.br/11/vladimir_polizio.html

 

De: João Luiz Pompeia Sanches (Bilac, SP)
Quinta-feira, 8 de maio de 2014 às 16:24:28
Abraços ao Astolfo e a todos do grupo de estudo.
João Luiz

 

De: Fernando Rosemberg Patrocinio (Uberaba, MG)
Sábado, 10 de maio de 2014 às 17:49:56
Assunto: Edição 362 – Editorial
Excelente editorial da revista desta semana, n. 362, de 11/05, intitulado: "Por que estudar André Luiz?".
Cordiais saudações a todos,
Rosemberg

 

De: Léo Martins (Cidreira, RS)
Quarta-feira, 7 de maio de 2014 às 11:15:17
Sabe-se que familiares mantêm seus pensamentos envolvidos por tristezas, em razão de lembrarem de ente já falecido. Como fica a situação no caso do falecido já ter reencarnado? Como encarnado, tem alguma reação ao ser lembrado de forma triste e pesarosa?
Léo
 

Resposta do Editor: 

A hipótese mencionada é possível, mas é raríssima. Quando um Espírito retorna a uma nova existência, muito tempo já se passou e as pessoas diretamente ligadas a ele provavelmente já se encontram no plano espiritual. Quanto aos efeitos do pensamento negativo, é evidente que eles alcançam não apenas os desencarnados, o que nos leva a entender que nossa atitude com relação aos familiares, estejam desencarnados ou não, deve ser sempre de paz, de alegria, de vibração positiva, de oração em benefício deles, ainda que não exista simpatia entre nós e eles. Orar até pelos que nos perseguem e caluniam, conforme propôs Jesus, é o que deveríamos fazer, embora nem sempre o façamos.

 

De: Fernando Rosemberg Patrocinio (Uberaba, MG)
Domingo, 11 de maio de 2014 às 04:49:08
Assunto: Edição 362 - O Espiritismo Responde
Mui instrutiva resposta.
Ainda assim, questiono ao preclaro instrutor como o mesmo vê a resposta ao item 540 de "O Livro dos Espíritos" (IDE): "é assim que tudo serve, tudo se coordena na natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo que, ele mesmo, começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia da qual vosso espírito limitado não pode ainda entender o conjunto".
Rosemberg
 

Resposta do Editor: 

Ao redigir o texto constante da seção O Espiritismo responde da edição 362 - http://www.oconsolador.com.br/ano8/362/oespiritismoresponde.html - apoiamo-nos naquilo em que existe consenso entre os autores espíritas que trataram do assunto, consenso esse que não se verifica no tocante à participação do reino mineral no processo evolutivo do princípio espiritual.

Há quem entenda que a resposta dada à questão 540 d´O Livro dos Espíritos sugere a participação do reino mineral nesse processo. Aliamo-nos ao grupo dos que não pensam assim, embora entendamos que não se trata de uma questão fechada, como mostram os artigos seguintes, publicados em nossa revista:

A alma dorme no mineral? (Paulo Neto):
http://www.oconsolador.com.br/ano5/233/especial.html

A evolução do Espírito no reino mineral (Alessandro Viana Vieira de Paula):
http://www.oconsolador.com.br/ano5/236/alessandro_vieira.html

 

De: Noé Ferreira Lopes (Natal, RN)
Domingo, 11 de maio de 2014 às 11:24:25
Gostaria de comprar as palestras de Divaldo, em cd ou pendrive. Favor me conseguir e orçamentar.
Noé
 

Resposta do Editor: 

Esta revista não comercializa livros, revistas, CDs ou DVDs. A aquisição de livros ou palestras de Divaldo Franco pode ser feita por intermédio do site da Mansão do Caminho. Eis o link: http://www.mansaodocaminho.com.br/

 

De: Marilene S. Saenz (Westport, Connecticut, Estados Unidos)
Domingo, 11 de maio de 2014 às 22:02:21
Assunto: Edição 362 - Editorial
Dear, “Por que estudar André Luiz?” – it is a very good question... porque a filosofia intencionalmente brilhante de André Luiz é estupenda de ensinamentos. Esse Espírito é-me de muita validade quanto aos ensinamentos que transmite sobre a vida, sobre Deus... Só o livro EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS li cinco vezes e, cada vez que releio, inspira-me a poética, abre os horizontes da mente, esclarece o raciocínio e orienta a compreensão quanto aos tubos de ensaio do Laboratório Mental! Para mim esse Livro é a Obra mais bem escrita e inteligente que o nosso Espírito recebeu de presente. Obviamente que há muitas outras, mas EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS é a bênção de que necessitávamos para diagnosticar os caminhos do processo progressivo da Vida.
Peço desculpas pela minha exagerada promoção expressiva, mas o faço para ressaltar aqui as obras desse grande autor desencarnado pelo seu trabalho de dedicação caritativa! Thanks, André Luiz, como às Entidades responsáveis pela educação de nosso maravilhoso Planeta e ao Sr. Editor desta adorável Revista O Consolador.
Sinceramente,
Marilene

 

Voltar à página anterior


O Consolador
 Revista Semanal de Divulgação Espírita